ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: Governo entrega doses de sêmen para melhoramento genético

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou, nesta segunda-feira (17/07), em Cachoeiro de Itapemirim, mais 2.604 doses de sêmen para melhorar o potencial genético do rebanho bovino leiteiro do Espírito Santo. O investimento é de R$ 300 mil.

A entrega atendeu 54 pecuaristas, com sêmen das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. O objetivo do programa é melhorar geneticamente o rebanho leiteiro capixaba, por meio da biotecnologia de reprodução, que é a inseminação artificial. Com isso, a meta é aumentar a produtividade da pecuária no Espírito Santo.

"Ter programas como esse é importante para retomar o índice de produtividade da pecuária, que é a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais do Espírito Santo, gerando renda frequente e diversificando a cultura. A inseminação é fundamental nesse sentido, pois evolui o nível tecnológico com o rebanho, aumentando também a produtividade", destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Esta é a segunda entrega do projeto. Na primeira, em dezembro de 2022, foram 2.175 doses de sêmen de touros leiteiros. Ao todo, já foram atendidos 104 pecuaristas dos municípios de Alfredo Chaves, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, João Neiva, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Ponto Belo, Serra e Vila Pavão.

A seleção dos pecuaristas é realizada observando requisitos básicos de estruturação da propriedade, sanidade e alimentação dos animais. As propriedades também precisam estar aptas para utilizar a biotecnologia reprodutiva.

Para participar do projeto, o pecuarista precisa procurar um escritório do Incaper. O órgão, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), capacita pecuaristas e trabalhadores rurais com curso de inseminação artificial, além do aprimorando para que o uso dessa biotecnologia seja difundido no Estado.

Nos últimos anos, já foram capacitadas mais de duas mil pessoas nos cursos realizados nas fazendas Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, e Experimental de Linhares.

As informações são da Seag-ES, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures