ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa promove cursos e dias de campo em Palmas/TO; leite em pauta

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/08/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1

Produção de leite, consórcio entre açaí e banana, produção de carne e hortaliças: assuntos variados sobre os quais a Embrapa está organizando dias de campo e cursos neste mês de agosto. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no portal da Embrapa Pesca e Aquicultura até a véspera de cada evento.

No dia 22, próxima quinta-feira, acontecem os dois dias de campo. Ambos na parte da manhã e na Unidade de Aprendizagem Tecnológica (UAT) da Embrapa no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), cujo acesso se dá pelo km 23 da TO 050, entre a capital tocantinense e Porto Nacional.

O dia de campo sobre produção intensiva de leite a pasto vai das 9h às 12h e nele estão programadas três palestras: planejamento e preparo de área de pasto intensivo na propriedade leiteira; adubação, subdivisão e irrigação de pastagem para pecuária leiteira; e manejos do pastejo rotacionado e do rebanho leiteiro. Quem está à frente das discussões é Cláudio Barbosa, zootecnista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Mais informações podem ser obtidas neste link.

O outro dia de campo é sobre consórcio entre açaí e banana. O agrônomo Raimundo Rocha, também da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar de três assuntos: importância do consórcio para a eficiência produtiva da cultura do açaí na agricultura familiar; preparo de área, espaçamentos das culturas consorciadas e plantio; e manejo das culturas consorciadas ao longo do ciclo produtivo. O evento vai das 8h às 12h; para mais informações, acesse aqui.

Cursos – Já no dia 23, sexta-feira, acontece curso sobre produção intensiva de carne a pasto. A parte teórica será no auditório da Embrapa (que fica no prolongamento da Avenida NS 10, cruzamento com a Avenida LO 18, sentido Norte, loteamento Água Fria) e contará com cinco temas: conceitos relevantes sobre produção de bovinos a pasto; correção de solo e adubação de pastagens para altas produtividades; manejo do pastejo em sistemas intensivos; suplementação alimentar de bovinos em pastagens adubadas; e resultados técnicos e econômicos de sistemas intensivos no Tocantins.

Para a tarde, estão programadas atividades práticas na UAT da Embrapa na Agrotins. O responsável por todas as atividades (tanto as apresentações, como a prática no campo) é Pedro Alcântara, que também é zootecnista e trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Acesse mais informações aqui.

O outro curso que a Embrapa está oferecendo em agosto em Palmas está marcado para o dia 29, quinta-feira da próxima semana, e vai tratar de produção de hortaliças em ambiente protegido. Ildon Rodrigues do Nascimento, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), vai abordar na parte da manhã – entre 8h e 12h – os seguintes temas: conceitos e histórico do uso do cultivo protegido; modalidades de cultivo protegido de hortaliças em uso no Brasil; manejo do solo e do ambiente no cultivo de hortaliças em ambiente protegido; e novas tendências do cultivo protegido de hortaliças no Brasil e suas aplicabilidades para as condições edafoclimáticas do Tocantins.

A parte teórica está marcada para a Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré (que fica na Quadra 1.306 Sul, Alameda 01, APM 37/40). E a prática será na Horta Comunitária da Quadra 1.106 Sul. Na Embrapa, o contato para esse curso é Raimundo Rocha. Para mais informações, clique aqui.

Os quatro eventos fazem parte da programação do Agosto Verde, programa da Prefeitura Municipal de Palmas que a cada ano divulga tecnologias sustentáveis voltadas para o meio rural. Em 2019, o tema do programa é “As boas práticas na produção agropecuária”.

Serviço:

O que: dias de campo e cursos sobre variados temas
Quando: dias 22, 23 e 29 de agosto
Onde: locais diversos
Mais informações: portal da Embrapa Pesca e Aquicultura/seção “Eventos”

As informações são da Embrapa Pesca e Aquicultura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures