ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Craigs Station Creamery: por que grandes corporações passaram a olhar para o mercado de nicho?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/08/2018

4 MIN DE LEITURA

0
3

Em 2016, a dinamarquesa Arla Foods e a Dairy Farmers of America (DFA) formalizaram uma joint venture que abrangeu a construção de uma fábrica de laticínios focada principalmente na produção de queijo cheddar premium. A unidade – chamada Craigs Station Creamery - foi construída no oeste de Nova York. Segundo a Arla, a decisão de entrar no negócio de queijo cheddar foi impulsionada pelos hábitos de compra dos americanos e o apetite crescente dos consumidores pelo produto.

Vale destacar quem de acordo com pesquisas de consumo, os Estados Unidos se classificam como o maior mercado de queijos do mundo e o cheddar representa aproximadamente um terço de todos os queijos comprados pelos consumidores do país.

Para contar ao vivo como se procedeu toda a organização da Craigs Station Creamery e o seu modelo de negócio, a organização do Dairy Vision 2018 convidou Jay Waldvogel, Vice-Presidente Sênior de Estratégias da DFA, para ser um dos palestrantes do evento, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.

Um pouco de história

Em 2014, a DFA, juntamente com oito investidores de famílias de fazendas leiteiras, construiu a Estação Craigs com o objetivo de produzir laticínios (principalmente leite e creme de leite) de qualidade usando leite ‘o mais fresco possível’ e de origem local disponível.

Famílias investidoras da Craigs Station Creamery

Com a joint venture – que teve um investimento total de US$ 58 milhões – e a construção de uma segunda unidade na Estação Craigs, o principal objetivo da Arla foi expandir seu portfólio de marcas no mercado dos EUA e permitiu que a DFA introduzisse uma nova linha de queijos com a marca Craigs Station. A composição acionária é distribuída da seguinte forma: 70% pela DFA, 20% pela Arla Foods e 10% pelos oito produtores que fornecem o leite, um formato pouco usual, já que normalmente produtores e indústrias (ainda que, neste caso, cooperativas), raramente são sócios em um negócio. A Arla possui uma fábrica em Wisconsin e três no Canadá, mas que não estavam equipadas para fabricar o cheddar.

Craigs Station Creamery

Na época, após o acordo definido entre as empresas, um comunicado foi divulgado demonstrando a satisfação das marcas por estarem juntas nessa parceria. “A Arla e a DFA compartilham a mesma paixão por fornecer produtos da mais alta qualidade aos seus consumidores. Por isso, buscamos trabalhar com a máxima transparência, sustentabilidade e cuidados com os animais”.

As oito famílias produtoras de leite da Craigs Station Creamery

As fazendas que fornecem leite para a Craigs Station Creamery estão todas localizadas nos condados de Livingston e Wyoming, em Nova York. São elas: a Lawnell Farms, a Coyne Farms, a McCormick Farms, a Baker Brook Dairy, a Southview Farm, a Synergy Farm, a Noblehurst Farms e a Mulligan Farm.

Ao longo de anos, as famílias rurais que pertencem à Craigs passaram a praticar a conservação dos recursos naturais para garantir que as suas operações permanecessem viáveis para as gerações futuras. Sempre focaram em ações como a reciclagem de água, resíduos e investiram em fontes de energia sustentáveis. As propriedades leiteiras são vanguardistas na incorporação das mais recentes tecnologias e práticas sustentáveis de conservação em suas operações.

A fim de manter o alto nível de qualidade da fábrica, rotineiramente, auditorias são realizadas, o que - segundo a equipe - contribuem para a identificação de oportunidades para tornar os processos mais eficientes. Atualmente, a eficiência energética, que inclui a busca por procedimentos que usem menos energia, estão na pauta principal do negócio, visto o impacto para o meio ambiente.

Mas por que duas corporações mundiais se uniram a produtores de leite nesse projeto inovador, que mescla tradição, inovação e sustentabilidade?

Não é novidade que os consumidores – especialmente os da geração millenium – têm como hábito a leitura detalhada do rótulo dos alimentos e das bebidas que adquirem. Esse movimento é um demonstrativo da busca pela autenticidade e história. É por isso que vemos no mundo – inclusive no Brasil – marcas se mobilizando para comercializar produtos de nicho e que tenham a origem conhecida.

A Craigs Station Creamery é um exemplo disso visto que, por meio de cadeias de fornecimento mais curtas e uma narrativa atrativa, buscam manter uma relação de confiança com seu público e as suas reais necessidades. É por isso que o cerne do negócio combina personalização e rastreabilidade máxima, não esquecendo do compromisso intrínseco com a sustentabilidade.

A fim de também abordar todos esses tópicos de extrema importância para o setor lácteo, Jay Waldvogel comporá a grade de palestrantes do Dairy Vision 2018, como dito anteriormente. Ele também foi um dos responsáveis por liderar o processo de planejamento estratégico da DFA e tem mais de 25 anos de experiência na indústria mundial de laticínios, atuando anteriormente na Friesland Campina e na Fonterra. Ele ocupou cargos sêniores em finanças, operações, marketing, estratégias, fusões e aquisições, vendas e administração geral. Hoje, ele atua em vários grupos de liderança de indústria e conselhos de empresas, inclusive como vice-presidente da Global Dairy Platform (GDT).

Chegando em sua 4ª edição, o Dairy Vision contribuirá (e muito!) com o setor por meio de vários insights apresentados sobre as tendências na área de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Assim, é fundamental que o Dairy Vision 2018 esteja na sua agenda! Ele mostrará oportunidades e clareará ao público os principais desafios de todas essas mudanças, principalmente para o setor lácteo. Então, nos vemos em breve! Até novembro!

O evento é uma iniciativa da AgriPoint e da Zenith Global e tem como:

  • patrocinadores GOLD: CHR Hansen, Polyone (Colormatrix) e SealedAir;
  • expositores: Ecolean, DuPont, Duas Rodas e RMB Paque;
  • table top: Noluma, NovoZymes e Paque.  
  • apoio institucional: Fepale;
  • apoio de mídia: Revista Indústria de Laticínios, Revista + Leite e The Dairy News.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures