ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: CPI do Leite busca "preço em que o produtor possa sobreviver do leite"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis infrações de ordem econômica na cadeia produtiva do leite e seus derivados em Mato Grosso ouviu, nesta quarta-feira (25), o superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, o presidente da Associação dos Produtores de Leite do Estado de Mato Grosso (Aproleite-MT), Dolor Vilela de Figueiredo Neto e o representante Laticínio Cajes, Carlos Eterno de Jesus.

De acordo com o presidente da CPI, deputado Gilberto Cattani (PL), a comissão está buscando ouvir todos os setores da cadeia leiteira para identificar formas de o produtor de leite, em especial o pequeno, possa ter uma remuneração maior do que seu custo.

“Estamos buscando o entendimento entre a indústria e o produtor para que possamos chegar a um determinador comum, que é um preço em que o produtor possa sobreviver do leite. Hoje ouvimos a Cajes que é a indústria, tivemos o Imea que está fazendo o estudo para criação do índice do Leite Cru e Aproleite, que é uma associação de Produtores. Estamos ouvindo todos os setores para chegarmos ao grande sonho que é de chegar a um preço justo para o produtor”, explicou o parlamentar.

Em suas oitivas, os representantes do Imea, da Aproleite e do Laticínio Cajes trouxeram números do período difícil da produção de leite nos últimos anos e elogiaram medidas já apresentadas na Assembleia Legislativa, como o projeto de lei nº 80/2022, de autoria do próprio deputado Gilberto Cattani, que torna obrigatória a inclusão do leite no cardápio da alimentação escolar da rede estadual de educação do estado.

“Estamos vindo de duas secas prolongadas e com a alta nos insumos, é difícil para o produtor fazer frente para tudo isso. O deputado está ajudando com projetos de lei para incluir o leite na merenda escolar e isso com certeza ajuda muito, disse o presidente do Imea, Dolor Vilela Figueiredo Neto.

A CPI terá na próxima segunda-feira (30) uma nova reunião externa, desta vez no município de Terra Nova do Norte, às 14h, na Câmara Municipal.

Temos seis reuniões externas. A primeira foi em Campinápolis, à segunda é no próximo dia 30, em Terra Nova do Norte. Estamos indo de encontro ao produtor. Essas reuniões servem para que o produtor que não está aqui na baixada cuiabana possa participar”, concluiu Cattani.

As informações são da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.

Foto: Helder Faria | Reprodução.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures