ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cauda quebrada em vacas leiteiras: como evitar?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2023

4 MIN DE LEITURA

0
2

Caudas quebradas de vacas leiteiras normalmente não envolvem fraturas nas vértebras; no entanto, causam dor e sofrimento substanciais no animal, o que deve ser evitado a todo custo.

Manejo de baixo estresse durante as práticas de rotina é essencial para o bem-estar das vacas leiteiras.

A manipulação da cauda, incluindo levantar e torcer, é um dos métodos de manejo comuns usados para estimular o movimento do gado para a frente ou para fazer com que as vacas leiteiras fiquem paradas, dependendo das circunstâncias. No entanto, a torção imprópria com força excessiva resulta em deslocamento das articulações intervertebrais, rupturas da fáscia caudal, danos às conexões intervertebrais, desvio da cauda e inchaço subsequente.
 

Estrutura da cauda do gado leiteiro

A cauda do gado leiteiro é uma extensão da coluna vertebral, formada por vértebras caudais separadas por discos de cartilagem, com uma série de vasos sanguíneos e nervos correndo por baixo das vértebras. Existem cerca de 18 a 20 vértebras na cauda de uma vaca. As vacas têm cerca de 207 ossos em seu corpo, então sua cauda representa quase 10% desses ossos.

Uma forte fáscia caudal envolve os músculos ao redor das vértebras caudais. A fáscia caudal compreende duas camadas, uma camada superficial fina ligada à pele e uma camada profunda mais espessa conectada às vértebras caudais.
 

O que causa caudas quebradas?

Sabe-se que o manejo incorreto por pessoas impacientes é a principal causa de caudas quebradas; no entanto, o projeto da instalação, incluindo raspadores automáticos de esterco instalados incorretamente, também pode contribuir para quebras de cauda em fazendas leiteiras.

A magnitude da força necessária para quebrar uma cauda é de pelo menos 9,8 newton-metro e o torque máximo necessário para quebrar uma cauda é de 20 newton-metro; portanto, é implausível que força suficiente para quebrar a cauda seja aplicada acidentalmente por um manipulador quando técnicas de manejo adequadas são usadas.

Portanto, a presença de caudas quebradas indica lesões causadas por pessoas durante o manejo e pode ser um ato abusivo. A prevalência de caudas quebradas varia de 0-50%; no entanto, o limite para caudas quebradas deve ser inferior a 1%.
 

Impactos de bem-estar de uma cauda quebrada

Caudas quebradas são exibidas de várias maneiras: nenhum ou pequeno desvio em uma cauda onde há inchaço ao redor da articulação afetada que pode não ser imediatamente visível. Nesse caso, o inchaço pode desaparecer completamente ou causar um pequeno inchaço crônico firme. Em caso de desvio óbvio da cauda no momento da 'quebra', um inchaço firme se desenvolverá ao redor da área afetada.

Múltiplas quebras com desvio são causadas por uma lesão grave ou lesões múltiplas. Em casos graves, as fraturas são acompanhadas de protrusão óssea na pele e dor aguda.

O impacto no bem-estar de uma cauda quebrada é devido ao impacto direto da lesão, sensibilidade à dor, maior probabilidade de a cauda da vaca ser danificada novamente devido à fraqueza causada pela lesão inicial e função reduzida da cauda desviada quebrada em relação ao controle de moscas e sinalização.
 

Como diminuir o risco de caudas quebradas?

Existem várias estratégias alternativas para minimizar o risco de caudas quebradas:

  • Um ou dois manipuladores podem empurrar a garupa da vaca com as costas ou o ombro para incentivá-la a avançar;
     
  • Mudar o ambiente, minimizar sons altos, sombras e saídas bloqueadas para evitar assustar a vaca, usar farinha ou melaço para atrair a vaca e criar uma experiência positiva;
     
  • Trazer outros animais estabelecidos para criar uma sensação de segurança são métodos úteis para diminuir a incidência de caudas quebradas.
     
  • A contenção adequada da vaca torna o manejo do gado seguro e fácil;
     
  • O uso adequado das barras de proteção evita chutes e amarrar a perna da vaca para baixo ao invés de para cima é mais natural para a vaca e pode reduzir o estresse durante a contenção;
     
  • Manusear novilhas antes do parto e apresentá-las ao galpão diminui o estresse, aumenta a descida do leite e cria um ambiente de trabalho mais seguro;
     
  • Recomenda-se manusear as caudas como último recurso na amplitude de movimento natural que não cause dor ou dano à vaca;
     
  • É importante considerar segurar a cauda na base para levantá-la e evitar levantá-la acima da altura da coluna, agarrar, dobrar ou torcer a cauda;
     
  • No caso de uma cauda danificada, separe o animal e chame seu veterinário, registre a lesão, discuta os cuidados posteriores e o alívio da dor com o veterinário e a causa para evitar danos a outras caudas.

Uma cauda quebrada é um indicador de bem-estar ruim com prevalência de até 50% em fazendas leiteiras. No entanto, a maioria dos programas de bem-estar na fazenda não inclui caudas quebradas como uma medida de avaliação.

O manejo incorreto por pessoas impacientes é a principal causa de caudas quebradas, portanto, o uso de estratégias alternativas minimiza o risco de caudas quebradas.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures