ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China mostra menos confiança em produtos lácteos estrangeiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Cerca de 53,7% dos chineses entrevistados disseram que sua confiança nos produtos lácteos estrangeiros foi afetada pelo surto de botulismo da Fonterra, embora outros se mantenham cautelosos em relação aos produtos domésticos, segundo uma pesquisa realizada na terça-feira pelo Jornal da Juventude da China.

De acordo com a pesquisa, da qual participaram 6.354 pessoas, 58,2% dos pesquisados acreditam que os chineses confiam cegamente na qualidade dos produtos lácteos estrangeiros apesar de uma série de problemas de qualidade surgidos nos últimos anos.

Descobriu-se a presença de neurotoxina que pode provocar botulismo nos produtos lácteos importados da gigante de lácteos neozelandesa Fonterra. Embora nenhum bebê chinês tenha adoecido depois de consumir os produtos contaminados, o escândalo afetou a reputação da empresa entre os chineses.

Aproximadamente 55% dos entrevistados assinalaram que não comprarão os produtos de leite em pó das marcas relacionadas com a contaminação, revela a pesquisa.

No entanto, 43,9% dos pesquisados continuam tendo mais confiança nos produtos estrangeiros do que nos domésticos, enquanto apenas 10% preferem as marcas domésticas.

A confiança dos chineses nas empresas domésticas do país foi destruída em 2008, quando o leite em pó contaminado com melamina provocou a morte de seis bebês e prejudicou severamente a saúde de outros milhares. Depois disso, os produtos chineses lácteos são frequentemente acusados de serem de má qualidade e não seguros.

No entanto, na opinião dos especialistas, o estereótipo é infundado, já que a qualidade dos produtos nacionais melhorou enormemente nos últimos anos.

De acordo com o professor Zhang Lixiang, vice-diretor da Escola do Desenvolvimento Agrícola e Rural subordinada à Universidade Renmin, embora os produtos domésticos necessitem melhorar o desenvolvimento e a pesquisa de microelementos nas fórmulas, não existe diferença na qualidade.

O governo chinês regulamentou de maneira estrita a produção dos produtos de leite em pó infantil depois do escândalo ocorrido em 2008. Além disso, os produtos nacionais têm a vantagem de serem frescos, já que não é necessário importá-los como os produtos estrangeiros, acrescentou o professor chinês.

Sun Shuxia, especialista em nutrição da Associação da Saúde Pública da China, concordou com Zhang, acrescentando que o público deve reconhecer as melhoras dos produtos domésticos. Segundo Sun, os produtores nacionais devem publicar informações sobre suas fontes lácteas, processo de produção e resultados dos testes, assim como introduzir um sistema de supervisão pública para restaurar a confiança das pessoas através da intensificação da comunicação.

As informações são da Agência Xinhua, veiculadas pela CRI Online e adaptadas pela equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures