ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Chile: Câmara aprovou projeto para solucionar problema leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Câmara de Deputados do Chile aprovou nesta semana, por 86 votos a favor, um contra e uma abstenção, o projeto patrocinado pelos deputados Gastón Von Mühlenbock, Javier Hernández com a adesão de outros parlamentares, que determina medidas que tendem a solucionar em definitivo o problema que afeta o setor leiteiro do país.

A Comissão de Agricultura se encarregou de realizar um diagnóstico da problemática do leite no Chile, cujas conclusões informam que a agricultura em geral e, em especial, a produção leiteira nacional, atravessa há alguns anos uma crise crescente que tende a se tornar mais aguda. Por esta razão, é necessário adotar medidas urgentes para proporcionar aos produtores os instrumentos e mecanismos necessários para impedir sua deterioração e procurar elaborar normativas que incentivem seu desenvolvimento e melhorem a comercialização de seus produtos.

Neste sentido, o governo do Chile deve assumir seu papel com o objetivo de compatibilizar o impacto dos novos fenômenos da economia mundial e da economia interna, com as exigências de novas modalidades e normativas que assim o assegurem.

Segundo informado, o Chile representa uma economia aberta às importações de lácteos com baixas tarifas, o que torna vulnerável seu mercado interno e causa distorções nos preços. Por outro lado, as empresas multinacionais, diante das baixas tarifas, aproveitam para comprar no exterior, fixando definitivamente os preços internos baseado nisso.

Além disso, o diagnóstico feito indica que a indústria leiteira do Chile exerce uma prática que deprecia e prescinde o interesse regional e produtivo, comprando no exterior e vendendo no mercado interno a baixo preço. A indústria também estabelece pautas de preços mínimos, às quais o produtor deve se submeter. A isto se agregam as condições dos supermercados, que adotam sistemas de aquisição e vendas sem qualquer consideração para com os produtores nacionais.

O deputado Von Múhlenbrock disse que estes problemas que afetam o setor leiteiro têm levado a Comissão a adotar, entre outras coisas, as seguintes posições:

* Contar com uma política nacional, de longo prazo, que previna a indústria nacional das distorções externas e impulsione o desenvolvimento da produção leiteira nacional;

* Estabelecer uma tarifa específica, que impeça a entrada de produtos lácteos com preços abaixo do mínimo de competição;

* Solicitar a pronta liberação do projeto de lei que cria o Tribunal de Defesa da Livre Competição, que atualmente se tramita no Senado da República;

* Aumentar as compras institucionais de leite dos Serviços de Saúde, da Junta Nacional de Auxílio Escolar, das Forças Armadas, Carabineiros e Investigações, a fim de aliviar as necessidades nutricionais da população de menor renda e priorizar o consumo da produção láctea nacional, através de campanhas como a Promolac;

* Solicitar a criação de um mecanismo por parte do Estado que permita que os agentes econômicos dêem cumprimento à normativa ambiental exigida como conseqüência dos acordos internacionais firmados, especialmente com a União Européia e com os Estados Unidos;

* Revisar a continuidade do Chile no acordo com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que permite a entrada de produtos lácteos dos países membros do grupo com preços abaixo dos custos de produção, que se acentua pela crise econômica que estes países atravessam.

Fonte: Austral Valdivia, publicado em Fedeleche.cl, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures