ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Câmara adia votação de Medida Provisória que anistiaria desmatadores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Câmara dos Deputados adiou para quarta-feira (29) a discussão sobre a Medida Provisória 867, que estende prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A medida enfrentou forte obstrução de partidos de oposição no Plenário depois de ganhar uma série de "jabutis", na comissão mista, que buscam alterar o Código Florestal. Por conta desta estratégia, a votação acabou se prolongando e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), resolveu encerrar os trabalhos.

Antes do fim da sessão na noite desta última terça-feira (28), o Plenário já havia aprovado a admissibilidade do parecer do deputado Sérgio Souza (PP-PR), que era o relator na comissão mista e foi o responsável por incluir algumas das modificações no texto. Na avaliação de deputados ligados à causa ambiental, essas alterações permitem uma espécie de "anistia aos desmatadores".

A votação deve ser retomada hoje (29), quando os deputados vão se debruçar sobre o texto-base da proposta. A oposição deve voltar a fazer obstrução à MP, enquanto que os ruralistas têm rejeitado qualquer tipo de acordo.

O texto original da MP editada pelo Executivo propunha apenas um artigo, que estendia para 31 de dezembro deste ano o prazo final para a adesão ao PRA. A polêmica começou quando o parecer de Souza, que é vice-presidente da bancada ruralista, incluiu pontos de flexibilização quanto às regras para a recomposição de vegetação. O relatório do deputado causou grande reação negativa do Ministério Público e de oito ex-ministros do Meio Ambiente. Eles apontaram “ataques ao Código Florestal”.

Um dos pontos que gera controvérsia é um artigo que prevê novos marcos temporais para cada tipo de bioma (Cerrado, Amazônia, Pantanal) no que se refere aos desmatamentos legais, cujo objetivo seria dispensar o produtor de recompor vegetação. Autor de um voto em separado, o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) defendeu que este artigo visa “instituir o que seria a maior anistia a crimes ambientais da história da legislação ambiental brasileira”.

Segundo Agostinho, outro ponto importante é um artigo que impede a aplicação da Lei da Mata Atlântica, considerada por um "esteio fundamental do regramento ambiental nacional". Também neste caso, escreve o deputado do PSB, o objetivo da bancada ruralista seria “ampliar a anistia já consagrada na lei florestal de 2012”.

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) também chegou a divulgar um comunicado no qual argumenta que as modificações feitas nos artigos 29, 59 e 68 do Código Florestal são inconstitucionais e promete processos na Justiça contra o relatório de Souza, caso ele se torne lei.

Na parte que se refere ao PRA, o relatório de Souza estabelece que quem não inseriu os dados de sua propriedade no CAR terá até 31 de dezembro de 2020 para fazê-lo. Além disso, depois que for notificado pelo órgão ambiental no caso de ter passivo ambiental, o produtor terá mais um ano podendo ser prorrogado por mais um para aderir ao PRA, o que poderá extrapolar o prazo inicialmente proposto pelo Executivo. Desde a última versão do Código Florestal, que vigora desde 2012 no país, o CAR já foi prorrogado diversas vezes. O produtor que não tiver CAR ficará sem poder tomar crédito rural com juros controlados pelo governo (Plano Safra).

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures