ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasileiros em fazendas nos EUA: uma nova tendência

POR RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2010

4 MIN DE LEITURA

40
0
Thomas L. Friedman, em "O Mundo é Plano" - que trata sobre o processo de globalização e história do século XXI-, descreve como ninguém como o mundo se achatou, como a distância entre países e pessoas se encurtou, e como a força dinâmica vigente desse novo mundo globalizado é a capacidade dos indivíduos de colaborarem e concorrerem no âmbito mundial. O fenômeno descrito nesse artigo compartilha com a opinião de Friedman e explica como o atual cenário tem contribuído para que brasileiros e outros estrangeiros ocupem cargos de gerência em fazendas leiteiras nos Estados Unidos.

Segundo pesquisa realizada em 2009 pela Federação Nacional dos Produtores de Leite (National Milk Producers Federation), do total de trabalhadores em fazendas de leite nos Estados Unidos, 41% (57 mil trabalhadores) eram estrangeiros. Para José Eduardo P. dos Santos, professor da Universidade da Florida, o número é ainda maior: "a grande maioria da mão-de-obra em fazendas de leite é composta de imigrantes. Acredito que eles respondam por 60 a 80% de toda a mão-de-obra hoje nas fazendas de produção de leite nos Estados Unidos". Pedro Caramona, diretor de projetos da Alltech - empresa de nutrição e bem estar animal -, aumenta ainda mais essa proporção de acordo com a região. Segundo ele, "na Califórnia e na região Sudeste dos Estados Unidos, praticamente 100% dos empregados em fazendas de leite são de origem hispânica".

Caramona também afirmou que atualmente tem-se observado a participação de estrangeiros em cargos hierárquicos de maior responsabilidade, como gerentes de fazendas, principalmente pela habilidade de comunicação e compreensão e vivência dos aspectos culturais de seus companheiros de trabalho. Gregorio Billikopf, especialista em trabalho na agricultura e pesquisador na Universidade da Califórnia, é também adepto da opinião de que a "língua" é um dos principais fatores que levam estrangeiros a ocupar melhores cargos. Gregorio acredita que a oportunidade de brasileiros de ocuparem cargo de gerência se dá pela facilidade e similaridade com o espanhol, além do fato de os brasileiros serem mais instruídos - possuírem maior grau de escolaridade que a média dos outros estrangeiros.

A vida de trabalhadores na cadeia do leite, porém, não é só de maravilhas. Segundo Caramona, "trabalhadores estrangeiros enxergam a oportunidade de emprego em fazendas como um trabalho intermediário, até que recebam uma melhor oferta de salário e um emprego que demande menos. Isso tem causado uma rotatividade elevada em fazendas e perda de qualidade de mão-de-obra". Cristiano Poncio, zootecnista brasileiro que trabalha como gerente na Green Hall Dairy, na Flórida, enxerga nessa rotatividade a oportunidade de mostrar interesse e "agressividade", e ocupar dessa forma cargos mais elevados.

Cristiano, que foi para os Estados Unidos em 2001 por um programa de estágio da Universidade da Florida, conta que a oportunidade de trabalhar como gerente nasceu justamente de seu interesse: "visitava algumas fazenda nos arredores da minha casa, até que conheci essa fazenda com pastejo rotacionado e achei interessante ver uma fazenda a pasto com larga escala de produção e tão poucos funcionários. Depois de visitá-la várias vezes nos meus dias de descanso, o dono ficou impressionado pelo meu interesse e entusiasmo pelo sistema, e ai surgiu essa oportunidade de emprego".


Fotos enviadas por Cristiano

Quando começou a trabalhar como gerente em abril de 2004, o grupo tinha uma única fazenda, que possuía 600 vacas em lactação. Atualmente esse número subiu para 3 fazendas e a quantidade de animais em lactação para 1.500. Para 2011, Cristiano planeja se tornar sócio de seu patrão em uma próxima fazenda com excedentes de novilhas dessas três fazendas. Al e Desirée Greehner estiveram no Interleite 2009, onde apresentaram o sistema de trabalho e os números da fazenda. Em meio à pior crise que o setor leiteiro da região verificara em anos, eles conseguiram manter a propriedade no azul e ampliá-la, fruto do sistema de produção.

Outro fator importante a ser citado são as alterações que vem ocorrendo nos últimos anos referentes à política de imigração nos Estados Unidos. "A pressão para que fazendeiros contratem imigrantes em legalidade tem sido cada vez maior, porém, sabemos que a realidade no campo é outra. O governo norte-americano tem dado relativa importância a esse assunto, à medida que os índices de desemprego aumentaram em razão da crise", explica Caramona.

Segundo a Federação Nacional dos Produtores de Leite, estima-se que em um cenário extremo de reforma nas leis de imigração o prejuízo poderia chegar à ordem de US$ 11 bilhões, não exclusivamente ao setor lácteo, mas a toda cadeia que o envolve, como produção de grãos e fertilizantes, serviços veterinários, entre outros, ocupados em maioria também por estrangeiros. "Políticas de imigração ou punitivas parecem beneficiar nativos norte-americanos, mas a sobrevivência do setor lácteo depende inteiramente do acesso à força de trabalho estrangeira", explica um dos conselheiros.

O aumento na participação de força de trabalho estrangeira, a dependência dos mesmos por parte do setor lácteo norte-americano, a habilidade do brasileiro em atuar como "meio-campo" entre funcionários hispânicos e empreendedores norte-americanos aliada ao seu interesse e capacidade, sugerem que haverá cada vez mais brasileiros ocupando o cargo de gerentes em fazendas de leite nos Estados Unidos.

Fica a análise e a frase de um de nossos colaboradores para o artigo para quem deseja um dia ocupar esse cargo: "acredito que estudantes de ciências agrárias ou trabalhadores que tenham esse anseio (trabalhar nos Estados Unidos), demonstrem vontade quando tiver a oportunidade de trabalhar nesse país. Existem diversos programas de estágio que podem proporcionar essa experiência, mas nenhum garantirá seu interesse. Quando se faz o que gosta o sucesso é consequência".

Essa matéria foi feita por sugestão do Prof. Marcos Neves Pereira, da UFLA/MG. A matéria foi inteiramente feita a partir de consultas via internet, seja aos usuários do MilkPoint, seja as entidades e profissionais atuantes nesse segmento, nos Estados Unidos.

RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, e Analista de Mercado do MilkPoint.

40

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANE GREBOGE

CURITIBA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 14/02/2022

Gostaria de saber se tem como trabalhar de veterinario em fazendas leiteiras na Europa...
DANIEL RIBEIRO

EM 08/02/2022

gostaria de saber sobre alguns sites de empregos em fazendas produtoras de leite nos EUA
LUCIELTON ALVES

IPAMERI - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/01/2022

Sou um próprietario no Estadode Goiás de uma pequena fazenda de 6 alqueires produzindo 800 litros e gostaria de uma oportunidade no Estados Unidos . comecei como gerente de fazenda produtora de leite em 2010
ELISEU DA SILVEIRA MACHADO

PARACATU - MINAS GERAIS

EM 31/01/2020

BOM CONHECER ESSE SISTEMA, MAS GOSTARIA DE VIVENCIAR ESTA PRATICA NOS USA!
LOURIVAL MACENA DE SOUTO JUNIOR

EM 02/08/2018

Já trabalhei em fazenda de milho más trabalhar nos Estados unidos é uma boa chance de mudar de vida e
ADELMO PERPETUO MIQUILINO

EM 29/01/2018

tinha uma fazenda em minas...tenho vontade de ir para a merica , mais gostaria de trabalhar em fazendas..pq e uma area que conheço bem..apesar de ser tudo difrente..tenho o visto ..se alquem souber de algum trabalho em fazenda .por favor me falam..desde já eu agradeço..
RENAN REGATIERI CASAGRANDE

EM 22/01/2018

MAST International
https://mast.cfans.umn.edu/
VANESSA REIS

ARAÇATUBA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 04/12/2017

Olá, sou recém formada em Zootecnia, e tenho buscado programas de intercâmbio. Você tem algum programa que indicam e se possível o contato.

Agradeço!

  


DANIEL ROSA DE OLIVEIRA

SÃO MARTINHO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/07/2015

eu daria tudo por uma oportunidade de começar a vida em uma fazendas nos estados unidos. gosto muito da lida do campo e agricultura dos EUA me fascina.
DANILO PRIANDI

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 13/10/2013

Boa noite aos colegas.



Gostaria de parabenizar a todos os colegas tanto pelo texto quanto pelos comentários deixados no tópico.

Acho essas oportunidades de estágio no exterior muito importantes, acredito que temos muito a aprender e acrescentar com outros países.

Eu mesmo estou procurando por programas de estágio no exterior.

Encontrei até agora as seguintes instituições:

https://www.ifaa-usa.org/index.php?lang=pt-BR&view=67



https://www.caep.com.br/caep/



https://www.viamcintercambio.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=67



https://institutocidaderv.com.br/noticia.php?ver=10



Se alguem souber de instituições ou fazendas interessadas podem deixar os contatos também.

Obrigado a todos pela atenção



Att,



Danilo Priandi
MAURO

BOM JESUS DO GALHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/11/2012

TENHO UMA PEQUENA PRPRIEDADE EM ATIVIDADE COM 500 LTS DIARIOS,ESTOU NA AMERICA HA 9 ANOS E TENHO ENTERESSE MUITO GRANDE EM RECEBER UM CONVITE PARA  VISITAR AS FAZENDAS  E APRENDER MAIS SOBRE MANEJO E DUPLICAR A GENETICA.
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 08/06/2010

Obrigado pelo elogio Saulo.

Excelente ideia Cristiano. Espero que tenha tido bastante interessados...
CRISTIANO PONCIO

AIMORÉS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/06/2010

Prezado Rodolfo,

Gostaria de aproveitar a oportunidade da matéria e colocar o anúncio de uma vaga para estágio aqui na fazenda. De setembro a março vão parir 2 mil vacas e será uma ótima oportunidade para quem quer ter experiência com criação de bezerras em sistema coletivo. Tem dia que parem 45 vacas em 24 horas. Tambem é quando plantamos o azevém sobre o tifton e manejamos durante todo o inverno.

Os interessados favor entrar em contato pelo meu e-mail: crisponcio@hotmail.com

Obrigado,

Cristiano
SAULO CARVALHO PINTO

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 27/05/2010

Excelente materia!
Fui trainee em uma fazenda de gado de leite, em Dakota do Sul.
Conheci excelentes pessoas lá e tambem tive a oportunidade de ocupar um cargo de gerencia. Aprendi muito e realmente a experiencia complementou meus estudos aqui no Brasil.

Sucesso...
DANIEL DALGALLO

PORTO UNIÃO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/05/2010

Bom dia Rodolfo,

Excelente artigo. Mais uma demonstração que produção de leite com base em pastagens é o caminho.

Parabéns e sucesso.
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 20/05/2010

Obrigado pelos elogios Gabriel e Daniel.

Gabriel, lhe enviei um e-mail com mais informações sobre a CAEP.

E Daniel, sucesso pra todos nós.
GABRIEL GALDINO DE SOUZA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 19/05/2010

Parabéns pelo artigo, Rodolfo!

Através dele, e dos comentários relacionados, passei a conhecer o programa de intercâmbio da CAEP e fiquei muito interessado!!!

Abraços!
MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 18/05/2010

Ola,
Fiz meu estagio pela IFAA, muito bom o trabalho deles. Contato com Julio Ezawa no site https://www.ifaa-usa.org/
Abraço
LUCIO ANTONIO OLIVEIRA CUNHA

AIMORÉS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/05/2010

Parabens Cristiano, somente nos sabemos o que transformar sonhos em metas e metas em realidade. Mas voce ousou mais, foi mais longe, vencendo a si mesmo e a tudo o que veio pela frente. E venceu. Que sua experiencia, persistencia e competencia continuem nos ensinando e nos estimulando a vencer nas batalhas do dia a dia. E que todas as experiencias e informações que trocamos frequentemente nos mantenham sempre acesos na busca por nossos ideais de transformarmos esta nossa atividade numa oprtunidade para muitos alcançarem suas realizações pessoais e profissionais.

Abraços - Lucio Cunha.
RODOLFO TRAMONTINA DE OLIVEIRA E CASTRO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 13/05/2010

Obrigado pelo elogio Fábio e Andrew,

Que bom, Andrew, que você pôde usar esse espaço para divulgar programas de intercâmbio agropecuário, em vários países e outros setores. Utilizei também desse blog na minha pesquisa.

Agredecido,

Rodolfo

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures