ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: produtores anunciam nova paralisação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores agropecuários da Argentina decidiram suspender por uma semana, a partir desta sexta-feira (28), a comercialização de grãos e carne, para protestar contra a política fiscal do governo de Cristina Kirchner. Os agricultores estão em conflito com as autoridades, por conta de intervenções governamentais nos mercados de alimentos.

"Interpretando o mal-estar dos produtores e a crítica situação do interior do país, convocamos a suspensão da venda de grãos para a indústria e a exportação, do mesmo modo que a venda de gado bovino em pé", disse o dirigente Carlos Garetto.

Os produtores destacaram que a gota d´água foi o veto parcial de Cristina Kirchner à lei de emergência agropecuária que suspendia impostos sobre as exportações de alimentos em zonas produtoras afetadas pela seca.

Mario Llambías, representante dos pecuaristas, garantiu que as entidades "não apóiam o bloqueio de estradas" promovido por alguns produtores, mas defendem "que haja mobilizações para exigir explicações sobre o que ocorre".

Os choques entre os produtores rurais e o governo são uma constante no governo de Cristina Kirchner desde o início de 2008. Na época, período de alto preço dos produtos agropecuários no mercado internacional, o governo aumentou os impostos sobre exportações, para aumentar a demanda interna e baixar os preços para os consumidores argentinos.

A mudança do sistema tributário proposta pelo governo foi derrotada no ano passado pelo Senado - om o voto decisivo do vice-presidente do país, Julio Cobos - e os impostos voltaram ao patamar anterior.

Neste ano, o cenário se alterou, com a queda dos preço internacionais, em meio à crise financeira global, mas a disputa continuada essencialmente a mesma: a resistência dos produtores a políticas tributárias e de controle de preços do governo.

As informações são da Folha Online, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures