ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agrifutura traz inovações voltadas ao setor agropecuário em SP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Inovações tecnológicas desenvolvidas por meio da pesquisa e extensão rural para fazer com que o desenvolvimento chegue ao pequeno e médio produtor foram focos dos projetos e ações apresentados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo durante o Agrifutura, evento realizado em 3 e 4 de março, no Instituto Biológico, na capital paulista.

“O Agrifutura é um espaço de inovação para mostrar o vigor do setor agropecuário, com uma marca adicional de fazer com que esse desenvolvimento não seja concentrado no segmento com maior acesso à informação ou com mais recursos, mas que chegue ao pequeno agricultor e ao agricultor familiar”, afirmou o secretário responsável pela pasta, Arnaldo Jardim, ao visitar o espaço.

No estande da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas pelos seis institutos de pesquisa paulista, em especial os realizados por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica, instituídos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico a partir da parceria público-privada.

“Selecionamos os casos de maior sucesso e que estão em processo de obtenção de patente. Recebemos muitas empresas interessadas em fazer um trabalho em parceria com a Apta, pessoas que têm ideias, mas precisam de um aporte técnico para desenvolvê-las”, destacou o coordenador da agência, Orlando Melo de Castro.

Formulações

Os visitantes da feira puderam conhecer uma tecnologia inédita desenvolvida pelos institutos de Tecnologia de Alimentos e Agronômico para a obtenção de ingredientes a partir da casca do café robusta, sem o uso de solventes. O ingrediente natural aquoso e seco pode ser usado como fonte de cafeína na indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas de baixo valor calórico e energético natural e na formulação de cosméticos e fármacos naturais. O processo teve pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Entre as inovações do Instituto de Zootecnia (IZ), tiveram destaque o desenvolvimento de antiparasitário com uso de óleos essenciais, seguindo uma tendência de formulações alternativas para controle de parasitas nos animais. Desenvolvido por meio de parceria público-privada, a partir de ingredientes naturais, o produto elimina cerca de 80% dos carrapatos em bovinos em 24 horas, enquanto os carrapaticidas sintéticos, disponíveis no mercado, levam cerca de uma semana. Também foi apresentado o uso de fitoterápico na ração de vacas de leite para melhoria da sanidade, em especial para controle da mastite, desenvolvido no Centro de Análise e Pesquisa em Bovinos de Leite do IZ.

“Queremos fazer com que toda essa tecnologia desenvolvida chegue ao produtor rural, para que a agricultura possa continuar fazendo a diferença e sendo o grande baluarte da recuperação e do crescimento do Brasil”, avaliou o coordenador da Cati, João Brunelli Júnior.

No estande da Secretaria, os produtores, técnicos agropecuários, empresários estudantes e demais visitantes do Agrifutura também puderam receber orientações do Instituto de Associativismo e Cooperativismo, órgão ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, conhecer as linhas de financiamento oferecidas pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista e o trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo.

“A agricultura é um setor cheio de possibilidade para se inllSão Paulo, resumidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures