ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ácidos biliares podem ser benéficos para vacas no período de transição

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
4

Suplementar as dietas de vacas leiteiras no início da lactação com ácidos biliares pode fornecer um caminho para suprimir o fígado gorduroso e a cetose e, por fim, aumentar a produção de leite e a lucratividade.

A empresa chinesa de saúde animal, Shandong Longchan Animal Health Product Co., Ltd., vem pesquisando ácidos biliares na dieta de vacas leiteiras há vários anos. Seu foco tem sido em vacas de transição, cujas demandas de energia muitas vezes superam sua capacidade de consumir e digerir alimentos suficientes para acompanhar.

Durante esse estado de balanço energético negativo, as vacas mobilizam a gordura corporal, resultando em grandes quantidades de ácidos graxos não esterificados (NEFA) entrando no fígado através da corrente sanguínea.

Os NEFAs no fígado são processados através de uma das duas vias:

  1. Esterificação, da qual o resultado final é o triglicerídeo. Este suprimento de triglicerídeos será exportado de volta para a corrente sanguínea como parte da lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) ou armazenado como gordura no fígado, resultando em fígado gorduroso. A probabilidade de fígado gorduroso aumenta à medida que as cargas de NEFA aumentam.
  2. Oxidação, que produz energia se totalmente concluída. A oxidação incompleta cria corpos cetônicos, resultando em cetose.

A suplementação com ácidos biliares está sendo explorada porque acredita-se que eles aliviam a carga sobre o fígado e permitem que funcione com mais eficiência. Os ácidos biliares ajudam os hepatócitos a secretar VLDL, evitando o acúmulo de gordura que leva ao fígado gorduroso.

Acredita-se que a presença de ácidos biliares também podem ajudar na oxidação no fígado, permitindo maior produção de energia e eliminação de cetonas, o que ajuda a prevenir a cetose.

Um estudo preliminar de Shandong Longchan com 19 vacas mostrou que a suplementação de ácidos biliares a vacas recém-nascidas produziu taxas de cura notáveis para a metabolização anormal de uma série de nutrientes - proteína (75%), gordura (80%), carboidrato (80%) e mineral (71%). O mais impressionante é que a taxa de cura para a disfunção hepática foi de 100% e a produção de leite das vacas tratadas aumentou cerca de 20% em comparação com os controles não tratados.

Em um estudo mais recente em um dos maiores grupos de produtores de leite da China, 215 vacas Holandesas pré-parto foram suplementadas com ácidos biliares a uma taxa de 0,15% de matéria seca (30g/dia), enquanto um grupo controle de tamanho igual não recebeu nenhum suplemento .

Todas as vacas foram alimentadas com um TMR comum, com o suplemento de ácido biliar adicionado à ração daquele grupo de tratamento na alimentação matinal de cada dia.

Amostras de sangue foram coletadas semanalmente durante dois meses, acompanhando todas as vacas durante o parto e início da lactação. Os pesquisadores descobriram que o grupo suplementado com ácido biliar produziu uma média de mais de 3,5 kg de leite por dia durante o período do estudo em comparação com os animais controle não suplementados.

Os pesquisadores acreditam que a adição de ácidos biliares à ração de vacas no período de transição apoiou a função hepática, permitindo um processamento mais eficiente e completo de NEFA e mostrando a promessa de melhorar a produção de leite e a lucratividade das vacas de transição.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures