ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A partir de 2024, Sergipe passa a ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A partir de 2024, o estado de Sergipe passa a ser reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de um trabalho estratégico conjunto entre a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e produtores rurais.

O anúncio ocorreu durante o 3º Fórum Nacional do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA), ocorrido na última sexta-feira, 8/12, de forma virtual. A última campanha de vacinação contra a doença deve acontecer no mês de abril de 2024, marcando o fim de 23 anos de reconhecimento como área livre de febre aftosa com vacinação.

O secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, avalia que a conquista desse status representa o culminar de esforços árduos de produtores e equipes técnicas. “A Emdagro, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, além dos produtores rurais, realizam um trabalho incansável para atender às 42 metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa e as 29 metas do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários”, pontuou.

Para o Governo do Estado, o caminho para esse reconhecimento demandou a reestruturação do serviço de Defesa Sanitária Animal da Emdagro, envolvendo a aquisição de veículos, georreferenciamento em 90% das propriedades rurais, atualização do Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC3), realização de concurso público, treinamento da equipe para atendimento à suspeita de febre aftosa, estruturação e montagem de laboratório de triagem, aquisição de equipamentos e obtenção de índices acima de 90% nas campanhas de vacinação contra febre aftosa.

O diretor presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, destacou a importância dessas ações para a obtenção do reconhecimento. “Foi um desafio gigantesco, mas com comprometimento e cooperação, conseguimos atender a todas as metas estabelecidas. A mudança de status é um marco não apenas para Sergipe, mas para todo o setor agropecuário do estado”, ressaltou.

Impactos Econômicos

Com o reconhecimento, a Emdagro agora se prepara para realizar estudos soroepidemiológicos em março de 2024, fortalecer e manter o serviço veterinário, intensificar a vigilância nas propriedades rurais, promover eventos agropecuários e fiscalização nas fronteiras. “A partir de 1° de maio de 2024, não será permitido o ingresso de animais de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí na fronteira com Sergipe”, indicou a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade.

Esse avanço representa uma economia substancial para os criadores, que não precisarão mais adquirir vacinas e toda a logística da vacinação. Além disso, eles poderão comercializar seu rebanho nacionalmente, sem restrições, abrindo portas para benefícios econômicos e fortalecendo o setor agropecuário de Sergipe.

As informações são do Seagri-SE, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures