ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: 8 fatores que moldarão a economia rural em 2024, segundo o CoBank

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/01/2024

3 MIN DE LEITURA

0
1

O CoBank lançou seu relatório de perspectivas para 2024, que analisa os principais temas que a organização espera que moldem a agricultura e a economia rural no próximo ano.

O Diretor de Intercâmbio de Conhecimento do CoBank, Rob Fox, compartilha que, embora a economia dos EUA ainda esteja em boa forma em geral, espera-se que os preços altos continuem a cobrar seu preço.

Aqui estão os oito principais fatores a serem observados em 2024.

1. Desaceleração global

O crescimento global em 2023 está estimado em 2,5%, o que representa menos da metade do crescimento médio entre 2000 e 2018. Espera-se que essa tendência continue no próximo ano.

O CoBank recomenda levar em conta o crescimento econômico global permanentemente mais lento em seu plano de negócios daqui para frente.

2. Os preços continuam elevados

Embora a inflação e a taxa de desemprego estejam em baixa, os preços mais altos parecem estar se mantendo.

De acordo com o relatório, o preço dos alimentos em casa aumentou 25% nos últimos três anos e, como resultado, afetou o comportamento de compras do consumidor. Os gastos no varejo caíram em todos os meses do ano passado, com exceção de dois, o que deve continuar.

"Os consumidores estão sentindo cada vez mais o impacto dos preços mais altos de alimentos, moradia e outros bens essenciais. As pessoas têm expectativas mentais ancoradas sobre o que os preços deveriam ser e essas âncoras levam muito tempo para se mover", diz Fox. "Os consumidores estão começando a perceber que alguns preços não voltarão a ser os mesmos de três anos atrás e estão mudando seus comportamentos de compra para reduzir os gastos. Isso criará ventos contrários mais fortes para a economia dos EUA em 2024."

3.  O progresso lento do governo continua

Com pequenas maiorias na Câmara e no Senado, os prazos de paralisação continuam se aproximando. Pouco progresso foi feito em legislações importantes, como a Farm Bill.

Embora o CoBank compartilhe que o trabalho já realizado na Farm Bill poderia incentivar os comitês a aprová-la antes de 2025, a eleição de um novo presidente do Senado e a inexperiência de muitos membros do Congresso podem limitar o progresso.

4. Menor lucratividade resultante de vários fatores

Os preços das commodities sofreram o efeito das altas taxas de juros, de um dólar americano forte e da resiliência da economia dos EUA. E, apesar da queda nos preços dos fertilizantes, o custo de produção das commodities agrícolas continua alto.

O CoBank prevê que as commodities agrícolas se beneficiem de um risco de preço mais alto do que baixo em 2024, devido aos estoques apertados e a um forte padrão climático de El Niño durante a estação de crescimento.

5. Aumento dos hectares de soja plantados

Espera-se uma expansão da área plantada de soja por dois motivos: a menor colheita de soja em 2023 nos EUA e um aumento na demanda por biocombustíveis.

A divulgação antecipada do USDA de suas Projeções Agrícolas para 2033 aponta que a área plantada de soja aumentará 4% em relação ao ano anterior, chegando a 35 milhões de hectares nesta primavera. 

Os atuais preços futuros para 2024 sugerem uma queda nos preços do setor, mas a perspectiva depende muito do valor do dólar americano, das condições do trigo na Rússia e das safras de milho e soja da América do Sul. 

6. Planos de crescimento da pecuária suspensos

Os custos mais baixos da ração e a demanda doméstica devem ajudar um pouco a lucratividade no setor pecuário, mas os custos ainda são altos. O CoBank espera que o setor se concentre fortemente em eficiência, tecnologia e gestão de riscos.

7. Incerteza no setor de lácteos

O aumento dos preços para os consumidores pode manter o crescimento das vendas em um ritmo lento, embora ainda se espere que elas cresçam. A demanda internacional desempenhará um papel importante na lucratividade e os custos mais baixos de ração, aliados à melhoria da produtividade das vacas, devem aumentar a produção de leite para atender à necessidade.

8. Os setores de eletricidade, energia e banda larga enfrentam obstáculos

Os conflitos globais criam incertezas nos mercados de commodities e nos preços de energia. Embora os preços do petróleo tenham caído 5% no quarto trimestre, o CoBank não prevê que esse ambiente perdure.

Quanto à banda larga, o investimento continua fluindo para o setor. No entanto, isso não ocorrerá sem desafios devido a um mercado de trabalho apertado, condições de crédito restritas e um processo de licenciamento difícil.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures