ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Devido ao seu preço baixo, caroço de algodão passa a ser opção favorável para bovinocultores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2019

4 MIN DE LEITURA

0
2

Os preços domésticos do caroço de algodão estão em patamares tão baixos que o produto tem virado ração para bois em confinamentos do país. De olho no mercado de exportação da pluma, os agricultores ampliaram em cerca de 65% a área semeada nas últimas quatro safras, o que duplicou a produção não apenas da pluma, mas também do caroço.

"No algodão nada se perde, tudo se transforma e se aproveita", brinca Túlio Breno Pedrosa, presidente da esmagadora cearense Rações Golfinho. Ele lembra que do caroço se extrai óleo, farelo, línter (fibra curta usada na fabricação de papel moeda), casca, borra e torta de algodão. Mas, se a pluma tem boa demanda no mercado externo, sobretudo na China, o caroço não tem um mercado que o valorize tanto.

Um destino natural seria a produção de óleo, por causa da expansão do uso de biodiesel no país, mas, nesse mercado, o produto não tem competitividade. "O óleo de algodão é mais caro que o de soja ou que a gordura de boi", diz Julio Minelli, diretor-executivo da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio). Em Mato Grosso, que lidera a oferta brasileira de soja e algodão, a diferença é de cerca de 5%.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, em 2018, apenas 0,9% do biodiesel produzido no país teve como matéria-prima o óleo de algodão, enquanto o de soja respondeu por 70% e o sebo bovino, por 13,3%.

Ainda assim, a expansão do biodiesel tem estimulado parte do crescimento da produção de óleo de algodão, que aumentou 60% no Brasil do ciclo 2015/16 ao 2017/18, para 440 mil toneladas. Para 2018/19, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), projeta 565 mil toneladas.

Desse volume, o que não serve ao biodiesel e à indústria química vai para o setor de alimentos. "Mas para a indústria alimentícia há um limite de aumento, porque o algodão tem um fator antinutricional, que é o gossipol. Mesmo após o processamento, há resquícios de ácido graxo chamado de ciclopropanóico", explica Everaldo Medeiros, pesquisador da Embrapa Algodão.

Mesmo com essa limitação, o USDA aponta que o uso do produto pela indústria de alimentos cresceu 35% no país de 2015/16 a 2017/18. Para a safra 2018/19, a estimativa é de aumento de 8,1%, para 200 mil toneladas, ainda abaixo do recorde de 220 mil toneladas de 2011/12. As exportações estão projetadas pelo órgão em 6 mil toneladas em 2018/19.

Assim, como o avanço do consumo do óleo não acompanhou o da produção do caroço, a oferta excedente, com pouca demanda no mercado interno, fez os preços despencarem. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que, de 2016 a 2018, o preço do caroço caiu 52% no Estado, responsável por cerca de 65% da produção nacional. E, no patamar atual, o produto se tornou a proteína alternativa usada em ração de gado para melhorar margens de lucro.

Tradicionalmente, o farelo de soja é proteína garantida nas rações em confinamentos e semi-confinamentos de bovinos. O insumo tem 46% de proteína e a torta de algodão, 25%. "Mas, considerando cotações em Mato Grosso, a torta de algodão abaixo de R$ 720 a tonelada já compensaria. Isso para ficar na mesma quantidade de proteína", calcula Rogério Coan, diretor técnico da Coan Consultoria. Na última sexta-feira (26), a cotação da torta estava em R$ 514,38 a tonelada, 38% mais barata que no começo de 2017.

"De um modo geral, usar torta de algodão no lugar do farelo tem compensado", avalia Cleiton Gauer, gestor técnico do Imea. Não é de hoje que o algodão tem sido usado na alimentação de animais, mas apenas há pouco tempo algumas questões foram desmistificadas. "Dar o caroço sem nenhum processamento pode mudar o sabor e o odor da carne, que fica mais fibrosa, mais rígida. Isso por causa do gossipol", afirma Coan. A torta de algodão, porém, não apresenta esse problema. "A torta é processada e é retirada parte do óleo, eliminando quase todo o gossipol", diz.

O escritório local do USDA no Brasil calcula que, em 2019/20 - safra que começará a ser semeada em novembro -, a produção de torta de algodão no Brasil chegará a 1,8 milhão de toneladas, destinadas à alimentação animal. Em 2018/19, a estimativa do órgão é de 1,7 milhão. A quebra de safra 2017/18 de soja na Argentina, grande exportadora de farelo de soja, abriu espaço para o produto brasileiro no exterior, o que encareceu o insumo e elevou a competitividade da torta de algodão.

Afora esse movimento, tem aumentado a exportação de caroço para Coreia do Sul e Japão, apontou o gestor técnico do Imea. E os embarques ganharam força a partir do último trimestre do ano passado. Para a temporada 2019/20, com uma perspectiva de recorde de produção do caroço no mercado interno e diante do aumento da área de algodão em Mato Grosso, as exportações do caroço podem ser uma boa oportunidade para dar escape ao excesso de oferta do subproduto. Isso caso a demanda do mercado interno não consiga absorver toda a oferta disponível.

As informações são do jornal  Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures