ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alta de preços agrícolas pode ser temporária, dizem FAO e OCDE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

O aumento de preços de produtos agrícolas deverá ser temporário, e pode-se esperar uma correção nos mercados no médio prazo, com consequente baixa de preços reais.

A avaliação é da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que publicaram hoje seu relatório anual sobre as perspectivas agrícolas 2021-2030. 

O relatório concentra seu foco nas tendências a médio prazo, mas observa que ‘’uma ampla gama de fatores pode gerar condições para flutuações de preços a curto prazo nos mercados agrícolas’’. Exemplifica com a evolução nos mercados de energia, que afetam os preços de insumos, e a maior volatilidade nas cotações de grãos. 

Os preços de commodities agrícolas aumentaram desde o segundo semestre de 2020, com uma forte demanda de ração para animais na China e restrições ao crescimento da produção global, além de outros fatores.

“Uma correção é em consequência antecipada nos primeiros anos do período coberto pelas projeções (2021-2030)”, apontam as duas entidades. “A partir daí, os fundamentos do mercado devem resultar em uma ligeira baixa dos preços reais, sob efeito das melhoras da produtividade e pela desaceleração do crescimento da demanda”. 

A diminuição dos preços reais pode pressionar a renda dos agricultores, especialmente dos pequenos proprietários e dos agricultores familiares, que não são capazes de reduzir seus custos o suficiente, melhorando a produtividade. 

FAO e OCDE destacam que ao longo da década acontecimentos climáticos, pragas e doenças animais e vegetais, alteração dos preços de insumos, situação macroeconômica e outras incertezas se traduzirão em variação nos preços. 

As projeções apresentam uma retomada econômica generalizada a partir deste ano, após a forte contração em meio à pandemia de covid-19. No entanto, o nível de Produto Interno Bruto (PIB) em 2030 é estimado para ficar abaixo de cálculos anteriores e não vai se recuperar inteiramente nos próximos dez anos. 

A demanda global por commodities agrícolas, incluindo para uso não alimentar, é projetado para crescer 1,2% ao ano até 2030, inferior à expansão média de 2,2% ao ano no período 2011-2020. É que a demanda da China vai crescer menos (0,8% comparado a 2,7% por ano na última década) e em outros emergentes, além de menor demanda por biocombustíveis. 

Tendências democráticas, crescente substituição de carne vermelha por frango em nações ricas, e um boom per capita no consumo na Asia do Sul devem formatar a futura demanda. A maior parte da demanda adicional por produtos agrícolas virá de regiões com alta população, como na África subsaariana, Asia do sul e norte da África. 

Globalmente, a disponibilidade de alimentos é projetada para crescer 4% durante a próxima década, alcançando pouco mais de 3000 calorias por pessoa por dia – mas ficando em 2.500 calorias por dia na África subsaariana, onde vivem 224 milhões de pessoas já subnutridas.

A composição do regime alimentar influenciará também a saúde. O consumo per capita de gorduras está projetado para crescer mais rapidamente entre os principais grupos alimentícios, em razão ao maior consumo de alimentos processados e produtos ditos de conveniência. Tudo isso em meio à tendência crescente de refeições fora de casa, urbanização contínua, aumento da participação das mulheres na força de trabalho. 

Sobretudo nos países em desenvolvimento, a preferência por carne bovina e pesca resta elevada, e a disponibilidade em proteínas animais por habitante aumentará em 11% nesses mercados. O aporte de frutas e legumes só representa 7% do total das calorias disponíveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 400 gramas de frutas e legumes por pessoa. 

A melhoria da produtividade será fundamental para alimentar uma população global crescente – projetada para atingir 8,5 bilhões até 2030 – de forma sustentável. Dos aumentos na produção agrícola global previstos para 2030, 87% estão projetados para vir do crescimento da produção, outros 6% virão da expansão do uso da terra e 7% do aumento na intensidade de cultivo. 

Também grande parte da expansão projetada na produção de gado e peixes seja resultado de ganhos de produtividade. A ampliação do rebanho contribuirá significativamente para o crescimento da produção pecuária em economias emergentes e países de baixa renda. 

O comércio internacional continuará a ser crítico para a segurança alimentar global, nutrição, renda agrícola e combate à pobreza rural. Em média, em todo o mundo, cerca de 20% do que é consumido internamente é importado. Por sua vez, até 2030 nada menos de 34% da produção agrícola da América Latina será exportada. 
 

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures