ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Investir em melhoramento genético é uma das chaves para elevar a taxa de lactação e obter mais lucro

IDEAGRI - A FAZENDA DE LEITE COMO VOCÊ NUNCA VIU

EM 14/01/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Elevar o percentual de vacas em lactação ainda é um desafio para muitos produtores que buscam resultados mais lucrativos, mas não sabem qual o segredo para aumentar a taxa de animais em produção de leite em relação ao total do rebanho. Na Fazenda Campo Alegre, localizada no município mineiro de Patos de Minas, região Alto Paranaíba, a 460 km de Belo Horizonte, esse é um problema do passado. Na propriedade, a taxa de lactação em vacas é de 87,6%, o melhor resultado dentre as fazendas avaliadas na edição número 11 do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), o que conferiu à Campo Alegre destaque no suplemento que acompanha a edição 11 do IILB, o “Campeãs do Leite”.

Uma prova da eficiência obtida pela propriedade é que a média da taxa de vacas em lactação apurada nas propriedades que fazem parte do Top 10% do IILB é de 84,6%. Esse desempenho é ainda melhor quando comparado à média geral de todas as fazendas do perfil 1 que fazem parte do estudo, que é de 82%.

A história da fazenda Campo Alegre teve início em 1997 com ordenha balde ao pé. Ao longo dos anos foram várias transformações e, com muita determinação e foco, a fazenda cresceu. A propriedade possui uma ordenha de 12 conjuntos com extração automática, onde são feitas três ordenhas com três funcionários em cada uma, com produção média, no período avaliado pelo IILB 11, de mais de 21 mil litros de leite por dia, em dois barracões Compost Barn.

Usuário do sistema Ideagri, o proprietário da Campo Alegre, Luiz Alexandre, conta que a receita para alcançar crescimento constante é evolução genética, aquisição de rebanho, determinação e foco. “Sempre busco o melhor resultado com custo-benefício apropriado e uma gestão eficiente, baseada em fontes de dados para a tomada de decisões”, afirma.

Para conseguir uma taxa de 87,6% de vacas em lactação em relação ao total de vacas, também podem ser destacados como pontos-chaves da Fazenda Campo Alegre alimentação balanceada, conforto térmico, calendário sanitário e cuidado com a saúde e bem-estar dos animais, embasados na consultoria técnica de um zootecnista e um veterinário.

Além disso, a taxa de prenhez é muito ajustada e a utilização de um facilitador de secagem, empregado junto com a interrupção brusca da ordenha por volta de 53 dias, proporciona efeitos positivos na saúde do úbere e no bem-estar das vacas, refletindo, assim, na produção de leite da próxima lactação. O manejo de secagem é realizado só por período de gestação, secando poucos ou nenhum animal por baixa produção, animal vazio não fica no rebanho, é descartado.

A produção de leite por vaca registrada na Fazenda Campo Alegre no período avaliado pelo IILB foi de 33 litros por dia. O rebanho é de Perfil 2 (intermediário, com 75 a 93,75% de genética europeia). Havia 651 vacas em lactação à época da análise.

Quer comparar sua produção com as fazendas mais produtivas de sua região? Clique aqui e faça uma simulação, gratuitamente. Descubra quanto mais você pode lucrar na pecuária de leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures