Você está em: Comunidade > Galeria de fotos
Piquetes rotacionado grama estrela, recém pastejado.
Comentários:
Mineiros - Goiás
publicado em 10/11/2010
Prezado Marcelo,
Você que é especialista neste assunto, qual é o melhor dos Cynodon's (Proteína, Palatabilidade, Produção, etc.)?
Me parece que você gosta muito do Tifton 85!!! é o que você mais indica?
Um abraço
MORAES
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 11/11/2010
Caro Antônio Moraes,
um 'Capiáu Velho', receber vossos seus elógios, não sou para tanto, mas gosto de resultados que saltem aos olhos, 'todo semear com dedicação e perseverança, trás bons frutos'...
Sim, Antônio, tem outros Cynodon's tão produtivos, mas o Tifton 85, tem 60% a mais de digestibilidade.......é um pouquinho melindroso para seu pegamento, quanto mais umidade melhor, mas depois que enraiza, nem meia dose do Roundup, dá conta dele......
No Ceará estão usando o Tifton 85, para estabilizar dunas de áreia.....ele cresce bem em areia de praia , para Vc. imaginar !
Muito obrigado, um abraço........................................................marcelo
Goiânia - Goiás
publicado em 11/11/2010
Valeu amigo Marcelo!!!
Vou procurar mudas pra comprar. Preciso de uma grande quantidade, para plantar um sistema todo da mesam variedade.
Obrigado pela informação.
Um grande abraço.
MORAES
Guatemala - Guatemala - Guatemala
publicado em 11/11/2010
periodo de descanso, a mi parecer es muy corto, despues del pastejo lo ideal es que la altura de la planta tenga 15cm como minimo, aqui en Guatemala los periodos de descanso para esta planta esta en 18 dias con fertilizacion nitrogenada, sin fertilizacion 20 a 21 dias, atentamente carlos saavedra
Goiânia - Goiás
publicado em 11/11/2010
Prezado Senhor Carlos Saavedra,
Em período de chuvas regulares e com a adubação orgânica que estamos utilizando (10 toneladas/ha, de cama de peru ou frango), temos conseguido o período de descanso de 12 a 15 dias, e com altura da planta na entrada dos animais, aproximadamente de 20 a 25 cm.
Em anos anteriores, já utilizamos período de descanso superior a 20 dias, acontecia que, quando do retorno dos animais, o capim estava muito alto e ocorria tombamento/acamamento da planta, provocando muito desperdício de parte da forragem.
Segue abaixo link de outra foto/imagem de uma área dos piquetes que esta com aproximadamente de 12 a 15 dias de descanso:
http://www.milkpoint.com.br/mypoint/3596/f_piquetes_rotacionado_grama_estrela_pasto_pasto_de_grama_pasto_de_grama_estrela_pasto_de_grama_estrela_rotacionado_9644.aspx
O técnico Marcelo Erthal Pires, que também emitiu o seu comentário desta imagem/foto, utiliza o pastejo rotacionado em Cynodon's (TIfton 85). Assim, o mesmo poderia emitir o seu parecer sobre a sua experiência com este sistema.
Um abraço,
Antônio Moraes Resende
e-mail: moraes@centroleite.com.br
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 14/11/2010
Caro ne Prezado Amigo Antônio,
caso o Sr. guatemalteco Carlos Saavedra, queira fazer contato, peço vossa licença e gentileza para ofertar o meu Email: tiftoncana@bol.com.br
um abraço a todos..............................................................marcelo
Guatemala - Guatemala - Guatemala
publicado em 14/11/2010
agradezco su respuesta, la adubacion organica da exelentes resultados tanto en solo como en la planta, su experiencia es bastante boa, nos aqui logramos resultados bons con napier costarica, mais acredito que 2 a 3 dias de descanso mais puede dar beneficios bons, como ruin, Guatemala el pasto estrella es el pasto mas comun, probablemente es un pasto que responde a mayor fertilizacion que otros, ya que se ha estudiado que responde 400 a 600 kg de nitrogeno o mas por hectarea linearmente con la produccion de forraje. Su experencia repito, puede servir de mucho, ya que es reconocido que brasil es el primer productor do mundo de frangos, que fazer con el estiercol es un problema, nuevamente lo felicito por su informacion, me gustaria saber en un futuro, si es posible saber cuanto es la produccion de forraje diario en kg. obrigado
Niterói - Rio de Janeiro
publicado em 14/11/2010
Realmente esta graminea impressiona, o poder de cobertura é muito grande. Os amigos poderiam relacionar quais seriam as diferenças entre a estrela africana e o tifton85. Uma já apontada pelo Marcelo seria a digestibilidade, parece que o tifton leva vantagem.
Mineiros - Goiás
publicado em 14/11/2010
Prezado Ramon Benicio,
Tomo a liberdade de deixar para o amigo e doutor no assunto Marcelo Erthal Pires responder, com maiores detalhes, como lhe é peculiar fazer.
Um grande abraço.
Antônio Moraes Resende
CENTROLEITE (Goiânia, Goiás, Brasil)
e-mail: moraes@centroleite.com.br
fone comercial: (62) 3281-4999
Mineiros - Goiás
publicado em 14/11/2010
Prezados Senhores,
Tomo a liberdade de transcrever na íntegra o comentário do Senhor: Márcio Barbosa Lima de Oliveira Macêdo, sobre a comparação da Grama Estrela Africana e o Tifton 85.
Conforme o link: http://www.milkpoint.com.br/mypoint/3596/fotoPg.aspx?idFoto=9644#comentarios
segue abaixo comentário:
"14/11/2010 19:06
Márcio Barbosa Lima de Oliveira Macêdo
Itabuna - Bahia - Produção de leite (de vaca)
Prezado Antônio Moraes.
Que maravilha esaa grama.Tenho sistema de pastejo com ela, e te digo com sinceridade quem é tifton para superá-la pode até se equiparar mas jamais superá-la."
Fica mais uma opinião de quem utiliza essa gramínea.
Abraços a todos,
Antônio Moraes Resende
e-mail: Moraes@centroleite.com.br
fone: (62) 3281-4999
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 14/11/2010
Caros Antônio Moraes,
e contando com vossa compeensão, para me dirigir ao Sr. Márcio Barbosa L.de O.
Macêdo, por quem nutro admiração, e em outra oportunidade debatemos pelos Cynodons.
Temos aqui à Estrela Africana plantada junto em algumas partes com o Tifton 85; dificil é a classificação exata da cultivar, isto sim tarefa para especialistas, mesmo!
Mas para o Caro Márcio tirar suas dúvidas - ou melhor confirmar sua certeza, ou até. muito respeitosamente, mudar vossa opnião; plante próximo à sua Estrela Africana, um pequeno cantyeiro de Tifton 85 (só peço para verificar com um real conhecedor da espécie, não teria como lhe descrever - mas um só item a se observar, tem maior quantidade de folhas e estas são um pouco mais largas, e escuras...).
Márcio, tudo este "desafio" é proposto por mim dentro do mais digno respeito para com seus sentidos, conhecimentos e experiência, só no intuíto de esclarecer.
Obrigado Márcio de Macêdo e minhas deferências Antônio Moraes.
um abraço a todos...............................................................marcelo
maria leticia vilela de castro
Goiânia - Goiás
publicado em 12/03/2011
Senhores,
não procurem qual o melhor capim, pois já encontraram!!!apenas explorem melhor aquilo já tem, vão ver qua ainda tem muito a melhorar!!!
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 12/03/2011
Prezada Sra./Srta.Maria Letícia,
sim concordo totalmente, com vossa exclamação sobre o Estrela Africana, mas como outros Cynodon, exemplo: Tifton 85, Tifton 78, Tifton 68, Russell, Jiggs, Sumrall 007, Coastcross II e o Florakirk, para não se falar das varietais mais boreais e austrais com o Hardie, Tifton 44, Grazer, Midland, Guymon,Oklan, Greenfield e o Midland 99 e os mais exclusivamente Tropicais como Florona, Florico,Rhodesian, Okeechobee e o Suwennee e muitos outros (principalmente Stargrass). Só não acho grandes coisas os Blend dos Cynodon de sementes viáveis !
Mas respeitosamente, não entendi sua insinuação sobre um aproveitamento melhor dos Cynodon nos dias de rotação, altura de piquetes e produção ?
respeitosamente,
marcelo
Iperó - São Paulo
publicado em 14/03/2011
Pessoal, acompanhei um pouco a discussão sobre os Cynodon e gostaria de saber se alguém tem experiência com o Vaquero.
Abraços,
Guilherme Dagnoni.
Mineiros - Goiás
publicado em 14/03/2011
Prezado Senhor Guilherme Dagnoni,
Deixo para o amigo e doutor no assunto Marcelo Erthal Pires, responder com maiores detalhes, como lhe é peculiar.
Eu ainda não plantei a variedade Vaquero. Pretendo plantar uma área para comparação. Se souberem de semente de qualidade, favor me informar.
Um abraço.
Antônio Moraes Resende
e-mail: moraesresende@msn.com
fone comercial: (62) 3281-4999
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 15/03/2011
Caro Amigo Antônio Moraes e Prezado Sr. Guilherme Dagnoni e meu respeito a todos,
não existente nenhum estudo no Brasil, de razoável seriedade para que eu possa ter o mínimo de confiança, só existem vendedores de semente( a pouco tempo um destas estava vendendo o TIFTON 9, este não é Cynodon, mas sim um Pensacola, e dizendo que era um Tifton, este foi desenvolvido pela Universidade da Geórgia, o mesmo lugar dos Tifton).
E por falta de bons e confiáveis trabalhos, tenho que apelar para o para o Professor Especialista de Forragens do Estado do Texas - PhD da Universidade do Texas, o Dr. Larry A.Redmon, que é o Avaliador Mor das Forragens no Estado do Texas, estabelecido em Overton - TX. responsável da Agri Life Reserarch
Iperó - São Paulo
publicado em 15/03/2011
Pessoal, obrigado pelo retorno nas respostas.
Eu comprei sementes do Vaquero e plantei uma área. Vou aguardar o desenvolvimento do pasto e dos animais para poder avaliá-lo.
Abraços!
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 15/03/2011
foi cortado o meu post .... ///
Mas minha opinião vai de encontro a do Dr. Larry Redmon, e tb. do falecido Dr. Gleen W. Burton, o maior nome das forragens nos EUA, e a maior autoridade em Cynodon. Mas este caipira, não tem nome para andar junto destes doutores, mas tem a mesma tese.
O Vaqueró é uma mistura de sementes, (composto da seguinte forma : 33% da variedade não híbrida de sementes viáveis o CD 90160, o mais produtivo dos três; 33% do não hibrido Relvado{gramado alto} MIRAGE e 33% do revaldo PYRAMID de textura fina e originária do Afeganistão, isto é o Vaquero, se uma semente não nascer bem a outra pode ir melhor ...).
Mas um grande problema das misturas(blend)e que perdem suas capacidade do uso de herbicidas seletivos(MSMA, Vulcane e são muito suscetíveis até aos herbicidas para folhas largas com o 2.4 D), isto os deixa para ter que fazer na enxada a catagem das pragas e se entrar uma bachiária, seu dinheiro foi jogado fora, coisa que não aconteceria com os híbridos de proliferação por mudas e estacas.
O Vaquero tem registro de só uma produtora, ... existem falsificações.
Portanto, prefiro acompanhar o Dr. Larry Redmon, que tem 5 Estações Experimentais espalhadas pelo Estado do Texas, e vem acompanhando estas e muitas outras variedades e espécies anos a fio....
O CD 90160, que é disparada a melhor semente das que vão compor a mistura e em média de 5 anos consecutivos nas cinco estações o Tifton 85 foi superior em 35% ao CD 90160, imajine os outros ....
Os hídridos do Cynodon nlemfuensis(Stargrass) e os Cynodon dactylon (Bermudagrass), são fabulosos, sua única dificuldade é plantar por mudas, vamos dar este desconto a estes ...
O Tifton 85 e capaz de ser produtivo do Oiapoque ao Chuí ... e muito bom !
Agradeço ao Amigo Antônio Moraes a oportunidade de tentar ser útil aos produtores - não gosto de citar as fontes mas neste caso achei melhor;
o meu abraço a todos
marcelo
Mineiros - Goiás
publicado em 15/03/2011
Prezado Amigo Marcelo Erthal,
Mais uma vez muito obrigado pelo valoroso comentário, ou melhor, pelo magnífico conhecimento compartilhado com os companheiros da lida com atividade leiteira. Eu não poderia deixar de recomenda-lo para responder as dúvidas dos colegas.
Parabéns!
Um grande abraço para o amigo.
Antônio Moraes Resende
Rio Verde - Goiás
publicado em 15/03/2011
Caro Moraes,
Minha sugestão seria o Jiggs, que também é Cynodon, e pelo que temos observado aqui em Rio Verde, ela é bem agressiva quanto a ocupação de área em relação ao Tifon 85, pelo menos no visual.
Além disso seu talo mais fino deve proporcionar uma melhor digestibilidade também! Vindo aqui em Rio Verde/ GO eu posso lhe mostrar e arrumar umas mudas!
att,
Eduardo
Iperó - São Paulo
publicado em 15/03/2011
Marcelo, seu post foi extremamente esclarecedor e me tirou diversas dúvidas.
Apesar do Vaquero ter a facilidade de plantio por sementes, ele não passa a mesma segurança do Tifton 85.
O plantio por mudas do Tifton 85 é bastante trabalhoso e oneroso, mas o pegamento é bem rápido e o controle de pragas por MSMA facilita o trabalho futuro.
O Vaquero tem a facilidade do plantio por sementes, mas sabendo que ele é um Mix de sementes, acho que não vale correr o risco de plantar sem ter certeza do que vai nascer. Sem contar o trabalho extra no controle das pragas...
Abraços!
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 15/03/2011
Caro Antônio Moraes,
o Eduardo Haras tem razão o texano Jiggs é muito bom capim, esta entre os três melhores híbridos, juntamente, ao Russell e o Tifton 85, ele também é um dos melhores fenos, e muito especifico para regiões de pluviométria não muito alta.
Mil vezes o Jiggs e nem meio Vaquero, o Eduardo é coerente. O Jiggs é um dos de mais fácil estabelecimento, tem ótima rtelação caule/folhas e no frio tem melhor resposta de crescimento.
Meus respeitos e meu abraço aos Amigos Antônio e Eduardo...
marcelo
Mineiros - Goiás
publicado em 15/03/2011
Prezados amigos Eduardo Hara e Marcelo Erthal,
Valeu as dicas!
Eduardo, quando eu for pra fazenda, eu te ligo antes pra você me arrumar um pouco de muda do Jiggs.
Abraço aos amigos.
Antônio Moraes Resende
e-mail: moraes@centroleite.com.br
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 15/03/2011
Caro Amigo Guilherme Dagnoni,
sem querer abusar da paciência do Caro Antônio Moraes, o VAQUERO se for verdadeiro é de produção da CEDECO INTERNATIONAL SEEDS, INC. - para confimar que se trata de uma mistura de sementes, entre no LINK :
http://intlseed.com/documents/tech_vaquero.pdf
Do site oficial da CEDECO SEEDS.
Desculpe-me por qualquer falta de cavalherismo de minha parte, pois estas lidando com um capiáu, tem que dar um desconto em meu favor.
Conto que não me leves a mal, e fecho com um abraço a todos
respeitosamente,
marcelo
Mineiros - Goiás
publicado em 15/03/2011
Caro Marcelo,
É sempre de muita valia as suas intervenções.
Muito obrigado pelos seus comentários.
Abraços.
Moraes
e-mail: moraes@centroleite.com.br
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 15/03/2011
Caro Antônio ,
pura gentileza de sua parte, se conseguir fazer alguma coisa pelos produtores de leite, tentarei fazer o melhor ... agradeço vossa paciência para com minha ignorância.
Um Grande Abraço
marcelo
Presidente Epitácio - São Paulo
publicado em 11/12/2011
Sr Antonio Moraes.
Plantei tifton 85 com ela veio as pragas, preciso saber se nessa fase crescimento em piquetes posso eliminar as pragas com msma.
hoje a 30 dias do plantio.
Mineiros - Goiás
publicado em 11/12/2011
Prezado amigo Marcelo Erthal Pires,
Mais uma vez abusando dos seus conhecimentos, gostaria se possível respondesse com o seu conhecimento técnico e do seu exercício, a mensagem abaixo do Senhor João Rego.
Saudações,
Antônio Moraes Resende
Mineiros - Goiás
publicado em 21/01/2012
Prezado Senhor João Rego, Presidente Epitácio - São Paulo
Lhe respondendo, mesmo atrasado, em nossa propriedade usamos nos piquetes de Estrela Africana, um herbicida seletivo para controlar folhas estreitas, o MSMA e o 2.4.D para as folhas largas. muito bom no contole de invasoras.
Um abraço,
Antônio Moraes Resende
Belo Horizonte - Minas Gerais
publicado em 27/01/2012
Sr Antonio Morais tenho duas pequenas propriedade rural no Norte de Minas enpastadas com braquiarao como e uma regiao com pouca c uva sempre temos que replantar agora em janeiro resolvi plantar grama estrela ficaria muito agradecido de receber um comentario do Sr. dessa min a decissao ou quem sabe me endicaria outra especie.
Um abraco
Artur Fagundes
Mineiros - Goiás
publicado em 27/01/2012
Prezado Senhor Artur Fagundes - Belo Horizonte - Minas Gerais,
Como companheiro produtor, minha recomendação em primeiro lugar é que procure um técnico da sua região. Mas, conforme o meu amigo Doutor Marcelo Erthal Pires, grande estudioso dos Cynodons, e em particular do Tifton 85, ele alerta que o Tifton 85 tem produção igual á Estrela Africana, e é 60% mais digestível e mais palatável do que a Estrela Africana.
Os técnicos também recomendam o "Jiggs" é muito bom capim, esta entre os três melhores híbridos, juntamente, ao "Russell" e o "Tifton 85".
Em nossa propriedade plantamos as mudas em covas ou sulcos, com o menor espaçamento possível (de 30 a 50 cm entre covas) sempre com a correção do solo e a utilização de adubos orgânicos (esterco de curral, cama de frango/peru) em grandes quantidades, por volta de 10 toneladas por hectare por ano, aplicado em uma única parcela no final do período seco, e no mínimo, 60 dias antes do início do pastejo. Os técnicos recomendam fazer ainda, se necessário, uma complementação de Nitrogênio (N), mais ou menos na metade do período das chuvas.
Estes capins respondem muito bem a adubação orgânica (esterco do curral).
Estes pastos são melhores aproveitados se divididos em piquetes, e a utilização através do pastejo rotacionado, com período de descanso que variam de 15 a 18 dias (as recomendações indicam até 21 dias), altura da planta na entrada dos animais de aproximadamente de 20 a 25 cm, estamos conseguindo lotação de que variam de 8 a 13 vacas de 500 a 600 Kgs, por hectare, dependendo da constância das chuvas, uma vez que ainda não utilizamos de irrigação (gostaríamos de irrigá-los, mas, ainda não foi possível).
Um abraço,
Antônio Moraes Resende
e-mail: moraes@centroleite.com.br
Fazenda: São Domingos - Ld. Irmãos Moraes
Município: Mineiros - Goiás
Belo Horizonte - Minas Gerais
publicado em 27/01/2012
sr antonio morais resende meu nome e artur fagundes tenho um sitio no norte de minas a pastagem e braquiarao como o passar do tempo com muita frequencia esta aparecendo muitas maiadas no meio do pasto gostaria de saber se eu posso subistituir esta pasto por grama estrela ou tifon 85 onde vou encontrar semente ou mudas gostaria de saber a epoca ideai para plantaçao o valor proteico dos mesmo minhas criaçao e de gado nelore
agadeço desde ja

















marcelo erthal pires
Bom Jardim - Rio de Janeiro
publicado em 10/11/2010
Caro Antônio Moraes,
nas rodas do agronegôcio, quando contamos as vantagens com os Cynodon's (Estrela Africana - Coast-crosws - TIfton 44, 68, 78, 78 WH e 85, Jiggs, Florona, Florico, Florakirk, Russell, Giant, Whangler, e os demais), acabamos passando por mentirosos...............
mas, eles não sabem o que dizem.......
um abraço.......................................................................marcelo