ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite Futuro [EP03]: os desafios da comunicação com o consumidor

PROGRAMA LEITE FUTURO

EM 18/07/2023

3 MIN DE LEITURA

1
7

O terceiro episódio do Leite Futuro, entrou no ar hoje 18/07. A nova edição traz os desafios da comunicação e da imagem do agro e do leite para o consumidor final e possíveis soluções. Além da participação de Marcelo P. Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira, o episódio contou com a presença da Fernanda Bacelar, produtora de leite com um longo histórico profissional no marketing e que traz para a discussão o ponto de vista dos dois mundos.

Clique aqui e assista o episódio no Youtube, ouça no Spotify ou confira no vídeo abaixo:
 

O programa leite futuro tem objetivo de pensar o leite de uma forma diferente, abrindo espaço para o contraditório e aprofundando as análises.

Confira alguns destaques deste episódio do Leite Futuro:

  • O que pode ser feito para melhorar a imagem do agro brasileiro?
     
  • Devemos ir pelo caminho do valor nutricional ou de como o leite é produzido?
     
  • Como as marcas têm se comunicado com o consumidor?
     
  • Até que ponto a distorção da imagem do agro é um problema de percepção do consumidor?
     
  • Como contar nosso ponto de vista?
     
  • Como criar conexão com o consumidor?
     
  • Como ter credibilidade para passar a mensagem?


A imagem do Agro

"Não basta ser, tem que parecer ser". Esse ditado é mais válido do que nunca para o agro, incluída nele a produção de leite.

É quase unânime que vivemos um problema de imagem perante o consumidor. Atualmente 85% da população vive em áreas urbanas e principalmente nos grandes centros formadores de opinião. O consumidor está, ao mesmo tempo, mais distante do campo e interessado em saber como os alimentos estão sendo produzidos.

Marcelo pontua que “agora o desafio que o agro tem é outro. É o desafio de mostrar que a gente está no mesmo barco. Que a gente precisa produzir preservando os recursos, ser mais eficiente, usar menos químicos, quer preservar água, tratar bem os animais. Eu acho que essa é a grande diferença.” Fernanda entra na discussão e opina que estamos diante de um grande problema de imagem e reputação, e que o agro é um setor muito heterogêneo – pecuaristas, cooperativas, e não há conversa para alinhar qual é o grande discurso a ser feito.

O que tem de novo no Leite?

O Censo do IBGE foi divulgado, e mostrou que população está crescendo menos na média, mas com lugares específicos crescendo mais, como os ligados a agro.

Além da surpresa  de uma redução das taxas  de crescimento populacional  maiores, redução essas  maiores do que se esperava,  o outro ponto foi  a redução  da população em várias  capitais  e o crescimento do interior,  das pequenas e médias  cidades do interior,  principalmente aquelas ligadas ao agro.”, pontua Ricardo.

Paulo ainda destaca pontos para estar atento “vem uma pressão nova  que é o seguinte,  ou eu consigo atrair  o jovem, seduzir o jovem,  ou então eu vou ter  mais problemas de mão de obra  que a gente já está vendo.  Então, isso deve se intensificar, porque a população está envelhecendo.”

Os feras que fizeram parte dessa conversa:

Marcelo P. Carvalho é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1992, com Mestrado em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ/USP, em 1998. Fundador e CEO da MikPoint Ventures e Co-fundador da AgTech Garage (hoje, pertencente à PwC).

Paulo do Carmo Martins é economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Economia Aplicada pela USP/Esalq. Atualmente professor da FACC/UFJF.

Ricardo Cotta Ferreira é economista Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC) com mais de 20 anos de experiência em Agronegócios e Indústria de Alimentos.

Fernanda Bacelar é gestora de negócios na Bacelar Agroleite, publicitária, com MBA em Administração de Empresas na Espanha e 15 anos de experiência em empresas multinacionais na área de Marketing e Comunicação. Hoje produz mais de 15.000 litros de leite por dia no Paraná.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROELOF HERMANNES RABBERS

CASTRO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/08/2023

Vale agricola no youtube faz um excelente trabalho.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures