ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o mercado de capitais pode ajudar a alavancar o negócio leite?

PROGRAMA LEITE FUTURO

EM 22/03/2024

4 MIN DE LEITURA

0
6

O mercado bancário, amplamente conhecido por sua função na captação de recursos e investimentos, representa o método tradicional de financiamento no Brasil. Por outro lado, o mercado de capitais para o setor agrícola é uma novidade relativa. Mas qual é a diferença?

O primeiro programa leite futuro de 2024,  uma iniciativa do MilkPoint que tem a participação de Marcelo P. Carvalho, Paulo do Carmo Martins e Ricardo Cotta Ferreira, foi inspirado no CRA que a Leitíssimo emitiu no valor de R$ 40 milhões, dentro do Fiagro da Suno. O debate contou com a participação do Craig Bell, sócio da Leitíssimo e o Octaciano Neto, Diretor de Agronegócio da Suno, empresa responsável pelo Fiagro em questão.

Assista o episódio completo: 

 

Segundo Octaciano Neto, a principal diferença reside no fato de que os bancos emprestam dinheiro, geralmente a curto prazo, enquanto no mercado de capitais as operações permitem prazos mais longos.

Para compreender a tomada de decisão da Leitíssimo para essa forma de captação de recursos, Craig Bell esclarece a especificidade da produção de leite em comparação com os demais setores do agro. “Leva cerca de 2 anos entre uma bezerra e a produção de leite. É diferente das lavouras de soja, açúcar, necessitando um planejamento também distinto, com financiamento de longo prazo. O alinhamento de prazos foi a coisa mais importante (para decidir sobre o financiamento)”.

No debate sobre os investimentos, Octaciano destaca que “o agronegócio brasileiro é o setor mais globalizado, resiliente e dinâmico da economia nacional. É um contrassenso brasileiro investir pouco no agro. Falta por parte dos produtores e dos empresários rurais o conhecimento do que é o mercado de capitais, e falta por parte do mercado de capitais conhecimento com profundidade o que é o agro brasileiro.”

Marcelo concorda que falta o setor comunicar melhor por vários objetivos, um deles é atrair mais o mercado de capitais. E acrescenta que “o mercado de capitais pode ou vai ser um direcionador importante do setor para as boas práticas, questões ambientais, sociais e bem-estar animal.

Paulo comenta a importância desse tipo de incentivo ao produtor e que o mesmo deveria estar mais atento e aberto a esse tipo de investimento. “Aqui no Brasil a gente tem uma tradição no leite do produtor querer crescer com o recuso próprio, aí a velocidade fica menor, bem menor."

O mercado de capitais, porém, tem suas especificidades. A primeira é a necessidade de governança e gestão da propriedade rural. Segundo Octaciano, se você mistura gastos pessoais com gastos da propriedade, por exemplo, vai pagar juros mais altos. Ele alerta que, hoje, 2/3 do financiamento do agro é privado e quando o investidor houve por exemplo pautas como a renegociação de dúvidas, foge. “É preciso entender que o mundo mudou e está todo conectado”, diz.

Craig Bell explicou a necessidade de capital para a expansão e mostrou que a Leitíssimo é bom um negócio: o custo de produção de leite representa apenas 25% da receita. Mas, ao mesmo tempo, colocou que produzir leite no Brasil tem seus desafios, desde o ambiente institucional até a própria dificuldade de comprar animais em grande quantidade e bom status sanitário. Disse ainda que o ambiente tropical é desafiador: se, de um lado, há alta produtividade, de outro o manejo pode ser difícil se comparado ao clima temperado.

Sobre o futuro do leite, Craig não é muito otimista: “se não encararmos nossos problemas, continuaremos dependendo do leite importado e o Brasil não será exportador”.


Fizeram parte do debate:
Marcelo P. Carvalho é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP em 1992, com Mestrado em Ciência Animal e Pastagens também pela ESALQ/USP, em 1998. Fundador e CEO da MilkPoint Ventures.

Paulo do Carmo Martins é economista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Economia Aplicada pela USP/Esalq. Atualmente é professor da FACC/UFJF.

Ricardo Cotta Ferreira é economista Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC) com mais de 20 anos de experiência em Agronegócios e Indústria de Alimentos.

Octaciano Neto é Executivo, focado do agronegócio com mais de 20 anos de experiência, atuando no desenvolvimento e expansão de negócios e mercados, relgov e mercado de capitais, tendo originado sua carreira no setor público, desenvolvendo capacidade de diálogo, construir consensos, liderar, estabelecer relações interpessoais e enfrentamento de crises. Atualmente é Diretor de Agronegócio da Suno.

Craig Bell é Neozeolandes que decidiu investir no Brasil. Atualmente é diretor da Leitíssimo, situada na região do sudoeste baiano, em Jaborandi. A fazenda ganhou destaque por manter características próximas às fazendas neozelandesas, porém adaptada à realidade local. Grandes pivôs e o cruzamento kiwicross (holandês e jersey) fazem parte do sistema de produção, que visa otimizar o uso de insumos. A fazenda está entre as maiores produtoras do Brasil, segundo o Levantamento Top 100 do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures