ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia de ordenha robotizada garante bem-estar às vacas leiteiras

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 05/07/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com o uso do Lely Astronaut, propriedade da família Tolardo visualiza mudanças na produtividade e bem-estar animal, resultando em mais saúde e maior produtividade

Terceiro maior produtor de leite do Brasil, o Rio Grande do Sul contabiliza anualmente um total de 4,5 bilhões de litros de leite, representando cerca de 13% da produção nacional. Diariamente, são entregues às indústrias uma média de 11,3 milhões de litros para uma capacidade industrial instalada de 18,7 milhões de litros/dia.

O rebanho leiteiro gaúcho é composto por 1,3 milhão de vacas, sendo predominantemente formado por raças europeias especializadas, Holandesa e Jersey, que, como raças puras, ou cruzadas entre si, representam 93,6% do material genético utilizado nas propriedades.

É nessa realidade que a Fazenda Tolardo, localizada na cidade de São José do Ouro (RS), está inserida. A propriedade pertence a duas famílias, de Nei Tolardo e Márcio Tolardo, que juntas dividem as tarefas diárias.

Trabalhando na atividade leiteira há 24 anos, Nei e Márcio Tolardo começaram a produção com apenas três vacas, cuja ordenha era realizada à mão, apenas alguns anos mais tarde conseguiriam investir em uma sala de ordenha.

Duas décadas depois a Fazenda Tolardo conta com 78 animais da raça Holandesa e 40 em lactação. Uma média diária de 40,7 litros de leite por animal.

Marcela Tolardo, filha de Nei Tolardo, conta que a família decidiu investir no robô Lely Astronaut para conseguir atender a demanda que crescia exponencialmente. Com a aquisição da ordenha robotizada da Lely, empresa que oferece soluções em automação para praticamente toda a atividade leiteira, há seis meses, a família já consegue visualizar mudanças na produtividade e bem-estar dos animais, que se reflete em mais saúde e maior produtividade.

“O robô está funcionando há seis meses. E mesmo tendo apenas uma unidade podemos perceber mudanças na rotina, inclusive em nos fornecer mais informações sobre a saúde das vacas. Esses detalhes nos ajudam a identificar precocemente possíveis focos de enfermidade, ajudando o animal a se recuperar rapidamente sem que tenhamos baixas na produção”, detalha Marcela.

Mais bem-estar

O bem-estar animal se destaca com o uso do robô, já que as vacas vivem melhor, porque dão leite de acordo com a sua natureza, apenas quando estão cheias. A tecnologia garante ainda a segurança do alimento, pois o leite vai direto do animal para o resfriador, sem contato com germes e bactérias.

“A ordenha robotizada superou as nossas expectativas, especialmente em relação ao bem-estar dos animais”, comenta a proprietária. Para ela, a produtividade não está relacionada apenas com o volume de leite, mas também com a saúde do animal, diminuindo o número de mastites no rebanho.

Segundo Marcela, além dos números positivos, os dados gerados diariamente pelo sistema de gestão do robô melhoraram o gerenciamento da fazenda. “Com os relatórios do robô temos mais embasamentos para a tomada de boas decisões estratégicas, vejo que a dedicação e o cuidado com o rebanho aumentaram muito, principalmente, pela fidelidade dos dados fornecidos pelo robô Lely, que fez com que a produção aumentasse, já que as vacas produzem mais leite”, avalia.

Lely Astronaut

O Lely Astronaut reúne diversas vantagens que impactam positivamente no sistema de produção. As vacas manejadas em fluxo livre são atraídas para a ordenha pela oferta de ração individual, fato que deixa os animais mais calmos no manejo. A simplicidade, a funcionalidade e a praticidade da tecnologia são destaque no equipamento.

Além, claro, da reunião de informações precisas, computando índices de produtividade, dados do leite ordenhado como gordura, proteína e temperatura, e ainda in

 

formações estratégicas, como tempo preciso para inseminação e intervenção em enfermidades.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.


 



Este é um conteúdo Lely.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures