ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Utilização de suplemento oral com colostro bonivo para melhorar a tranferência de imunidade passiva em bezerros recém-nascidos

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 31/10/2023

4 MIN DE LEITURA

0
2

A atividade leiteira desempenha papel fundamental para a economia e a produção de alimentos em todo o mundo, e um dos pilares dessa produção, são os cuidados na saúde e promoção do bem-estar dos bezerros.Garantir que os bezerrosrecebam colostro de qualidade, em quantidade e no tempo certo deve ser uma prioridade para os criadores.

Como a transferência intrauterina de imunoglobulinas maternas através da placenta para o feto não ocorre nos bovinos, os bezerros nascem com níveis extremamente baixos de imunoglobulinas (anticorpos) e sua absorção imediatamente após o nascimento através do colostro materno, torna-se essencial para conferir imunidade passiva durante o período neonatal. A transferência de imunidade da vaca para o bezerro envolve dois processos principais: a concentração de imunoglobulina (IgG) presente no colostro e sua absorção no intestino do neonato.

As imunoglobulinasfornecidas pelo colostro,são a primeira linha de defesa do bezerro contra enfermidades. Rico em anticorpos, vitaminas, minerais e outros fatores que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico, o colostro também contém leucócitos de origem materna, como macrófagos e linfócitos, que entram nos tecidos do recém-nascido após a ingestão. Pesquisas demonstram que bezerros alimentados com colostro contendo maiores concentrações de leucócitos maternos apresentam respostas imunológicas mais eficientes frente aos patógenos.

É importante adotar manejos efetivos durante a colostragem, que incluem além da coleta e o armazenamento adequados, o fornecimento precoce em quantidades suficientes. Para isso, os bezerros devem receber colostro de alta qualidade logo nas primeiras seis horas de vida, pois a capacidade de absorção de anticorpos diminui rapidamente após esse período.

Estima-se que um mínimo de 150 a 200 g de IgG precisam serfornecidos ao bezerro logo após o nascimento. Enquanto para que a transferência passiva seja considerada excelente, alguns autores estimam que se devem ser fornecidos mais de 300 g de (IgG) aos bezerros. Os dois principais fatores que afetam a quantidade de (IgG) consumidassão a qualidade e volume de colostro fornecido, sendo assim é preciso ficar de olho em alguns pontos que podem gerar variações:

Idade das vacas: Normalmente, vacas mais velhas tendem a produzir colostro de melhor qualidade, devido ao maior tempo de exposição aos patógenos. Vacas de terceira cria ou mais, tendem a produzir colostro com maiores concentrações de IgG em comparação com as novilhas.

Nutrição das vacas pré-parto: A suplementação com selênio, vitamina E e vitamina B3, durante o período gestacional, apresentam efeitos positivos sobre a concentração de IgG no colostro.
Vacinação das matrizes antes do parto: A imunização das vacas durante o último terço de gestação resulta em concentrações mais elevadas de anticorpos colostrais específicos para os patógenos que compõe a vacina, beneficiando a imunidade passiva dos bezerros.

Duração do período seco: Vacas com períodos secos excessivamente curtos, menores que 21 dias, produzem colostro com menor concentração de IgG. Além disso, vacas com períodos secos mais curtos tendem a produzir menor quantidade de colostro.

Demora no fornecimento do colostro: A maior parte das pesquisas aponta que a concentração de Ig no colostro atinge o seu pico logo após o parto e diminui progressivamente, caso a coleta seja adiada. Além disso, como mencionado anteriormente, a capacidade de absorção intestinal de Ig pelos bezerros diminui significativamente a partir das primeiras seis horas após o nascimento, cessando completamente após 24 horas.

Uma estratégia eficaz para complementar o fornecimento do colostro materno é a utilização do Bezeguard®, trata-se de uma formulação prática e eficaz, na forma de pasta oral, que contém colostro bovino (IgG) e outros componentes fundamentais (aminoácidos, vitaminas, minerais, probióticos e enzimas) capazes de acelerar o FTIP (Fator de transferência de Imunidade Passiva).

Sua formulação vai de encontro ao interesse crescente em promover bem-estar animal, principalmente por suplementar o teor de imunoglobulinas em colostros de baixa qualidade provenientes de fêmeas bovinas. A presença de vitaminas ADE, complexo B e aminoácidos em sua composição desempenham um papel vital na síntese de proteínas e no crescimento, contribuindo na saúde dos bezerros.

A presença dos probióticos e prebióticos no produto, é fundamental para o desenvolvimento da flora ruminal e intestinal, no estímulo da absorção de nutrientes e no fortalecimento do sistema imunológico. Entre os vários benefícios do Bezeguard®, destaca-se também a presença da lactoferrina, enzima com propriedades antimicrobiana e imunomoduladora de ação intestinal na prevenção das diarreias.

O monitoramento e aprimoramento do manejo no fornecimento do colostro e a avaliação da eficiência na transferência de imunidade passiva aos bezerros são práticas fundamentais para o sucesso da criação. É preciso ficar de olho na qualidade do colostro fornecido e essa não pode ser determinada apenas pela observação visual, mas sim através de indicadores como a dosagem de imunoglobulinas e a concentração de proteína total no soro. A utilização de instrumentos como o colostroscópio e o refratômetro Brix permitem avaliar indiretamente a concentração de IgG no colostro e determinar se é de alta qualidade ou precisa de suplementação.

Atualmente, nas fazendas mais tecnificadas é utilizado um conjunto de metas com base em classificação da qualidade do colostro em: excelente, bom, regular e insuficiente. Isso permite que os produtores estabeleçam metas claras para a transferência de imunidade passiva em suas fazendas e ajustem seus protocolos de manejo conforme necessário. Manter um padrão de colostro de alta qualidade (IgG >5 g/dL ou Brix >22%) em mais de 90% das amostras testadas no rebanho é uma meta recomendada para a produção de leite bem-sucedida.

Em resumo, garantir uma transferência eficiente de imunidade em bezerros é essencial para a produtividade, para isso é preciso adotar práticas adequadas no manejo com objetivo de obter animais mais resistentes às enfermidades com maior desenvolvimento que garantam o sucesso e o futuro da atividade leiteira.

Lucas Azevedo Catananti - Consultor Técnico de Grandes Animais - UCBVET Saúde Animal
Marcos Ferreira - Gerente de Produtos de Pecuária - UCBVET Saúde Animal

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures