ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sel-Plex ™: O mineral que precisa da sua atenção!

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 09/01/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

Para um desempenho melhor das vacas, muitas vezes o produtor olha para todos os pontos críticos que estão sempre sendo falados mundo afora, como, por exemplo:

· Instalações;

· Distúrbios fisiológicos;

· Estresse térmico, dentre outros.

Porém, em algumas situações, detalhes muito sutis podem fazer grande diferença.

Esse é o caso de suplementação do selênio na dieta dos animais.

Mas, afinal, o que é selênio?

O selênio é um micromineral que desempenha um papel crítico no controle e regulação do sistema antioxidante celular. O estresse oxidativo em animais de produção, incluindo vacas leiteiras, compromete seu estado de saúde e pode causar imunossupressão, diminuição da produtividade e desempenho reprodutivo (2019, Peter F. Surai).

Por isso, a importância do selênio na nutrição animal também tem sido associada a uma série de benefícios para a produtividade e a qualidade dos produtos de origem animal, como leite e carne, que dependem do fornecimento do mineral na forma e dosagem certas.

Outro benefício é a transferência materna de selênio orgânico através da placenta e do colostro, que melhora a capacidade do bezerro de sobreviver e se desenvolver. Além disso, o selênio orgânico contribui para a função reprodutiva, e a melhora do animal no pós-parto (GUELPHY, 2023).

A levedura enriquecida com selênio despontou como uma fonte mais eficaz desse mineral, resultando em um aumento do número animais jovens, estímulo da função imunológica, melhorias gerais no desempenho animal e uma melhor vida útil para carne e leite.

Uso e Aprovação

Em 2003, a FDA (Food and Drug Administration, em inglês), agência federal dos Estados Unidos responsável por proteger a saúde pública, garantindo a segurança, a eficácia e a segurança dos medicamentos humanos e veterinários e também dos produtos biológicos, aprovou a levedura enriquecida com selênio para vacas leiteiras como uma forma legal de selênio orgânico. Esta aprovação foi baseada exclusivamente em dados enviados sobre o Sel-PlexTM (Alltech, Inc).

Dessa forma, a levedura enriquecida com selênio é uma ótima ferramenta nutricional por contribuir para o desempenho do rebanho. Um estudo de Illek e colegas (2011) demonstrou que as vacas suplementadas com Sel-PlexTM tiveram menor contagem de células somáticas que o grupo controle (P < 0,01), assim como os animais que receberam a fonte inorgânica, conforme Figura 1. Desse modo, demonstra-se que faz parte de uma construção importante da qualidade de leite.

Pioneira em pesquisa e desenvolvimento de soluções à base de selênio, a Alltech está à disposição dos produtores para auxiliá-los no que for necessário em relação ao tema. Para mais informações sobre o Sel-Plex, acesse: Elevando o desempenho das vacas leiteiras com selênio orgânico | Alltech ou entre em contato com nosso time.

 

Referências:

MURPHY, Richard. Organic selenium: a comparison of form, source and function. Dunboyne, Ireland: Alltech, 2023.

TÓTH, R. Juhászné et alThe role of selenium in nutrition and the manufacturing of selenium-enriched mil. 1 University Of Debrecen, Faculty Of Agricultural And Food Sciences And Environmental Management, Institute Of Food Technology: Acta Univ. Sapientiae, 2022.

Illek J., Kumprechtova D., Kudrna V. (2011). The effect of supplementation of selenium from organic and inorganic sources on the occurence of mastitis and somatic cell counts in milk of Holstein cows. Intl. Conf., Prophylaxis of Herd and Production Diseases, Leipzig, Germany, Oct 7-8, 2011.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures