ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto do Axcelera-C na vida dos bezerros após o desmame

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 26/09/2023

6 MIN DE LEITURA

2
2

Elias Bungenstab, Global Technical Manager for ruminants
Nelson Ferreira Jr, LAM Ruminant Business Manager
AB Vista

A nutrição adequada no início da vida de uma bezerra afeta significativamente sua vida adulta e a produção de leite. Ela desempenha um papel importante no desempenho do animal (van Niekerk, et al., 2021). O peso corporal influencia muito a capacidade da novilha de atingir a maturidade sexual e, com oportunidades adequadas de crescimento precoce, as novilhas se reproduzirão mais cedo e em uma idade mais jovem.

Pesquisas mostram que a nutrição adequada resulta em um aumento na produção de leite na primeira lactação. De acordo com Heinrichs e Heinrichs (2011), um aumento de 1 kg na ingestão de matéria seca no desmame proporciona um acréscimo de 286 kg na produção de leite equivalente à maturidade (ME) na primeira lactação de 305 dias. A nutrição adequada no início da vida também significa mais produção de leite ao longo da vida. De acordo com Soberon et al. (2012), o ganho de peso antes do desmame se correlaciona significativamente com a produção da primeira lactação - seus dados mostram que, para cada 1 kg de ganho de peso (GPD) antes do desmame, as novilhas produziram mais 849 kg de leite durante a primeira lactação.

Os ganhos nutricionais mais eficientes de um bezerro ocorrem durante os dois primeiros meses de vida (~70%), e os ganhos mais econômicos normalmente diminuem no período logo após o desmame, caindo para ~30%. Os bezerros geralmente sofrem um retrocesso imediatamente após o desmame, quando a ingestão e a digestibilidade são comprometidas. Esse retrocesso pode resultar em uma possível redução na produção futura de leite, em um risco elevado de doenças, especialmente DRB (doenças respiratórias), e no aumento dos custos de desenvolvimento da novilha.

As práticas atuais de alimentação antes do desmame visam atingir um equilíbrio entre os ganhos antes do desmame e o custo. Um estudo com vários níveis de alimentação com leite mostrou que os bezerros que receberam menos leite comeram mais ração inicial e também fizeram significativamente mais idas ao bebedouro de leite, mesmo este estando vazio, inclusive após o desmame. Esses bezerros, embora ainda estivessem com fome, não estavam dispostos a satisfazer esse desejo com mais ração inicial (Rosenberger, et al., 2017). A preferência dos bezerros varia significativamente para diferentes alimentos sólidos.

Os bezerros são programados para consumir leite, que possui aproximadamente 35% de lactose. A lactose é composta de glicose e galactose, e o bezerro é enzimaticamente preparado para utilizar esses monossacarídeos. A sacarose é composta de glicose e frutose e pode não ser nutricionalmente equivalente. Em um estudo, a substituição da lactose por glicose para bezerros não desmamados aumentou as perdas por morte (Wilms, et al., 2019). Os programas atuais de criação intensiva de bezerros dependem do aumento significativo da ingestão de leite - muitas vezes o dobro - o que melhora consistentemente os ganhos antes do desmame. Um estudo recente comparando bezerros que receberam 5 (baixo) ou 10 (alto) litros de leite por dia mostrou que o GPD para o leite alto foi de 750g nas primeiras três semanas de vida contra 350g para o leite baixo. No entanto, esses bezerros consumiram menos ração inicial durante o desmame (720g. vs. 1.1kg), levando a um desempenho inferior após o desmame (Haisan, et al., 2019).

A questão é: como podemos alimentar os bezerros com altos níveis de leite e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo de ração iniciadora?

A AB Vista tem uma resposta: Axcelera-C. Ative o desempenho vitalício dos bezerros.

O Axcelera-C é uma nova classe de produto: acelerador de rúmen. Ele foi balanceado para melhorar a ingestão e a digestibilidade no bezerro jovem. Os bezerros reconhecem as semelhanças com o leite e isso desencadeia uma ingestão mais precoce e consistente de alimentos sólidos. Ele permite que as bezerras obtenham os benefícios de melhores transições de desmame e programação positiva do desenvolvimento. O Axcelera-C oferece a flexibilidade necessária para atingir uma série de objetivos, tais como:

- Criação intensiva com quantidades adequadas de líquido, quando adicionado a programas convencionais

- Maiores pesos ao desmame, puberdade mais precoce e/ou dias reduzidos até o desmame.

Em regiões onde o clima frio pode exigir mais do bezerro, o Axcelera-C pode ajudar o bezerro a lidar com o estresse do frio, fornecendo energia extra. O aumento das necessidades de manutenção dos bezerros durante o clima frio é necessário para evitar uma possível perda de peso e depressão do sistema imunológico. O aumento da ingestão de matéria seca do Axcelera-C compensará o aumento das necessidades energéticas de manutenção durante o clima frio.

O que é Axcelera-C?

- Complemento alimentar peletizado pré-inicial feito com um processo patenteado de peletização a frio

- Altos níveis de lactose (40%) de leite e soro de leite em pó

- Proteína altamente palatável e digerível proveniente de flocos de soja e aveia tratados termicamente

- 12% de gordura, oferecendo prováveis benefícios nutracêuticos, além de energia

- Micronutrientes essenciais

O Axcelera-C também fornece o DFM (Direct Fed Microbial) ou probiótico, Enterococcus faecium, que promove um microbioma saudável na parte inferior do intestino e age diretamente contra patógenos. O E. faecium pertence a uma classe de bactérias que tem como alvo local a produção de lactato, bacteriocinas e radicais livres de oxigênio para evitar que bactérias patogênicas se estabeleçam no intestino, com o benefício principal de reduzir a diarreia. Menos dias com diarreia antes da desmama significam mais leite na primeira lactação, proteína e gordura (Heinrichs e Heinrichs, 2011).

Durante um teste em uma fazenda em Nova York com 20 bezerros, 10 recebendo Axcelera-C e 10 como controle, todos os bezerros foram pesados ao nascer. Os bezerros do grupo controle foram colocados na programação de alimentação em vigor na fazenda. Os bezerros que receberam Axcelera-C foram introduzidos ao produto (114g/bezerro) nos dias 3 a 7. Os bezerros foram mantidos apenas com Axcelera-C até o 12º e 14º dia, pois era quando estavam consumindo a maior parte do produto. Do 14º dia ao desmame, os bezerros foram introduzidos em uma proporção de 70:30 de grãos e Axcelera-C. Ambos foram aumentados lentamente à medida que o consumo aumentava. Uma semana antes do desmame, os bezerros Axcelera-C tiveram o leite reduzido de 4,5 litros para 2,2 litros de leite por dia. Os bezerros foram então desmamados quando estavam comendo 1.6kg de grãos/dia.

Resultados:

- Os bezerros do grupo Axcelera-C foram desmamados 10 dias antes do grupo Controle.

- Aos 90 dias, os bezerros Axcelera-C ganharam 70g/dia a mais do que o controle, o que resultou em um GPD de 830g/dia.

- Também houve efeitos positivos do Axcelera-C no estresse por calor na segunda metade do estudo.

- O estresse por calor afetou tanto os bezerros alimentados com Axcelera-C quanto os bezerros do controle, mas os bezerros alimentados com Axcelera-C lidaram melhor com o calor, tendo um GPD de 180g/dia a mais do que os bezerros do controle desde o momento da mudança até 90 dias.

Com esses resultados de maior crescimento, o Axcelera-C proporcionou à fazenda a capacidade de mover os bezerros de lote mais cedo, colocá-los no TMR mais rapidamente e reduzir os custos de mão de obra.

Programa recomendado

1. Ofereça o Axcelera-C isoladamente, a partir do segundo ou terceiro dia, em quantidades pequenas. 

2. Com 7 a 10 dias, misture o Axcelera-C com a ração inicial, 30% AxC:70% ração inicial, e ofereça à vontade.

3. Desmame os bezerros quando eles estiverem consumindo de 1.0 a 1.5 kg por dia de ração seca por animal.

Referencias disponíveis mediante solicitação.

Para saber mais sobre a AB Vista e seus produtos, entre em contato pelo LAM@abvista.com

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WENDEL FREITAS

EM 02/10/2023

Onde encontro o axcelera-C na Bahia?
Ele também é indicado para ovinos de corte?
ELIEZER FURTADO DE CARVALHO

SILVÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2023

Gostaria de saber onde o AxceleraC está disponível em Goiânia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures