ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Robotizada - juntos, o robô aproximador de alimento e o robô de ordenha vêm mostrando resultados animadores

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 10/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

A cada dia, as inovações tecnológicas se fazem mais presentes em nossas vidas. E isso não é privilégio dos centros urbanos. Nas áreas rurais, diversas tecnologias vêm sendo implementadas a fim de otimizar as produções.

É isso o que vem acontecendo na fazenda da família Freyhardt. Com a implementação do Lely Juno, um robô aproximador de alimentos, e do Lely Astronaut A5, um robô de ordenha, a produção leiteira aumentou bastante.

Ernesto Freyhardt e seus filhos, Gustavo e Guilherme Freyhardt, representam a quarta geração da atividade leiteira da família. Eles têm uma propriedade familiar, com poucos funcionários. E têm cerca de 160 vacas em fase de lactação. Por isso, optar pelo uso de recursos tecnológicos foi a melhor opção.

Antes da aquisição dos robôs, eles faziam tudo mecanicamente: misturavam e distribuíam o alimento para as vacas. Depois, passavam várias vezes ao dia empurrando a comida manualmente para perto delas, a fim de que elas pudessem ter acesso a dieta distribuída no cocho. Isso, além da ordenha, atividade que requeria que eles acordassem às 3:30h da manhã para fazer de maneira convencional.

Mas, tudo mudou para melhor com a aquisição dos robôs para a fazenda que, em conjunto, vêm otimizando as atividades e aumentando a produção. Hoje, o Ernesto precisa apenas fazer a mistura e a distribuição dos alimentos. Então, o Juno é programado para passar de 2 em 2 horas empurrando o alimento para mais perto dos animais e chamando-os para comer. Assim, eles alcançam a comida com mais facilidade e disponibilidade podendo se alimentar quando têm interesse.

 

Adaptação

A adaptação dos animais quanto ao padrão do robô do ordenha foi muito boa. Eles não se mostraram nem um pouco assustados ou receosos com relação à tecnologia. Segundo a família Freyhardt, todo o processo de implementação foi bem melhor do que o esperado.

Além disso, o recurso tecnológico permite que a dieta dos animais seja otimizada pelo produtor e seu nutricionista. São feitas programações de oferta de parte do alimento concentrado quando as vacas visitam o robô no momento da ordenha, levando em consideração sua categoria: novilha, recém paridas e estádio da lactação. Possibilitando assim, maior eficiência de produção de leite por kg de concentrado consumido, acima dos tradicionais 1 para 3, (1 kg de concentrado para 3 litros de leite).

 

Combinação de tecnologias e seus benefícios

A combinação entre os robôs se mostra interessante porque, conforme as vacas se alimentam bem, elas dão ainda mais leite. Então, enquanto o Juno cuida de manter os animais sempre bem alimentados, o Astronaut A5 cuida de fazer a ordenha 3 ou 4 vezes por dia. Ao garantir que as vacas se alimentem corretamente, tem-se a possibilidade de um número maior de ordenhas.

Outros ganhos interessantes a se destacar é que, como os produtores não precisam mais gastar horas empurrando o alimento ou ordenhando as vacas, eles têm mais tempo para olhar para os animais, tomar decisões e gerenciar a propriedade como um todo. E para aproveitar seus momentos de lazer.

 

 

 

Este é um conteúdo Lely.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures