ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Contaminação microbiana do leite - Resultados em 24 horas com Innovate

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 19/06/2023

4 MIN DE LEITURA

0
0

Espera-se que o mercado global de embalagens assépticas para alimentos e bebidas atinjam 35 bilhões de dólares até 2025, impulsionado pela crescente popularidade dos laticínios. Estima-se que o mercado de alternativas aos produtos lácteos alcance os US$ 53 bilhões até 2028, sendo atualmente liderado por produtos à base de soja, com o leite de amêndoa, de coco e de aveia ganhando cada vez mais popularidade.

O “leite” em geral é processado usando métodos térmicos como a pasteurização (empregada há décadas). As desvantagens desses métodos são o prazo de validade restrito ou limitado, a necessidade de distribuição refrigerada e de refrigeração após a compra. A demanda crescente vem obrigando os fabricantes a avaliar métodos assépticos para o processamento e a embalagem desses produtos. O empecilho neste caso são os custos mais elevados, a manutenção de estoque até o lançamento dos produtos e a necessidade de contar com equipes técnicas mais especializadas. Para compensar esses custos, os fabricantes estão procurando formas de otimizar os processos, incluindo testar os produtos finais quanto à contaminação.

Nos testes de contaminação, as avaliações tradicionais utilizam métodos diretos e indiretos para detectar microrganismos nos produtos finais. Embora esses processos sejam relativamente confiáveis, são manuais, propensos a erros e os resultados podem demorar até 15 dias, consumindo recursos valiosos, tempo e espaço de incubação. Outros métodos, como medições de pH, também exigem testes complementares para confirmar a contaminação microbiana (ou seja, cultura em placa).

No entanto, há muitos problemas com as inspeções visuais de cultura, por exemplo, muitas placas precisam ser cuidadosamente avaliadas, mesmo que nenhum crescimento seja observado inicialmente, para confirmar a ausência de pequenas colônias. Além disso, o crescimento de colônias em uma placa não identifica o organismo. Portanto, é necessário realizar testes adicionais para classificar e confirmar a espécie, o que aumenta o risco de erros e requer mais dias para ser concluído.

Para reduzir o tempo necessário para obter os resultados e otimizar os testes de laboratório, é necessário um método rápido: o sistema Innovate da Hygiena. Os resultados podem ser obtidos em menos de 30 minutos e até 96 amostras podem ser processadas de uma só vez (não é necessária uma incubação secundária como em outros métodos baseados em crescimento). Além disso, são suportadas diferentes matrizes de produtos: desde leite, creme molhos, sopas, caldos, sucos e bebidas. Isso é possível graças à tecnologia avançada que elimina componentes de células somáticas (incluindo ATP não microbiano), antes da detecção do ATP microbiano. Além disso, a tecnologia pode ser empregada em uma ampla faixa de pH, em função da sua alta capacidade tamponante.

Após a análise do produto (<30 minutos), é gerado um relatório de todas as amostras testadas, permitindo a liberação rápida dos itens com teste negativo. Isso permite uma redução rápida do estoque, possibilitando um envio mais ágil dos produtos. No geral, diminui os custos de fabricação, visto que lançar o produto antes significa obter um faturamento mais rápido. Além disso, a agilização dos processos na fabricação libera um volume maior com o mesmo custo ou menos.

Para validar completamente este processo de teste, a Hygiena™ trabalhou recentemente com diferentes parceiros do setor de laticínios e de alternativas aos produtos lácteos para testar o tempo necessário para obter resultados em várias bebidas: leite UHT, leite ESL, leite de aveia e leite de soja. O objetivo era determinar se o sistema Innovate conseguiria detectar baixos níveis de microrganismos em diferentes bebidas, usando o kit RapiScreen™ Dairy para detecção de ATP, comparando os resultados com outros métodos, incluindo os de pH e cultura em placa. Geralmente, um produto é incubado em sua própria embalagem para enriquecer o ATP de qualquer célula microbiana contaminante. Como controles negativos, foram usados produtos não contaminados para definir a linha de referência de comparação e determinar o que constitui um resultado positivo.

Em todos os casos, para todos os organismos testados (exceto para o Clostridium sporogenes no leite ESL de aveia), o sistema Innovate foi capaz de detectar a contaminação em níveis baixos (~10 UFC por embalagem) no período de 24 horas. Os valores de RLU nos produtos contaminados ultrapassaram os limiares de RLU dos produtos não contaminados, definidos como o equivalente a três vezes os valores de referência. Baixe aqui os estudos (em inglês):

Como resultado da detecção rápida com baixos níveis de contaminação em 24 horas, a economia de custos é significativa para qualquer instalação. Embora os custos de controle de qualidade sejam semelhantes, o investimento nos produtos finais e no estoque de segurança sofre uma redução significativa, o mesmo ocorrendo com os custos relacionados ao espaço de armazenamento. Além disso, a liberação positiva dos produtos ajuda a evitar custos de recall e protege a marca, o que representa benefícios adicionais significativos da introdução de um sistema de teste rápido como o sistema Innovate. Como vantagem adicional, as instalações de alto volume podem automatizar a amostragem de produtos usando o Innovate Autosampler III.

Saiba mais sobre o Sistema Innovate e o Autosampler III aqui.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures