ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como identificar o leite A2?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 23/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
7

O leite que bebemos é uma mistura de substâncias, incluindo diversas proteínas. Uma dessas proteínas no leite é a beta-caseína. Existem diferentes tipos de beta caseína, sendo as mais comuns as proteínas A1 e A2. O leite pode conter somente a proteína A2 (proveniente de animais A2A2), somente a proteína A1 (animais A1A1) ou uma mistura das duas (animais A1A2).
 

Como saber se o leite é A2?

Para saber se o leite é A2 puro, é preciso identificar quais proteínas estão presentes no leite de vaca e detectar se realmente existe apenas a proteína A2 no leite, ou se há alguma contaminação com proteína A1.

Existem técnicas laboratoriais, bioquímicas, para identificar qual proteína está presente no leite, diferenciando as duas proteínas, e ao confirmar a ausência da proteína A1 no leite, atesta-se que o leite é realmente puro A2.
 

Teste de leite A2

Recentemente foi criado, no Brasil, um teste rápido, que se assemelha a um teste de gravidez, que permite identificar, na hora, a pureza de leite A2, analisando uma única gota de leite.

No teste, desenvolvido pela empresa Scienco Biotech, o consumidor pinga uma gota de leite no dispositivo e o teste detecta se há presença da proteína A1 no leite. Se houver a presença de proteína A1 no leite, o teste será capaz de detectar, e o consumidor identifica que o leite não é A2.

O teste rápido tem sensibilidade de 99%, então consegue identificar contaminações de até 1% com a proteína A1.

Esse tipo de análise é muito importante para o controle de qualidade de laticínios que processam o leite A2. Toda indústria precisa usar testes que auxiliem no controle de qualidade dos produtos gerados, e a identificação da proteína A1 no leite e em seus derivados é uma técnica essencial para assegurar a ausência de proteína A1 no leite A2.

De acordo com Danielle C. Montebeller – Coordenadora de Qualidade dos Laticínios Fiore, o teste tem agregado mais qualidade e confiança na sua produção: “Atualmente produzimos leite A1 e A2. O teste rápido tem nos ajudado no controle de qualidade, confirmando que todas as ações realizadas são eficientes para que não haja contaminação do leite A2 com o leite A1.”

A supervisora de qualidade da Cooperativa dos Produtores rurais de Prata- Mg, entende que o uso do teste gera redução de custo no processo de qualidade da Cooperativa: “Compramos o teste da Scienco para confirmação do processo no recebimento de leite de vacas genotipadas A2A2, ficamos muito satisfeitos, pois conseguimos reduzir os custos mensais com verificações dos técnicos em campo, e temos segurança do processo. Hoje, nossas visitas são semestrais apenas para acompanhamento das vacas na propriedade e certificação de que o teste realmente é seguro.”                              

A tecnologia de detecção de leite A2 tem sido avaliada por produtores e especialistas do Brasil e da Nova Zelândia. Segundo David Broad, Diretor da Fazenda Te Mangoroa - Laticínios Leitíssimo: "É uma bela tecnologia que dá uma resposta precisa em 15 minutos, na fazenda. Vai revolucionar como o alelo A2 vai ser diagnosticado futuramente".

Países pioneiros no uso de leite A2 em fórmulas infantis, como a China, por exemplo, também adotam testes de controle de qualidade laboratoriais no leite produzido, garantindo a ausência de proteína A1 no leite A2.

Para conhecer mais sobre o novo teste rápido para detecção de pureza de leite A2, clique aqui

Ou pelo telefone (49) 9 9973-4733 ou pelo WhatsApp aqui.
E e-mail: vendas2@scienco.bio.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures