ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BVD: muito mais que um entrave para a fertilidade das vacas

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 09/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
3

A diarreia viral bovina (BVD) é uma doença viral de bovinos de grande importância em termos econômicos¹. A doença é conhecida principalmente devido aos prejuízos relacionados com a reprodução, como infertilidade, baixa taxa de concepção, maior intervalo entre partos, perda embrionária precoce, abortamentos e defeitos congênitos.

Segundo Richter et al. (2017) o impacto econômico da BVD pode variar de US$ 0,50 a US$ 687 por cabeça. Contudo, a doença não afeta apenas o trato reprodutivo dos animais, mas tem implicações também no desempenho e na produção de leite. Este impacto também está relacionado com imunossupressão, retardo no crescimento dos animais, quedas na produção, mortalidade e tratamentos paliativos para doenças oportunistas.

Devido à imunossupressão causada, a BDV pode “abrir as portas” para outras doenças que afetam o complexo respiratório, reprodutivo, doenças do trato gastrintestinal e infecções da glândula mamária. Assim, surtos de BVD têm sido relacionados com redução repentina na produção de leite, maiores taxas de mastite e CCS no tanque.

Uma das principais ferramentas para prevenir os prejuízos causados pela BVD, inclusive os efeitos na produção de leite, é por meio da vacinação do rebanho. Um estudo recente comparou a produção de leite em animais vacinados e não vacinados em rebanhos endemicamente infectados pela BVD e observou que a produção de leite nos animais vacinados no início e meio de lactação foi de 0,61 a 1,8L a mais quando comparado às vacas não vacinadas.

Os cientistas associaram esta diferença de produção principalmente com o déficit de energia observado em animais infectados. Isso acontece porque a infecção estimula a produção de anticorpos e células de defesa, o que consome muita energia. Animais não infectados, por sua vez, têm os recursos corporais disponíveis para a produção de leite.

Estes resultados foram observados mesmo em rebanhos endêmicos, em que se presumia que os animais já tivessem imunidade devido à exposição prévia ao vírus. Veja o estudo completo aqui.

Esta pesquisa foi conduzida utilizando a vacina viva contra BVD da Boehringer Ingelheim, a Bovela®. Esta vacina pode ser aplicada em animais a partir de 3 meses, com dose de reforço a cada 12 meses e a conveniência de poder vacinar todo o rebanho de uma vez, pois não há contraindicação em relação ao estágio da gestação ou lactação.

Ainda com dúvidas sobre vacinar ou não o seu rebanho? Lembre-se: a BVD não causa apenas baixa fertilidade, mas também perdas significativas na produção de leite. Você pode calcular a viabilidade do produto utilizando a calculadora abaixo:

¹ Schmitt–van de Leemput E, Metcalfe LVA, Caldow G, Walz PH, Guidarini C (2020) Comparison of milk production of dairy cows vaccinated with a live double deleted BVDV vaccine and non-vaccinated dairy cows cohabitating in commercial herds endemically infected with BVD virus. PLoS ONE 15(10): e0240113. https://doi.org/ 10.1371/journal.pone.0240113

 

Este é um conteúdo de Boehringer Ingelheim.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures