ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Antibiótico terapia como ferramenta na Medicina Veterinária

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 21/01/2019

3 MIN DE LEITURA

1
2

A descoberta dos antimicrobianos permitiu muitos avanços à saúde humana e à saúde animal, controlando doenças bacterianas responsáveis por inúmeros casos de infecções, sequelas e perdas na produtividade e óbito de indivíduos. Doenças mortais passaram a ser tratadas com antibióticos, trazendo longevidade e qualidade de vida aos pacientes.

Existe uma vasta gama de princípios ativos com ação antimicrobiana, permitindo aos veterinários a recomendação de diferentes drogas para cada caso, quando necessário. Indubitavelmente o antibiótico mais importante da História é a penicilina, nas suas diferentes apresentações, a qual desde os anos 40 vem contribuindo no tratamento de pacientes portadores das mais variadas enfermidades, tanto humanas como na sanidade animal.

Na Veterinária, vem sendo usada contra diversas doenças de importância econômica, dentre elas contra as mastites, as pneumonias, as diarreias, os problemas de casco, os problemas nos tratos urinário e reprodutivo, bem como, preventivo de infecções nas fases pré- e pós-operatórias. Seu uso trouxe favoráveis possibilidades de benefícios à produção animal, contornando enfermidades comuns surgidas do avanço da intensificação da produtividade dos rebanhos de animais domésticas.

Em geral, as formulações associam penicilinas aos aminoglicosídeos, um outro grupo antibiótico de largo espectro. Assim, nessa combinação as bactérias são afetadas em mais de um ponto de sua estrutura e biologia, de forma simultânea o que eleva os resultados de cura nos tratamentos. A diidroestreptomicina é um aminoglicosídeo comumente associado à penicilina, o que tornou produtos, tais como AgrovetTM Plus, uma formulação de resultados consagrados, que vem desde o final dos anos 90 contribuindo com a produtividade da bovinocultura e suinocultura nacional, tratando algumas das doenças mais relevantes, as quais impactam a lucratividade desses segmentos do agronegócio. Isso fez com que o AgrovetTM tenha se convertido no medicamento elementar para os produtores que desejam o sucesso em sua empresa, sendo integrante fundamental de qualquer farmácia de fazenda.

AgrovetTM – A tradição que resolve mesmo

Seu efeito bactericida oferece aos produtores e veterinários um antimicrobiano eficaz para casos graves, nos quais necessita-se a destruição direta do agente causador de doença, o mais rápido e eficientemente possível. Não há tempo para esperar a resposta do organismo, como nos casos da adoção de antibióticos bacteriostáticos.

Uma formulação que combina dois antibióticos com sinergismo quanto à farmacocinética (FIGURA 1), a benzilpenicilina procaína e a diidroestreptomicina, associados a um potente anti-inflamatório não esteroidal, o piroxicam. Assim, ao mesmo tempo que combate as bactérias Gram positivas e Gram negativas, dissipa os efeitos nocivos do processo inflamatório exacerbado, favorecendo a franca recuperação dos animais em tratamento.

Quanto a sua atividade, as penicilinas são tempo dependentes, ou seja, seu efeito é obtido quanto mais tempo sua concentração plasmática estiver acima da Concentração Mínima Inibitória (CIM ou MIC), a qual, por sua vez, pode variar entre espécies de bactérias e dentro da própria, em decorrência de avanços da resistência microbiana. Por esta simples razão, os antibióticos penicilínicos DEVEM SER ADMINISTRADOS DURANTE 3 A 5 DIAS, caso contrário há ineficácia e abre as portas para a resistência microbiana, por subdosagem. Em resumo: quanto maior a potência e o tempo acima do CIM, melhores os resultados terapêuticos (FIGURA 1).

Figura 1. Esquema teórico desejado com a sinergia entre Penicilina procaína e a Diidroestreptomicina. Como são Tempo dependentes, devem ser aplicados por três a quatro dias em sequência, favorecendo a persistência acima da Concentração Mínima Inibitória (CIM)

Uma vantagem adicional é que além de pronto para o uso, traz a comodidade de não precisar refrigeração para sua conservação, tanto nas lojas quanto nas fazendas. Isso proporciona aos clientes garantias de que a qualidade do produto está preservada, independente das condições de armazenamento entre a indústria e seu uso no campo.

AgrovetTM Plus traz consigo um histórico de sucesso no tratamento de doenças dos bovinos leiteiros e de corte, bem como de suínos em sua trajetória pelo mercado brasileiro. Tem sido lembrado como o principal antibiótico pelos produtores quando necessitam um produto eficaz, fácil de usar e de extrema confiabilidade nos resultados contra as principais enfermidades que afetam a produtividade de seus rebanhos.

AgrovetTM, Elanco e a barra diagonal são marcas registradas Elanco e suas afiliadas

Código do material: PM-BR-19-0039

Para saber mais, entre em contato pelo box abaixo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

KEILANE ROSA DOURADO

MAMBAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/02/2019

Esse produto e indicada para vacas que estejam amamentando?
E e indicado para infecção uterina?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures