ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A metionina protegida como alternativa para se atingir uma agricultura mais sustentável

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 24/10/2023

7 MIN DE LEITURA

0
5

Se pensarmos em nitrogênio, o que nos vem primeiro à mente? Um elemento fundamental para a vida ou uma das principais causas de poluição ligada à agricultura?

O nitrogênio é amplamente utilizado na agricultura, como fertilizante e, também, é parte essencial da alimentação de nossos animais mas, infelizmente, na atualidade se associa quase que exclusivamente à poluição ambiental. Entretanto, uma elevada excreção do elemento na urina e nas fezes, devido a dietas desequilibradas, pode, de fato, comprometer o meio ambiente e, consequentemente, também a saúde de todos os seres vivos, incluindo os humanos. Para se reduzir o impacto ambiental de nossa produção pecuária, deve-se garantir que os nutrientes ingeridos pelas vacas não sejam “desperdiçados” e,  consequentemente,  é necessário que recorramos a dietas cada vez mais equilibradas e formuladas para cada realidade de produção.

Até o momento, o custo da ração e, em particular, o custo da fração proteica (a mais cara), estão entre os aspectos produtivos das vacas leiteiras que, certamente, mais tentamos manter sob controle. Porém, nossas vacas leiteiras convertem apenas 25-30% da proteína bruta ingerida em proteína do leite, dispersando o restante para o ambiente na urina e nas fezes, com grande impacto no meio ambiente e na saúde humana (Spek, et al., 2013; Nadeau, et al., 2007).

Ao longo dos anos, a quantidade de proteína bruta na ração foi diminuindo cada vez mais, devido, em parte, à sua integração com aminoácidos protegidos da ação ruminal. Os dois aminoácidos essenciais mais limitantes e, portanto, suplementados para o gado, são a metionina e a lisina. Conhecida e praticada há muito tempo, a suplementação de metionina protegida tem melhorado a eficiência alimentar, a produção e a qualidade do leite.

Ao nível da glândula mamária, a falta de aminoácidos limitantes, como a metionina, leva a uma redução da síntese proteica, deslocando os outros aminoácidos em excesso. Este excesso de aminoácidos relativo às necessidades é catabolizado pelo fígado, convertendo o nitrogênio presente neles em ureia, que é, subsequentemente, excretada na urina ou secretada no leite. Uma vez no ambiente, a maior parte do nitrogênio ureico se volatiliza como amônia. Mesmo durante o armazenamento das fezes, o nitrogênio é gradualmente convertido em amônia, nitratos, nitritos e óxido nitroso, contribuindo para o efeito estufa, que promove o aquecimento global. Como foi discutido, balancear corretamente a ração para vacas leiteiras e reduzir as deficiências de aminoácidos essenciais ao nível da glândula mamária são, portanto, fatores críticos para melhorar a sustentabilidade econômica e ambiental.

Analisando mais especificamente a ingestão de aminoácidos de uma dieta típica de vacas leiteiras, baseada em milho e soja, observa-se que esta fornece 25% menos metionina metabolizável que as necessidades do animal (Cho et al., 2007). Conclui-se que a adição de metionina protegida da ação ruminal não só é essencial para aumentar a produção, mas também para otimizar custos; protegendo o nutriente da degradação ruminal, melhorando sua biodisponibilidade e permitindo ao pecuarista reduzir sua inclusão, mantendo os resultados produtivos.

Um estudo recente realizado em uma fazenda leiteira de pesquisa e ensino da Universidade do Estado de Iowa, avaliou diferentes concentrações de metionina protegida na dieta de vacas leiteiras de alta produção (King, et al., 2021). O produto utilizado (Timet®, Vetagro S.p.A., 55% de metionina) explora a microencapsulação em uma matriz lipídica, protegendo o ingrediente ativo da degradação pela microflora ruminal, tornando a metionina altamente biodisponível no intestino. Para o teste, foram utilizadas 48 vacas Holandesas multíparas, as quais foram submetidas, sucessivamente a 4 tratamentos diferentes, cada período com duração de 28 dias (quadrado latino 4×4). Os tratamentos testados foram os seguintes:

1) Controle: ração total misturada (TMR; dieta descrita na Tabela 1), com 1.8% de metionina metabolizável na proteína metabolizável. Sem suplementação de metionina protegida;

2) Met-baixa: dieta controle suplementada com 11.0 g/vaca/dia de metionina protegida (20 g/vaca/dia de Timet®);

3) Met-média: dieta controle suplementada com 19.3 g/vaca/dia de metionina protegida (35 g/vaca/dia de Timet®);

4) Met-alta: dieta controle suplementada com 27.5 g/vaca/dia de metionina protegida (50 g/vaca/dia de Timet®).

Tabela 1: Composição da ração total misturada fornecida ad libitum às vacas leiteiras suplementadas.

Composição da dieta (% MS)

 

Silagem de milho

40.3

Feno de alfafa

15.5

Milho moído

15.3

Farelo de soja

9.3

Caroço de algodão

5.7

Melaço

2.9

Mistura de grãos1

11.0

Composição nutricional (% MS)

 

Proteína bruta

17.3

FDN

31.8

FDA

21.5

Amido

23.7

Cinzas

8.1

Aporte nutricional (NRC, 2001)2

 

Energia liquida de lactação (Mcal/d)

37.2

Proteína metabolizável (PM, g/d)

2520

Metionina metabolizável (% da PM)

1.8

Lisina metabolizável (% da PM)

6.57

Lisina:Metionina metabolizáveis

3.65

Exigência nutricional (NRC, 2001)2

 

Energia liquida de lactação (Mcal/d)

37.8

Proteína metabolizável (g/d)

2626

1DDG(43%), farinha de sangue (11%), casquinha de soja (10%), farinha de carne e ossos de porco (9%), bicarbonato de sódio (7.4%), carbonato de cálcio (6%), gordura branca (5 %), sal (3.1%), ureia (2%), mistura de vitaminas (2.3%), óxido de magnésio (2.7%), fosfato monocálcico (1.4%), monensina (0.1%), biotina e Zn orgânico (0.1%) .

2Determinado usando os dados do tratamento controle

Os resultados (Tabela 2) mostraram que para a ingestão média diária de 23.3 kg matéria seca, a produção de leite melhorou linearmente, com o aumento na suplementação de metionina protegida. O grupo Met-Alta apresentou uma superioridade diária de 1.57 kg de leite corrigido para energia quando comparado ao controle.

Na composição do leite não houve variações na porcentagem de gordura, enquanto a produção de proteína aumentou 50 g/vaca/dia no grupo Met-Média em relação ao grupo controle (aumento do volume produzido e tendência de aumento na porcentagem de proteína). A metionina protegida adicional (Met-Alta) teve similar composição ao grupo Met-Média, demonstrando que, uma vez que as necessidades de metionina foram atendidas, é completamente inútil e economicamente contraprodutivo adicionar mais metionina protegida procurando incrementos maiores.

A suplementação de metionina protegida melhorou o metabolismo do nitrogênio, incrementando a conversão da proteína (aminoácidos) da dieta em leite, reduzindo a excreção de nitrogênio nas fezes e urina e diminuindo, consequentemente, o impacto da agricultura no meio ambiente.

A "Eficiência de uso da proteína", que expressa a produção de proteína do leite como percentual da proteína bruta ingerida com a ração, apresentou aumento de 4% com o incremento da inclusão de metionina protegida. Segundo White (2016), um aumento igual a 3-4 pontos percentuais na eficiência da síntese de proteína láctea poderia ser equivalente à redução de 5,0% no uso de terras agrícolas, de água e das emissões de gases de efeito estufa, tomando como referência a pecuária leiteira dos EUA.

Tabela 2: Produção e composição do leite e eficiência do metabolismo do nitrogênio das vacas sob estudo.

 

Controle

Met-Baixa

Met-Média

Met-Alta

Valor P

Leite corrigido para energia (kg)

39.73b

40.87ab

40.96ab

41.30a

<0.05

Proteína láctea (k/d)

1.20b

1.23ab

1.25a

1.26a

<0.05

Gordura láctea (k/d)

1.40

1.44

1.44

1.44

NS*

Excreção fecal de N (% do ingerido)

44.8c

36.8b

35.7ab

31.4a

<0.05

Excreção total de N (% do ingerido)

79.7a

71.1ab

66.6ab

61.2b

<0.01

Balanço de nitrogênio (g/d)1

-71.8c

-29.1bc

4.6ab

50.6a

<0.01

1Balanço de nitrogênio = N ingerido – N fecal – N urinário – N proteína láctea; *NS = não significativo;

Frequentemente, nos limitamos a considerar o uso de metionina protegida da ação ruminal como uma "ferramenta" para aumentar a produção e a qualidade do leite, sem ponderar as melhorias resultantes na eficiência nutricional. Hoje é absolutamente necessário avaliar esses aspectos, tanto pelos benefícios econômicos que isso acarreta, quanto pelos efeitos positivos na saúde e fertilidade de nossas vacas. Este estudo claramente viabiliza a metionina microencapsulada como um meio para reduzir as concentrações de nitrogênio na dieta (proteína bruta) e seus custos, garantindo excelentes resultados na cobertura das necessidades e no balanço de aminoácidos, permitindo a redução do impacto ambiental e uma produção de leite eficiente e sustentável.

Quer saber mais? Fale conosco!

Artigo original de Richard Paratte disponível na língua italiana aqui

Traduzido por Luis Depablos (luis.depablos@vetagro.com)

Este é um conteúdo da Vetagro

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures