ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O ciclo da alta fertilidade: estratégia chave para maximizar a reprodução em fazendas leiteiras

TIMOTHEO SOUZA SILVEIRA

EM 28/03/2024

3 MIN DE LEITURA

1
10

As fazendas leiteiras testemunharam uma revolução nas últimas duas décadas com relação a reprodução dos rebanhos. Programas de reprodução amplamente adotados estão no centro deste salto em frente, juntamente com o aumento do entendimento e otimização das interações entre a condição corporal, saúde geral e reprodução de uma vaca leiteira.

Em uma recente mini revisão publicada no JDS (Journal of Dairy Science - Fricke et al.(2023), pesquisadores da Universidade de Wisconsin e da Michigan State sintetizam as três décadas passadas de pesquisa científica explicando essas relações e destacam os principais pontos acionáveis para estabelecer e manter alta reprodução para um rebanho leiteiro.

Richard Pursley, PhD, da Michigan State, um dos coautores, inicialmente cunhou o termo "ciclo de alta fertilidade" para descrever este entendimento dos fatores inter-relacionados em uma fazenda leiteira que interagem para criar sucesso de reprodução.

“Depois de duas ou mais décadas de pesquisa,” explicou Pursley, “agora sabemos que o sucesso reprodutivo está ligado a outros marcadores de saúde em um rebanho leiteiro, e nos propusemos a mostrar como esse conhecimento pode ser utilizado para maximizar a taxa de reprodução de um rebanho através de mudanças simples e aplicáveis na gestão da produção na fazenda.”

Os autores revisitaram três décadas de pesquisa para apresentar o conhecimento essencial sobre esse tópico em sua mini revisão. Eles começam estabelecendo a relação entre reprodução e o escore de condição corporal (ECC) - um sistema de pontuação consistente de 5 pontos em incrementos de 0,25 há muito usado como ferramenta de gestão prática para vacas Holandesas para entender suas reservas de gordura ou energia corporal.

“Vacas mais saudáveis pós-parto, sabemos pela pesquisa, têm qualidade embrionária melhorada, têm maior reprodução na primeira inseminação e têm menos perdas de gestação,” disse o coautor Paul Fricke, PhD, da Universidade de Wisconsin. Além disso, a perda de ECC após o parto foi associada a um aumento de problemas de saúde, enquanto a manutenção ou ganho de ECC após o parto foi conectada a menos eventos de saúde registrados, incluindo metrite, mastite, cetose e pneumonia.

Então, como as fazendas podem garantir que seus rebanhos mantenham ou ganhem ECC após o parto para alcançar vacas saudáveis e altas taxas de reprodução? A pesquisa mostra que o fator crítico é vacas parindo com um ECC mais baixo entre 2,75 e 3,0, o que pode ser alcançado implementando um programa de manejo reprodutivo agressivo. Fazer as vacas engravidarem rapidamente após o término do período de espera voluntário garante um ECC mais baixo no parto, o que leva a menos perda de condição corporal após o parto e, portanto, vacas mais saudáveis que são mais férteis e capazes de engravidar novamente, reiniciando o ciclo.

“O objetivo de cada fazenda deve ser buscar fazer com que o maior número possível de vacas fique prenhe até os 130 dias de lactação para alcançar e manter este ciclo crítico de alta reprodução,” explicou Fricke.

Após revisar os dados, a equipe identificou considerações-chave para alcançar e manter um ciclo de alta reprodução:

  • Implementar monitoramento de ECC para vacas em transição 3 semanas antes do parto, no parto e 3 semanas após o parto, bem como na inseminação artificial,
  • Utilizar programas de reprodução para ajudar a estabelecer a prenhes rapidamente após o término do período de espera voluntário,
  • Estabelecer um limite para o número de vezes que vacas individuais serão inseminadas, e
  • Considerar estratégias nutricionais para evitar que vacas em lactação tardia ganhem muita condição corporal.

Os autores tiveram o cuidado de esclarecer que mais pesquisas são necessárias para vincular mais diretamente essas relações entre mudança de ECC e reprodução em vacas leiteiras lactantes. A comunidade científica está sempre se esforçando para descobrir técnicas de manejo que melhorem continuamente a lucratividade, bem como a saúde, longevidade e bem-estar das vacas leiteiras.

Ciclo de alta fertilidade

 

Resultados do estudo




Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.


Referências

Carvalho P.D., Souza A.H., Amundson M.C., Hackbart K.S., Fuenzalida M.J., Herlihy M.M., Ayres H., Dresch A.R., Vieira L.M., Guenther J.N., Grummer R.R., Fricke P.M., Shaver R.D., Wiltbank M.C. Relationships between fertility and postpartum changes in body condition and body weight in lactating dairy cows. J. Dairy Sci. 2014;97:3666–3683. doi: 10.3168/jds.2013-7809. 24731646.

Fricke, P. M., Wiltbank, M. C., & Pursley, J. R. (2023). The high fertility cycle. JDS Communications, 4(2), 127–131. https://doi.org/10.3168/jdsc.2022-0280

 

 

TIMOTHEO SOUZA SILVEIRA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IARA NUNES DE SIQUEIRA

SÃO JOSÉ DO EGITO - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/04/2024

Conteúdo perfeito.👏👏👏👏👏

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures