Muitas empresas e até nós mesmos temos receio de inovar. Mas você já pensou se cada pessoa que fez uma grande descoberta pensasse assim? Como seria a nossa rotina? Certamente, a nossa realidade seria totalmente diferente. O fato é: inovações trazem mudanças!
Em todos os segmentos, ao longo da história, tivemos inovações que mudaram a nossa forma de agir e até mesmo de pensar. Em um cenário amplo, por exemplo, vimos inovações na forma de nos comunicar e relacionar com o surgimento da internet. Somos testemunhas de um mundo cada vez mais tecnológico e integrado.
Do amplo para o segmentado, que vamos tratar neste texto, nos últimos anos vimos mudanças acontecerem em todos os elos da cadeia do leite. No campo, inovações relacionadas à ordenha das vacas, tecnologias aplicadas ao manejo e a evolução do transporte e logística da captação de leite. Na indústria, inovações relacionadas ao processamento dos derivados e mix de produtos.
Se as mudanças passadas focavam em otimização e aprimoramento, que sem dúvidas são importantes, as inovações atuais têm três grandes propósitos: diferenciação, competitividade e ir ao encontro das demandas e tendências de consumo. Propósitos que podem ser resumidos em uma só palavra: protagonismo.
Para inovar não basta ser o coadjuvante. Mesmo em um cenário incerto, como o lácteo, no qual mudanças acontecem o tempo todo, não são os coadjuvantes que são os donos do espetáculo. Quem comanda a peça é quem inova. É quem se antecipa às mudanças. É quem entende e dialoga com o seu público, mesmo que este futuramente, possa querer outros enredos.
Dessa forma, não é exagero dizer que inovar na cadeia do leite é fator de sobrevivência. Em um ambiente altamente competitivo, marcado por concorrentes diretos e indiretos: quem é você? Como você se diferencia e inova a sua proposta de valor? Como se adapta aos movimentos do mercado e do mundo?
Neste raciocínio, atualmente, algumas mudanças tanto na produção de leite quanto na de derivados vêm acontecendo. Na tendência de sustentabilidade, forte vertente de exigência consumidora, é possível encontrar produtos com uma menor pegada de carbono e até mesmo carbono zero. Neste contexto, temos grandes laticínios voltando seu olhar para questões socioambientais, dando os primeiros passos na incorporação do ESG.
Inovações relacionados ao lançamento de produtos e ampliação de portfólio também são constantes: produtos clean label relacionados à tendência de naturalidade; produtos fortificados que dialogam com benefícios à saúde e conceitos de produtos que proporcionam uma experiência, como produtos gourmet — até mesmo produzidos por indústrias.
De fato, sabemos o que o consumidor do presente quer, temos a perspectiva do “copo meio cheio.” Mas, e o do futuro? O que ele deseja? É o mesmo de hoje? Em qual intensidade? Haverá novos comportamentos? Como vamos atendê-lo? Como vamos continuar inovando? Como vamos seguir competitivos? Como vamos continuar com nossos copos meio cheios?
Se o cenário futuro é incerto e de mudanças, boas e novas informações são essenciais. É justamente essa a proposta do Dairy Vision 2021: antecipar tendências para enxergar oportunidades.
Nos dias 17, 18, 23 e 24 vamos trazer em 30 palestras os mais diversos temas essenciais para o futuro da sua empresa, desde tendências de mercado, inovações, desafios, oportunidades, mudanças e novos negócios. Para isso, contaremos com um time de palestrantes nacionais e internacionais formado por 10 países para proporcionar aos participantes uma visão do Brasil e do mundo.
Vem com a gente? Confira a programação completa e inscreva agora, não fique de fora do maior evento da cadeia láctea global. Seja um protagonista e encha seu copo de oportunidades!
*Fonte da foto do artigo: Freepik