ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual a tendência para os preços futuros do leite em pó?

MILKPOINT MERCADO

EM 01/03/2023

2 MIN DE LEITURA

5
10

A pergunta de milhões, e que, recebemos frequentemente sobre os mais diversos produtos lácteos. Mas para responder essa pergunta, é necessário colocar primeiro o contexto atual deste mercado.

O leite em pó pode ser comercializado de diferentes formas, sendo as mais comuns: através de sacos de 25 kg, denominados de leite em pó industrial; ou por sachês de 400g, o chamado leite em pó fracionado.

Cada tipo possui sua particularidade comercial, enquanto o primeiro é direcionado para vendas entre indústrias (leite em pó industrial); o segundo é destinado para o consumidor final (leite em pó fracionado).  

Os preços destes produtos no mercado interno estão amplamente correlacionados com os valores praticados no mercado brasileiro para os demais derivados lácteos (como UHT e Muçarela), além de ser a categoria mais correlacionada com as importações.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, foi observado um elevado volume importado nos últimos meses para a categoria de leite em pó, o que ocasiona impactos nos preços praticados internamente.

Sabemos que o Leite em pó é o principal produto da pauta importadora de lácteos, e na plataforma MilkPoint Mercado, acompanhamos os preços do leite em pó integral e desnatado praticados no Mercado Internacional — especialmente, os preços praticados por Argentina e Uruguai, nossos principais fornecedores.

Cerca de 90% dos lácteos importado pelo nosso país vêm de países do Mercosul, por isso é fundamental acompanhar o mercado e a dinâmica de preços na região, para avaliar as influências nos preços dos lácteos no mercado brasileiro.   

Além disso, monitoramos também os preços do Leilão GDT, sendo a maior referência de preços internacionais para os lácteos, e que acaba tornando-se um balizador de preços também para vendas do Mercosul.

Ter o conhecimento dos preços dos derivados lácteos no Mercosul e no Brasil, ambos disponíveis na plataforma MilkPoint Mercado, proporciona uma melhor análise da competitividade das importações – Abaixo podemos visualizar o trecho de uma das nossas análises, sobre a competitividade do leite em pó importado frente ao nacional.

Gráfico 1. Custo do leite em pó integral (importado vs. nacional).

PREÇOS LEITE EM PÓ

Fonte do gráfico: MilkPoint Mercado.

 

O gráfico acima mostra que, desde agosto, os preços de chegada do LPI estrangeiro ao Brasil têm estado em menor patamar que os preços internos, incentivando as importações. E para os próximos períodos, o que irá acontecer? Acompanhamos quinzenalmente, no MilkPoint Mercado, as variações nos preços do Mercosul e como estas mudanças impactam na competitividade do produto estrangeiro frente ao nacional.

Assine já e acompanhe este cenário conosco!

 

 

A plataforma MilkPoint Mercado

Falando em plataforma MilkPoint Mercado, um de seus maiores diferenciais se dá pela confiança de mais de 20 anos de dados acumulados referentes ao setor e um amplo networking nacional e internacional, e hoje, fornecendo informações aos 25 maiores laticínios do país! Nosso compromisso é oferecer a melhor informação do mercado, no menor tempo possível e de forma prática. Então, se você atua no setor de compras, por exemplo, a informação que você precisa estará disponível sem a menor dificuldade de entendimento para colaborar com a melhor decisão para o seu negócio!

Qualquer dúvida sobre o tema apresentado, coloque nos comentários! Para falar sobre a plataforma MilkPoint Mercado, clique aqui!

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SILVANA ARANHA

EM 03/03/2023

O cenário de vendas está sob forte cautela. E o fator preço, é o grande X da negociação. Deixando de lado, até outros pontos importantes no processo de compra
MARIO FELIX PEREIRA JUNIOR

OURO FINO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/03/2023

Então mas o povo tinha que ajudar a pecuaria leiteira ,parando de importar ,leite em pó ,pois o leite em pó não faz mussarela ,na maioria dos casos ,e tambem tinham que ver que o produtor não tem nada a ver com a alta no leite de caixinha e a muçarela ,e sim o atravessador é quem esta vendendo e repassando a um preço abusivo ,e tambem tinham que importar milho e soja de fora ..
MILKPOINT MERCADO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 02/03/2023

Olá, Mario! Como vai?

Todos os produtos lácteos (UHT, Leite em Pó, Muçarela, etc.) compõem a oferta nacional de lácteos - incluindo o volume de produtos importados. E o desempenho de vendas desses produtos afeta diretamente o preço do leite pago ao produtor.

Por isso, é fundamental analisar todas as variáveis para ter uma visão mais clara do mercado.
FERNANDO FERREIRA PINHEIRO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 01/03/2023

Quanto vocês comparam o custo do leite em pó integral importado frente ao nacional, qual a base de preço nacional utilizada? Considerando que o valor médio das importações (US$/ton) é FOB, como vocês (ou quanto) estimam o custo de internalização para os principais mercados de leite em pó nacional? Há diferença no custo de internalização para leite em pó para uso industrial e para o produtor a ser fracionado para o mercado de varejo?
MILKPOINT MERCADO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 02/03/2023

Olá, Fernando! Tudo bem?

De fato, há diferença tributária entre o produto importado e o nacional. Além disso, também há os custos de internalização para o produto importado.

Nesse caso, como preço de referência para o produto nacional temos os dados do levantamento semanal do MilkPoint Mercado. Para a categoria do nacional, consideramos a alíquota de 12% de ICMS.

Para o produto importado, a base de dados de preços também é feita através do levantamento do MilkPoint Mercado, que consulta diretamente os fornecedores da Argentina e do Uruguai. Para a categoria de importado, aplica-se a alíquota de 4% de ICMS.

Além disso, o importado também tem as despesas de internalização: Para o leite em pó considera-se 100 dólares/tonelada de frete. Além de 70 dólares/tonelada para demais despesas do processo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures