Neste case, realizado pela Consultoria do MilkPoint Mercado, a empresa contratante tratava-se de um grande laticínio brasileiro que buscava mudar seu sistema de pagamento de leite aos seus produtores diretos.
Mais qualidade, mais bonificação
Para que fosse possível um panorama de como é realizado o sistema de pagamento no Brasil e em outros países, o MilkPoint Mercado realizou um mapeamento dos sistemas, através de benchmarkings nacionais e internacionais, além de quais seriam as tendências futuras para o pagamento do leite.
“A partir desse levantamento, foi possível que a empresa mapeasse os gaps e oportunidades para o seu sistema de pagamento, optando então por um suporte na construção de um novo sistema de pagamento. De forma geral, as mudanças alteraram a bonificação por volume e a valorização da composição e da qualidade do leite adquirido, já que estes são muito importantes para a indústria e tem se tornado cada vez mais relevante.” – Disse Juliana, Consultora de projetos do MilkPoint Mercado.
Além da importância para a indústria na produção de derivados, o maior volume de sólidos tende a apresentar cada vez mais relevância e ganhos financeiros para o produtor: o número de empresas que definem suas bonificações com base no teor de sólidos tem aumentado no país. Portanto, quanto maior a qualidade em sólidos, maior a bonificação pelo leite, gerando resultados positivos tanto para a indústria, como para o produtor, acarretando assim, benefícios numa via de mão dupla.
Ganho de fidelização e garantia de qualidade
Juliana comentou também: “Desta forma, avaliamos ferramentas de fomento que sejam realmente úteis para o produtor, sendo possível que o laticínio seja um suporte, estimulando a fidelização desse fornecedor. Portanto, além do suporte, o produtor tem um pagamento compatível com o do mercado e é ainda mais estimulado a produzir um leite de ótima qualidade.”
Por fim, essa iniciativa de mudança leva a uma evolução tanto da relação indústria-produtor, que, dado o mercado cada vez mais competitivo, será cada vez mais importante; quanto para elevar a qualidade do leite produzido no Brasil.
Para que você também possa ter um case de sucesso, fale com a Consultoria do MilkPoint Mercado, clique aqui!