ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cenário econômico para fechamento de 2023 e início de 2024

MILKPOINT MERCADO

EM 04/09/2023

3 MIN DE LEITURA

0
5

Se você está lendo essa matéria, provavelmente possui muito mais dúvidas, do que respostas, neste momento. O mercado lácteo tem dessas. Volatilidade, inúmeras variáveis que se conversam e agentes que buscam uma previsibilidade. Pois bem, quero te passar alguns pontos a respeito do cenário econômico para o fechamento de 2023 e início de 2024. Vamos lá?

PIB

As expectativas para o desempenho da economia em 2023 são positivas, fazendo com que as projeções para o final do ano venham sendo reajustadas para cima. Apesar da provável diminuição do agronegócio nos resultados dos próximos trimestres, a ampliação do mercado de trabalho e o progresso do setor de serviços devem ajudar a economia a continuar crescendo.

Gráfico 1. PIB

PIB
Fonte: IBGE e Itaú - Projeção trimestral 2023 (Fonte: Itaú BBA – retirado em: 17/08/2023)

No contexto da safra 23/24, é importante considerar o impacto potencial do El Niño. Este fenômeno climático pode desencadear consequências significativas para a economia, diretamente no PIB E IPCA, principalmente devido aos possíveis efeitos adversos em regiões afetadas.

Inflação ao consumidor

Ao olharmos para os últimos 12 meses, somando todas as variações mensais, a inflação total foi de 3,99%. Entretanto, em julho do ano passado o indicador apresentava uma inflação acumulada acima dos 2 dígitos, em 10,07%. Dessa forma, vemos um cenário de inflação mais controlada neste momento.

A categoria de “Leites e Derivados” apresentou uma deflação de -0,89% no mês de julho. E no acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apresenta uma deflação (redução de preços) de -8,6%, o que tende a incentivar o volume de vendas para a categoria.  

Para o restante do ano, a previsão é que o grupo de combustíveis continue influenciando o índice para cima, ou seja, os preços dos combustíveis devem continuar subindo. No entanto, espera-se que os preços de outros produtos, como alimentos e bebidas, diminuam, o que ajuda a equilibrar o aumento geral dos preços. Atualmente, a previsão é que a inflação feche o ano em cerca de 4,9%.

Gráfico 2. Inflação ao consumidor

Inflação ao consumidor
Fonte: IBGE

Nesse contexto, o início dos cortes nas taxas de juros, representados pela Selic, poderá diminuir os custos associados a empréstimos, o que por sua vez pode estimular o consumo e os investimentos. Com efeito positivo sobre a atividade econômica, essa medida tende a impulsionar a dinâmica financeira do país, gerando um ambiente propício ao crescimento.

Outro ponto adicional de grande importância é a aprovação da Reforma Tributária, que se destaca por sua abordagem na simplificação do sistema tributário associado ao consumo no país. O objetivo primordial dessa reforma é estabelecer um critério de imposto sobre o valor adicionado (IVA), o que representa uma mudança significativa em relação aos impostos atuais, como ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS.

Taxa de desemprego

No segundo trimestre, a taxa de desemprego diminuiu ainda mais, chegando a 8,0%. Além disso, esse é o nível de desemprego mais baixo para esse trimestre desde o ano de 2014, o que indica uma situação favorável em termos de empregabilidade.

Comparando com o mesmo mês do ano passado, há um aumento notável de +1,4 milhão de trabalhadores no país. Essa situação tem contribuído para uma visão mais positiva nas projeções para o encerramento do ano de 2023.

Gráfico 3. Taxa de desemprego (PNAD)

desemprego
Fonte: IBGE

Além desses indicadores, a intenção de consumo das famílias vem crescendo. De acordo com dados da Fecomercio de São Paulo, a Intenção de Consumo das Famílias ganhou força em julho e fechou em 103,8 pontos. Com esse resultado, o índice cresceu 3,4% no mês e 26,8% se comparado a julho/2022. Assim, o indicador segue em patamar considerado otimista para compras (+100 pontos).

Conclusões do Panorama Econômico – MilkPoint Mercado

Com mais um mês de bons resultados, as projeções para o final de 2023 passam novamente por reajustes positivos e ficam em patamares bastante superiores aos estimados no início do ano. Dessa forma, a economia brasileira deve iniciar 2024 em um ambiente bem mais favorável do que o observado no início deste ano.

No último mês, a economia brasileira seguiu mostrando bons resultados para os principais indicadores. Com o início do corte dos juros, já se esperava que a taxa de câmbio se elevaria, assim como comentado no último Panorama Econômico, disponível em nossa plataforma. Dessa forma, a economia segue nos trilhos para atingir um bom resultado em 2023.

O panorama econômico completo está disponível na plataforma do MilkPoint Mercado. Para acessar, assine já ou solicite uma demonstração gratuita clicando aqui!



MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures