ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto de múltiplas coletas de ovócitos no desempenho de novilhas

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 25/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
4

Atualizado em 19/04/2023

O uso de novilhas de alto mérito genético como doadoras de ovócitos para produção de embriões in vitro (PIVE) tem sido uma excelente ferramenta para maximizar o ganho genético e a produção de um rebanho em um curto período. No entanto, levantam-se questões sobre qual é o impacto desta biotécnica na vida reprodutiva e produtiva futura das jovens dadoras.

O objetivo com este estudo foi avaliar o efeito da coleta múltipla de óvulos (OPU) sobre os resultados da PIVE, o número de serviços; a idade a concepção, a falha gestacional e a produção de leite de novilhas holandesas doadoras de ovócitos.

Foram analisados dados de 199 novilhas holandesas de 8 a 21 meses de idade, vazias ou até 90 dias de gestação, aspiradas entre junho de 2017 a março de 2021 na fazenda Ruann Dairy, Riverdale, California, EUA. Os procedimentos de OPU, maturação in vitro, fertilização e cultura foram realizadas conforme descrito por Demetrio et al. (Animal Reproduction 2020;17(3):e20200053).

Foram realizadas 1.073 OPU, com média de 5,4 ± 2,9 OPU por novilha e média de 11,2 ± 5,4 ovócitos por OPUS. Todas as OPUs foram realizadas por um profissional com mais de 15 anos de experiência. Todas as novilhas do rebanho RuAnn são liberadas para serem inseminadas pela primeira vez aos 15 meses. O primeiro serviço é feito com sêmen sexuado e os demais serviços com sêmen convencional.

A média de idade das novilhas doadoras no primeiro serviço foi de 15,8 meses. Um total de 82% (164/199) ficou gestante no primeiro (47% 93/199) ou segundo serviço (35% 71/199). Duas novilhas não ficaram gestantes e seus dados de produção embrionária não foram incluídos nas análises. Os resultados da PIVE, o número de serviços e a idade de concepção estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Número de aspirações foliculares e seu efeito na produção de embriões in vitro e nos índices reprodutivos de novilhas Holandesas.

genetica

Das 199 novilhas avaliadas, 4 de 151 novilhas (2,6%) que só foram aspiradas antes de ficarem gestantes abortaram e 1 de 46 (2,2%) que foram aspiradas durante a gestação abortaram. A incidência de aborto foi baixa, sugerindo que não houve relação com a OPU. Essas doadoras tiveram produção de leite em 305 dias de lactação corrigida para vida adulta de 14.482 kg com base em suas primeiras pesagens de leite, enquanto as outras vacas do rebanho tinham 13.902 kg.

Com base nos dados coletados, não houve efeitos negativos dos procedimentos repetidos de OPU na vida reprodutiva e produtiva de novilhas doadoras de ovócitos, mas vale ressaltar que as OPU deve ser realizada por um profissional experiente para que não prejudique a saúde das fêmeas.

A vantagem de usar novilhas como doadoras é que sua genética superior pode ser multiplicada precocemente sem prejudicar seu futuro como produtora de leite.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Referências

Este texto é parte do trabalho publicado na revista Reproduction, Fertility and Development (35(2) 130-131 https://doi.org/10.1071/RDv35n2Ab11) e apresentado na reunião anual da Sociedade Internacional de Tecnologia de Embriões (IETS) em 2023

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures