ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 pontos principais na criação de bezerras

POR MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE SUL

EM 16/04/2024

2 MIN DE LEITURA

3
9

Que bezerras são o futuro da fazenda, todo mundo sabe. Mas você sabe quais são os cinco pontos principais aos quais devemos estar atentos na criação de bezerras? 

Se você é produtor, técnico, funcionário de fazenda ou estudante da área, sua resposta provavelmente será SIM. Mas por que afinal os índices estão longe da excelência? Será que não falta profundidade quando pensamos no básico bem-feito? 

Uma bezerra saudável, normalmente, se desenvolve mais rápido e reage melhor aos desafios do ambiente. Consequentemente, se tornará uma vaca mais sadia, com mais facilidade para emprenhar e seguir com alta produtividade. Pensando nisso, montamos um workshop com o renomado e experiente veterinário da Califórnia, Dr. Sérgio Pereira, que é responsável por mais de 100.000 animais e compartilhará suas técnicas e conhecimentos sobre o manejo de bezerras, além de trazer informações práticas sobre os cincos pontos principais: 

  1. Parto: o estresse no parto pode comprometer toda a vida da bezerra. A distocia, dificuldade ou atraso no parto, na maioria das vezes, pode necessitar de intervenção humana. Essa intervenção, se realizada de forma errada, pode comprometer a vida não só da bezerra, mas também da vaca. As crias que sobrevivem ao trauma de um parto distócico pode apresentar problemas ao longo da vida e ter um desempenho pior.   
     
  2. Mãe sadia, bezerra sadia: a sanidade da vaca durante a gestação é fundamental para garantir a sanidade da bezerra. Bezerras nascidas de vacas saudáveis estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do ambiente. 
     
  3. Colostragem: ponto fundamental na criação das bezerras, e quando feita com colostro de qualidade, na quantidade ideal e no momento certo faz total diferença no desenvolvimento e na construção do sistema imune das bezerras. 
     
  4. Ambiente: assim como em recém-nascidos humanos, bezerras nascem sem seu sistema imune completamente formado, por isso precisam de uma colostragem eficiente terem contato controlado com agentes como bactérias, vírus etc. Portanto, o ambiente em que serão inseridas impacta diretamente em seu desempenho, ou seja é preciso contato com antígenos mas é crucial a higiene.

    Ao nascer, as bezerras ainda não possuem uma proteção térmica efetiva e, para não gastarem sua pequena reserva energética tentando se aquecer, é importante instalá-las em um ambiente que mantenha seu conforto térmico e que não haja muitos desafios biológicos (vírus, bactérias e fungos que causem doenças) para que sua energia seja focada em se desenvolver.  
     
  5. Alimentação: durante os primeiros meses de vida, a dieta das bezerras é primariamente o leite, seja ele um substituto de leite de qualidade, o leite da vaca ou a junção dos dois. Uma dieta rica e com nutrientes é fundamental no desenvolvimento das bezerras, assim como o momento ideal de fornecer seu acesso a concentrados e feno de qualidade. É importante monitorar o consumo de alimentos e ajustar a dieta conforme necessário para garantir que as bezerras estejam recebendo o necessário para seu desenvolvimento e para fazer melhores escolhas que equilibrem a qualidade e o custo.   

Esses pontos e vários outros serão abordados no Workshop de Criação de Terneiras. Venha conosco e atualize-se sobre os desafios, tendências e reavalie seus conceitos sobre como criar uma bezerra de qualidade.

Garanta sua vaga agora mesmo e esteja um passo à frente na criação de bezerras saudáveis e produtivas.  

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br  

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THEREZA FONSECA QUIRICO DOS SANTOS

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/04/2024

A palestra vai estar disponível no YouTube ou por zoom?
MARIA LUÍZA TERRA

RIO VERDE - GOIÁS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 18/04/2024

Olá Thereza, espero que esteja tudo bem contigo!

Quanto ao workshop, será um evento presencial e exclusivo, por isso não será gravado nem transmitido ao vivo, infelizmente. No entanto, seria ótimo tê-la conosco. Aproveite para garantir sua vaga no workshop, que ocorrerá no dia 07/05. Além disso, nos dias 08 e 09 acontecerá o InterleiteSul. Seria incrível contar com sua participação para juntos moldarmos o futuro do setor leiteiro!

Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma informação sobre os eventos, estou à disposição!
JACOB LEONARDO VOORSLUYS

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/04/2024

Bom dia,
Na Europa vejo os colegas usando uma solução de bicarbonato EV para bezerros recem nascidos de partos distócicos, devido a uma acidose sanguinea. Alguem usa esse procedimento?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures