ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Brasil 2023 aborda os principais desafios da cadeia leiteira atual

POR MARIA LUÍZA TERRA

E LUMA MARIA SOUZA MACHADO

INTERLEITE BRASIL

EM 02/08/2023

6 MIN DE LEITURA

0
8

Em sua 21ª edição, o Interleite Brasil 2023, realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com os apoios do Sistema FAEG/Senar, Sebrae Goiás e demais parceiros, teve início hoje (02/08), em Goiânia, no Centro de Convenções de Goiânia.  

Além de Marcelo Carvalho – CEO da MilkPoint Ventures, a mesa de abertura contou com a presença de Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Superintendente do Sebrae Goiás, Dirceu Borges - Superintendente do Senar Goiás, Jair José Antônio Borges - Presidente do Sindileite Goiás, Geraldo Borges – Presidente da Abraleite, Luís Alberto Pereira - Presidente do Sistema OCB/GO e com o Governador do Estado de Goiás – Ronaldo Caiado. 


Foto: Interleite Brasil 2023 - Mesa de abertura e fala de Governador Ronaldo Caiado. Fonte: Equipe MilkPoint.

Além das autoridades presentes no evento, mais de 1300 pessoas estiveram presencialmente prestigiando o primeiro dia de Interleite Brasil 2023, além de 100 na modalidade online, entre eles, os principais representantes do setor como técnicos, consultores, produtores, empresas de insumos, entidades e estudantes.


Foto: participantes Interleite Brasil 2023. Fonte: Equipe MilkPoint

O primeiro painel do Interleite Brasil trouxe à tona a pauta melhorando o ambiente de negócios na atividade leiteira. Como ponto de partida, Valter Galan, diretor técnico e de novos negócios no MilkPoint Ventures, abriu o evento com a palestra "Porque é importante olharmos para o ambiente de negócios no leite?". 

A gente vê a nossa produção há praticamente dez anos praticamente estagnada. Atualmente, vendemos volumes iguais a 2010, 2009". Valter ressaltou que atualmente há uma grande saída de produtores da atividade e que mesmo com o crescimento dos grandes produtores, eles não conseguem suprir o volume dos que estão caindo em produtividade. Ele ainda pontua que não estamos ganhando competitividade no mercado internacional, e continuamos importadores. 

Valter também destacou que “a produção de leite é competitiva. A gestão eficiente da atividade é parte muito importante” e que o ambiente de negócios é dificultado pelo grande nível de incerteza e alto risco percebido na cadeia produtiva. 


Foto: Valter Galan, Interleite BR 2023. Fonte: Equipe MilkPoint. 

Para facilitar o percurso da cadeia, algumas iniciativas vão na direção de uma maior transparência quanto ao fluxo de informações, como abordado na palestra “Duas experiências diferentes para maior transparência no mercado: câmara de conciliação do leite em Goiás e Conseleite: aprendizados e evolução”.

Paulo Scalco, Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Goiás acredita que  “o grande ganho da cadeia foi o aumento da transparência da relação entre produtor e indústria”. Os boletins mensais disseminam a informação de forma pública e como é baseado numa cesta de produtos lácteos, mostra o resultado da indústria no mercado atacadista. Paulo menciona que a volatilidade dos preços aumentou significativamente nos últimos anos e “o principal desafio - para a cadeia leiteira - é a previsibilidade” dos preços a serem pagos.


Foto: Paulo Scalco, Interleite BR 2023.  Fonte: Equipe MilkPoint.


Vânia Di Addario Guimarães, Professora da Universidade Federal do Paraná, complementou a palestra falando sobre a criação do Conseleite. “A ideia surgiu da crise do relacionamento do produtor e indústria, mas criou um modelo”. A professora reforça que o principal objetivo é gerar valores de referência para a livre negociação entre produtores e indústria. Além disso, destacou que a criação desses valores é decidido entre os representantes e que há paridade de representação entre produtores e indústria.

Vânia ainda destacou a diferenciação entre preço e valor de referência. “Valor de referência não é preço”, é apenas uma previsão do valor que pode ser pago", relata a professora. 


Foto: Vânia Di Addario Guimarães, Interleite BR 2023.  Fonte: Equipe MilkPoint.

No mesmo âmbito de preços e rentabilidade, Glauco Carvalho da Embrapa Gado de Leite, teve como tema de sua palestra “Instrumentos de mercado para proteção da renda podem fazer sentido no leite?”. 

Glauco explica que a ideia da gestão de risco é reduzir eventos extremos tanto de alta quanto de baixa e que isso pode ajudar na proteção de renda. No entanto, “ter mecanismos de gestão de risco ajuda muito, mas não resolve todos os problemas, muitas coisas estão relacionadas à produção, ao mercado, a sua estratégia e a sua eficiência”, pontua.

As ferramentas de gestão ajudam a diminuir as questões dos extremos e que “antes de mais nada é preciso buscar a eficiência e entender a situação da sua fazenda”. Quanto mais dados e estatísticas levantadas em toda a cadeia leiteira, mais investimentos é possível atrair para o setor. Uma das ferramentas que podem ser usadas para gestão é o controle de custos da nutrição e para isso, é preciso conhecer a quantidade de ingredientes a serem utilizados na produção da alimentação do rebanho.


Foto: Glauco Carvalho,  Interleite BR 2023  Fonte: Equipe MilkPoint.

O Professor da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG Milton Luiz Moreira Lima, para complementar trouxe a temática “Os novos desafios da nutrição proteica usando o NASEM 2021 para simulação de rações”


Foto: Milton Luiz Moreira Lima,  Interleite BR 2023  Fonte: Equipe MilkPoint.

Milton relata a necessidade de entender os novos conceitos e novos números da nutrição proteica. Ele ainda pontua que o foco do novo NRC é a proteína do leite e que é importante tentar combinar os ingredientes uma vez que, “uma combinação infinita de aminoácidos pode levar a possibilidades infinitas de proteína do leite.

Em continuidade a sessão de palestras, Timotheo Silveira, Superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa trouxe o tema  “Crescendo no leite em terras altamente valorizadas: fatores para o sucesso dos Campos Gerais do Paraná trouxe a história da raça holandesa no Brasil”. 


Foto: Timotheo Silveira,  Interleite BR 2023  Fonte: Equipe MilkPoint.

Timotheo  destacou a evolução do melhoramento genético. “O melhoramento genético impacta muito mais nos últimos anos do que as melhorias em nutrição, manejo e ambiência dos animais.” O superintendente relata que todo sucesso foi construído ao longo dos anos, foi pensando em melhoramento genético, nutrição, tecnologia e que foi “construído focado na rentabilidade e nas futuras gerações”. Ao final, ele deixa sugestão para que se registre, controle e classifique os animais do rebanho.

Para finalizar o painel, Karolline Fernandes, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas – Goiás apresentou a palestra “Diversificação e qualidade: caminhos para impulsionar o mercado lácteo brasileiro.”

De acordo com Karolline, “depois da pandemia de 2 anos intensos, muita coisa mudou (…) o consumidor está a frente da decisão”.


Foto: Karolline Fernandes, Interleite BR 2023 Fonte: Equipe MilkPoint.

O alto desperdício mundial, incluindo os lácteos, mostrou que um dos caminhos para impulsionar o mercado é inovar, ressaltando que inovação vem para resolver problemas. A gerente cita como exemplo, o soro do leite, que há algumas décadas não tinha uma aplicação, com alto índice de descarte e agora tem seu uso difundido na indústria. Para encerrar, Karolline deixa claro que é preciso entender o mercado, o consumidor e o contexto pode ajudar uma empresa a se diversificar. 

No debate final, com a presença de todos os palestrantes do painel e o moderador Marcelo Pereira de Carvalho - CEO da MilkPoint Ventures, a professora Vânia deixa um ponto de reflexão sobre o preço do leite: “Todo mundo fala em preço! Mas não basta só o preço, tem que ver a rentabilidade. O preço pode ser bom para um e péssimo para outro, dependendo do custo de produção. Você tem que saber que preço é bom para o seu sistema.” 

Realizado pelo MilkPoint, da MilkPoint Ventures, com o apoio do Sistema FAEG/Senar, Sebrae Goiás, o Interleite Brasil acontece nos dias 02 e 03 de agosto em Goiânia e de forma online. Todo o conteúdo do evento ficará disponível por 30 dias. Por isso, ainda dá tempo de participar! Não fique de fora, faça agora a sua inscrição, clique aqui! 
 

Patrocinadores Interleite Brasil 2023

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures