ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nem Chico Bento, nem Jeca Tatu

FABRÍCIO NASCIMENTO

EM 02/03/2021

2 MIN DE LEITURA

4
26

Personagem principal da Turma do Chico Bento, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa, Chico foi criado em 1961, um garoto de pés descalços e chapéu de palha rasgado representando o menino da zona rural. 

Jeca Tatu é um personagem criado por Monteiro Lobato, em 1914, em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista. Simboliza a situação do caipira, abandonado pelos poderes públicos brasileiros às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política.

Um deles com mais de 100 anos e outro com 60 anos. De lá pra cá muita coisa mudou e nem Chico Bento ou Jeca Tatu representam o produtor rural.

Infelizmente, muitos associam o produtor a alguém maltrapilho, sujo, barbudo, cabeludo, sem educação, ignorante,  fácil de ser enganado, andando de carroça ou de cavalo. Criam uma imagem de que o produtor de leite tem uma vaca magra, aspada (castigada), amarrada num poste, com uma corda nas pernas e no meio do barro, com uma pessoa suja a ordenhando manualmente com uma balde velho, cachorro, gato, galinhas e muitas moscas em volta.

A realidade é outra: são feitos altos investimentos em sala de ordenha, genética dos animais, bem-estar animal (sem cordas nas pernas), alimentação de qualidade e higiene, sem animais domésticos em volta.

Imaginam também uma casa de chão toda enfumaçada devido ao fogão de lenha, sem luz elétrica e que, dentro, tenha, no mínimo, um porco, uma galinha chocando, gato e cachorro, um monte de abóboras e mandioca pelo chão, entre outras coisas.

Na verdade, o produtor não é maltrapilho, não é sujo, gosta de usar roupa boa (adora ganhar camiseta das empresas), cuida da sua aparência, tem a barba feita e o cabelo cortado, alguns usam chapéu, mas não o do Chico Bento.

As produtoras gostam de andar bem vestidas, usar maquiagem, batom, unhas pintadas, joias, tudo aquilo que as mulheres da cidade usam e, mesmo tendo que fazer todas as atividades rurais, a vaidade sempre as acompanha.

No interior, existem pessoas com doutorado e outras sem diploma universitário, porém com o diploma da vida, muita experiência, muita sabedoria, muito conhecimento e não são nada fáceis de serem enganadas ou passadas para trás.

Se você quer que o Chico Bento ou o Jeca Tatu representem o produtor, dê um banho neles, coloque um smartphone em sua mão, uma roupa melhor, uma botina no pé e esquece o chapéu rasgado.

O produtor de 2021 é ligado nas novas tecnologias, bem informado, competente e profissional, preparado para o que for preciso. Esta é a imagem que devemos repassar, fazer as pessoas enxergarem a realidade do produtor.

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO SILVEIRA FEROLLA

MACAÉ - RIO DE JANEIRO

EM 04/03/2021

Só se for em São Paulo porque aqui no Rio de Janeiro ele está igualzinho aos 100 anos atrás
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2021

Fernando obrigado pelo comentário, tenho certeza que se você olhar bem, vai ver que está muito mudado.
RUBENS CARLOS LÜDTKE

TENENTE PORTELA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/03/2021

O Fabrício foi muito feliz ao desfazer a imagem de caipira do produtor rural. Mas o que se tem notado é um misto de desejo de que continuemos sendo e um "olho que cresce" porque somos bem diferentes de um Chico Bento ou Jeca Tatu. No que interessa somos tratados de atrasados e retrógrados e quando convém, atribui-se a pecha que apesar de sermos letrados e com muita sabedoria e experiência, fazemos tudo ao contrário que deveria!
FABRÍCIO NASCIMENTO

JÓIA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2021

Rubens muito obrigado pelo comentário!
Aos poucos vamos mudando esta imagem

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures