ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como devemos atuar diante de crises de imagem?

VÁRIOS AUTORES

COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR

EM 04/09/2023

5 MIN DE LEITURA

5
23

Vídeos sensacionalistas, usando rostos globais e com altíssimo alcance são recorrentes. O exemplo que vimos essa semana mexeu com o setor, que se irritou, gerando uma avalanche de respostas com diferentes abordagens. A questão principal é: Por que esperamos sempre uma crise para reagirmos ao invés de trabalharmos de forma preventiva? A segunda: Respondemos sim, mas de que forma?

Para responder essas questões convidamos especialistas em comunicação e que ou produzem leite ou estão muito próximos do setor. Inauguramos aqui uma coluna dedicada a tratar do tema “comunicação com o consumidor” e pedimos que você produtor ou profissional ligado a indústria se atentem a esse tema mais do que nunca.

Atores e influencers creem no que pregam?

Fernanda Bacelar, produtora e publicitária, nos responde trazendo a palavra coerência. No caso Marcio Garcia, ele mesmo fez campanhas há pouco tempo de produtos que levavam leite ou comendo cereais com leite e que, portanto, não há coerência entre ação e discurso. Há no meio publicitário um dito “skin in the game” que nada mais é do que ter a pele em jogo, o que não é a maioria dos casos com certeza. Não é à toa que no ranking de confiança os publicitários são os lanterninhas, dividindo espaço com políticos e banqueiros . Bacelar traz uma pesquisa, mostrando que o comportamento do consumidor nesse sentido está mudando, pois 86% das pessoas responderam que atualmente preferem clientes reais nas comunicações a influencers tradicionais que recomendam produtos (pesquisa Entribe USA). O que nos abre uma grande oportunidade, já que não existe algo mais real do que produtores rurais com suas vacas mostrando como as coisas são feitas no dia a dia.

Fernanda provoca dizendo que apostaria que ninguém ou quase ninguém na cidade faz ideia de que uma vaca passa 12 horas descansando, comendo uma dieta muito mais rica e balanceada que a nossa. Ou ainda, que suas camas são arrumadas e que tomam banho várias vezes ao dia. É sobre isso que deveríamos falar, ressalta Fernanda.

A grande maioria dos influencers vive de publicidade e quando se engajam em causas diversas conseguem impulsionar muito mais seu público a admirá-lo não apenas pelo trabalho em si, mas por outras narrativas. Michael Jackson, princesa Diana, Beyonce entre tantas outras celebridades seguiram esse caminho, que se é genuíno ou não nos cabe julgar, mas com certeza traz uma obviedade: é no mínimo tentador. “Skin in the game”.

Devemos reagir as crises ou preveni-las?

O setor leiteiro faz movimentos para se unir, se articular melhor, mas quando se trata de uma força maior para trabalhar estruturalmente o marketing e criar uma imagem dos lácteos como algo positivo, quase nada existe. Diana Jank, diretora de marketing na Letti e defensora da imagem positiva do leite diz que “Se eu pudesse definir este momento, definiria como um grande barulho desorganizado e desorientado, porém extremamente forte e potente. Acho essencial ressaltarmos o alcance do setor unido. Se move montanhas dessa forma, imagine com algo bem estruturado.”

De fato, a resposta foi forte e causou a retirada do vídeo do perfil do ator além de um pedido de desculpas, porém, após o estrago. Segundo Diana ainda “A problemática é mais profunda do que simplesmente responder com um vídeo ou uma nota de repúdio. Eu acredito no conteúdo frequente, embasado, transparente e falando a mesma língua do consumidor urbano... vamos nos posicionar, vamos lotar o vídeo de comentários, vamos tomar as medidas legais e vamos fazer barulho, mas saibamos sempre quão importante é termos uma cadeia munida de argumentos comprovados, verdades embasadas e bom storytelling. Sem isso, a gente não alcança e nem se conecta com o consumidor.”

O agro muitas vezes vive fechado em si mesmo, seja em grupos de produtores no WhatsApp ou redes sociais como Facebook e Instagram. Assim, mostra grandes dificuldades de dialogar com pessoas que nunca viram uma vaca na vida e que, portanto, são vulneráveis a todo tipo de absurdo que um vídeo sensacionalista traz. A grande massa talvez não esteja engajada em causas como veganismo, mas acaba modelando seu consumo apenas por ter uma impressão ruim de determinados alimentos. A esta população nos cabe trazer constantes imagens positivas e reais de forma que haja algo bom ligado a ideia de consumir leite, sem peso na consciência. Diana completa dizendo que o reforço positivo deveria fazer parte do dia a dia de todos da cadeia, mas que os pontos de ataque levantados sejam sempre desconstruídos de forma a não deixar arestas e terem chance de serem tomados como verdade.

Crises ocorrerão, mas como passar por elas da melhor forma possível?

Inês Rimondi, é consultora na área de comunicação na Argentina, especializada na área de produção leiteira e tem uma larga experiência na contingência de crises como esta. Ela defende que enquanto não tivermos uma agenda própria com embaixadores fortes para combater a desinformação, não teremos grandes resultados. Inês recomenda que o setor se baseie em alguns pontos cruciais

  • Identificar mensagens chave
     
  • Treinar embaixadores idôneos
     
  • Assumir e sustentar uma agenda de comunicação própria do setor que vá construir narrativas com legitimidade social.

Isto é, elencar exatamente o que e como falar e ter pessoas com credibilidade real para fazê-lo de forma que o grande público entenda. Rimondi nos lembra que a ideia de Fake News, informações enviesadas e todo tipo de sensacionalismo são moedas de troca há anos e que num momento de crise como este é normal reagirmos com agressividade ou mesmo ficarmos divididos entre atacar de volta ou apanhar calados. Porém, ver constantes ataques de formas muito parecidas apenas denunciam que não temos narrativas próprias para usar nessas horas.

Sobre as respostas, Diana Jank lamenta dizendo que é necessário manter o foco, pois ao se responder a um ataque sobre bem-estar animal com acusações sobre posicionamento político, intolerância e outros pontos, só irá desvirtuar a discussão além de ser algo completamente negativo para a imagem do setor.

É necessário que a agressividade seja canalizada para uma conversa racional e que o discurso seja focado em tantos pontos positivos que o setor tem como os investimentos crescentes em bem-estar animal, no cuidado que produtores e técnicos têm com cada vaca e, ainda, que ninguém sente prazer em ver um animal doente. Fernanda reforça que esse deveria ser o foco nesses momentos: responder o que foi dito, com base em realidade, com consistência.

Em conclusão, é necessário pensar em duas frentes: uma de estruturação do setor para evitar estragos que vídeos e conteúdos assim possam causar e outra de aprendermos a lidar com crises como essa. Ambas envolvem a necessidade de parar, respirar e pensarmos a médio prazo. Não é possível melhorar a imagem de um produto sob ataque simplesmente reagindo com fúria nas redes sociais. O caminho é a educação do setor como um todo. Por aqui vamos falar cada vez mais desse assunto trazendo reflexões, ideias, participações nos nossos eventos e tudo que estiver ao nosso alcance, porém nada disso é valido se ao passar essa onda cairmos na rotina esperando que a próxima venha.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

HAYLA FERNANDES

Descrição: Médica veterinária pela UFG, mestre em sustentabilidade e pecuária e consultora técnica. Proprietária do perfil @vaca_feliz_oficial no Instagram. Contato: (62) 99949-5588.

FERNANDA KRIEGER BACELAR PEREIRA

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NATÁLIA VASCONCELOS NAVES GONÇALVES ENDRES

VIANÓPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/09/2023

Excelente!! Acredito que o caminho inicial seja através de cada produtor criando perfis nas redes sociais de suas propriedades, mostrando a realidade e quanto nos dedicamos aos animais para entregarmos um produto de qualidade para o consumidor.
CACIANO MAFIOLETTI

PATO BRANCO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/09/2023

Excelente artigo. Agora a pergunta que não quer calar, quem deveria encampar uma iniciativa bem estruturada? Empresas do setor, Governo Federal, Embrapa, Produtores organizados? Difícil uma coesão e um alinhamento num setor tão diverso e vasto como a cadeia do leite.
WILLEM VAN DER VLIET

CAIÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2023

Muito interessante e pertinente artigo, parabéns. Uma iniciativa bem estruturada que poderia nortear ações de comunicação no setor leite é o "Sou de Algodâo", organizada pela ABRAPA - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.
THAÍS CRISTINA BRANDÃO

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 05/09/2023

Excelente artigo!
ORLANDO SERROU CAMY FILHO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/09/2023

É isso mesmo, ser reativo não confere sucesso na comunicação. As notas de repúdio servem apenas para afagar o ego dos ofendidos. Assim como a assistência técnica, a comunicação com o público deve ser contínua e inteligente. Utilizar o poder da neolinguística e sensibilizar para os benefícios do setor leiteiro para a saúde e bem estar das pessoas, por meio dos produtos de alta qualidade nutricional e sistemas de produção sustentáveis.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures