ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tripanossomose bovina: novidade no combate à doença

MSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITE

EM 19/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

A tripanosomose ou tripanossomose bovina é uma doença de muitos impactos na pecuária leiteira. Causada pelo protozoário Tripanosoma vivax, os sintomas apresentados pelos animais são perda de peso, anemia, abortos, problemas reprodutivos, queda na produção de leite, alterações neurológicas e até morte.

É comum que a tripanossomose bovina seja confundida com a tristeza parasitária bovina (TPB), porém, enquanto a Tripanossomose é causada pelo protozoário Tripanosoma vivax, a TPB tem como agentes a Babesia bovis e a Babesia bigemina (causadores da Babesiose) e a bactéria Anaplasma marginale (causador da Anaplasmose). A diferenciação das doenças é importante para realizar o tratamento correto.

“Em função da transmissão horizontal, que se dissemina com velocidade, a presença de alguns animais infectados é o suficiente para que se inicie a adoção de medidas preventivas e o tratamento massivo do rebanho com o intuito de conter o ciclo da tripanossomose, diminuindo assim o risco de morbidade e a mortalidade dos animais”, afirma Daniel Rodrigues gerente técnico da MSD Saúde Animal.

 

Lançamento para tratamento da Tripanossomose Bovina

Em busca de mitigar os prejuízos causados pela Tripanossomose Bovina, a MSD traz ao mercado seu novo lançamento, o Trypamizol.

O princípio ativo do medicamento, cloreto de isometamidium, já é ofertado no mercado, porém, o lançamento traz diferenciais em relação a concorrência. “O Trypamizol possui o dobro de concentração do princípio ativo, usando-se 1 mL do produto para cada 80 Kg, o que traz uma vantagem importante na rentabilidade das fazendas. O produto também é o único com três apresentações, 50 mL-2 g; 100 mL-4 g e 200 mL-8 g, e que pode ser utilizado em até 21 dias depois de aberto, evitando disperdício. Sua ação profilática dura por até 90 dias e seu tratamento, por 60 dias, garantindo tranquilidade para o produtor e segurança para o rebanho”, explica o médico-veterinário Rafael Luiz da Silva, gerente de Marketing de Pecuária de Leite da MSD Saúde Animal.

Estudos com o Trypamizol mostraram que o produto apresenta uma excelente eficácia sendo desta forma recomendado para o tratamento curativo na dose de 1ml para 80kg de peso corporal. Em regiões endêmicas a critério do médico veterinário, pode-se utilizar a dose 1ml para 40kg de peso corporal com o objetivo de prevenir a infecção pelo Trypanosoma vivax tendo essa proteção efeito por 90 dias.

Com Trypamizol você pode prevenir e tratar seus animais da tripanossomose de acordo com suas necessidades específicas, garantindo uma melhor e mais rápida resposta. Clique aqui e conheça mais sobre a novidade!

Por ser uma doença que gera grandes impactos na produção, é importante que o produtor esteja sempre atento aos sintomas e consulte um médico veterinário habituado para identificação correta. É válido lembrar que cada propriedade possui características próprias, o que gera protocolos diferentes para as doenças identificadas no rebanho.

Em breve, teremos mais dois conteúdos sobre o tema, enfatizando identificação da doença e os métodos de tratamento. Não deixem de acompanhar o canal!

Se tiver dúvidas, nos envie uma mensagem pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures