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Fabricação do Toddynho no Nordeste acirra a concorrência

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2002

3 MIN DE LEITURA

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Os fabricantes de achocolatados do Nordeste, como a pernambucana Frevo Brasil, que está entrando agora nesse segmento, e a alagoana Ilpisa, passam a enfrentar uma concorrência maior da Quaker Brasil, responsável pela produção do líder de mercado Toddynho. Este mês, a empresa colocou em funcionamento uma unidade industrial no município de União dos Palmares, em Alagoas, com um investimento inicial de R$ 9 milhões em instalações e equipamentos.

A indústria terá capacidade para produzir nove mil toneladas ao ano do achocolatado líquido Toddynho, gerando cerca de 40 empregos diretos e 200 indiretos. Só depois é que passará a produzir o achocolatado em pó. "Construímos a fábrica em Alagoas em parceria com a indústria de latícinios São Domingos para atender melhor a esse mercado, que responde por 27% do volume de leite com sabor comercializado no Brasil", afirma o gerente geral da Quaker, Otto von Sothen.

A parceria entre a Quaker e a São Domingos é simples. A primeira traz todos os insumos e a São Domingos se encarrega de produzir e envasar o Toddynho. "Alguns itens estão começando a ser comprados em Alagoas mesmo, como as caixas de papelão e o açúcar. Futuramente devemos fechar um acordo com uma cooperativa do Estado, a Camila, para a compra de 100 toneladas de leite em pó", diz o empresário Rodrigo Daniel de Almeida, sócio da São Domingos.

A estimativa da Quaker, que no ano passado faturou R$ 500 milhões no Brasil, é vender 45 milhões de unidades do produto por ano com a nova fábrica, representando 18% das vendas de Toddynho, que detém a liderança no mercado brasileiro de achocolatado líquido, com 31% de participação.

O Toddynho vai ter em breve um novo concorrente, o Achocolatado Frevo, produzido pela indústria pernambucana Frevo Brasil, que entra na disputa pelo mercado dentro dos próximos 15 dias, quando já estará nas prateleiras dos supermercados. A produção inicial, segundo o diretor da empresa, Sidney Wanderley, será de 40 mil caixas/mês, cada uma com 20 embalagens Tetra Pak de 200 ml. "A princípio, o produto será distribuído apenas para a Região Nordeste", antecipa.

O Achocolatado Valedourado, da Ilpisa, com sede em Palmeiras dos Índios, em Alagoas, ocupa hoje o terceiro lugar no ranking das indústrias do setor no mercado nordestino, com participação de 6% e produção anual de 20 milhões de litros. De acordo com o gerente de marketing da empresa, Adriano Pinheiro, o achocolatado já corresponde a 12% do faturamento total da empresa. O achocolatado, que já tem dez anos, é comercializado hoje de Minas Gerais ao Norte do Brasil.

Mercado

No Brasil, o segmento de leite com sabor, que nasceu na década de 80, alcançou no ano passado um consumo de aproximadamente 125 milhões de litros, movimentando mais de R$ 380 milhões no varejo. As embalagens de consumo individual perfazem 80% do volume total do mercado de leites com sabor e 85% da receita deste mercado.

Novos produtos e embalagens

Junto com a nova unidade fabril, que vai produzir achocolatados líquido e em pó, a Quaker está investindo R$ 12 milhões em desenvolvimento de novos produtos e embalagens, promoção e comunicação para reposicionar e rejuvenescer a marca da Toddy. Todas as ações têm como público-alvo principal o adolescente.

Dentre as novas embalagens que serão lançadas está o Toddy pronto de 250 ml, com formato ergométrico, dispensando o canudinho, que vem nas embalagens de 200 ml, dirigida a crianças.

Ainda de olho no público jovem, um novo produto vem atender à crescente demanda por produtos menos calóricos: o achocolado em pó na versão light, com substituição do açúcar pelo adoçante, com redução do índice de calorias em mais de 45%, tendo o produto tradicional como parâmetro. O lançamento da nova versão de Toddy está, segundo o gerente geral da Quaker, alinhado com a estratégia da marca de formatar um portfólio que traga maior conveniência ao consumidor.

Dos R$ 12 milhões que estão sendo investidos em ações de marketing, R$ 7 milhões foram aplicados numa campanha publicitária com veiculação nacional, com um mix de comunicação envolvendo ações diversas e integradas.

O apelo é: "Toddy está pronto. E você?", refletindo o imediatismo de consumo e a conveniência do produto. De acordo com Sothen, a analogia é feita com os jovens que, assim como Toddy, estão saindo de casa e fazendo novas descobertas mundo afora.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Carlos André Carvalho), adaptado por Equipe MilkPoint

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RODRIGO SOUZA

EM 18/11/2019

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