ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo da gordura do leite não aumenta o risco de doenças

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2012

2 MIN DE LEITURA

3
0
Os resultados de uma série de estudos científicos publicados nas últimas décadas mostram que o consumo da gordura do leite de vacas e outros ruminantes (cabras, ovelhas) pode trazer benefícios à saúde do consumidor. Os estudos desmitificam a crença de que a gordura do leite, por conter elevado teor de ácidos graxos saturados, é prejudicial à saúde porque aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Na verdade, a gordura saturada é parte integrante das membranas celulares e participa do armazenamento das vitaminas A, D, E e K nas células contribuindo, portanto, para o adequado funcionamento do organismo. Segundo Marco Antônio Sundfeld da Gama, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, inúmeros estudos epidemiológicos e de intervenção dietética (controlados) têm demonstrado que os ácidos graxos saturados presentes na gordura do leite - embora representem em torno de 60% da gordura total - não aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

O pesquisador ressalta, ainda, que a gordura do leite contém outros ácidos graxos que são reconhecidamente benéficos à saúde cardiovascular. "O que muitos não sabem é que o segundo ácido graxo mais abundante na gordura do leite é o ácido oléico (20 a 25% dos ácidos graxos totais), o mesmo presente em elevada concentração no azeite de oliva, cuja ação reduz a formação de placas de gordura (ateromas) no sangue e é amplamente reconhecida pela comunidade científica", completa.

A gordura do leite é, ainda, a principal fonte dietética de ácido linoleico conjugado (CLA), um composto com inúmeras propriedades benéficas à saúde humana, incluindo efeitos positivos sobre biomarcadores de risco cardiovascular, ressalta Gama. Há forte evidência científica de que a gordura presente no leite integral e em produtos lácteos como queijo e manteiga, embora apresente elevado teor de ácidos graxos saturados, não aumenta e possivelmente pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, o que parece estar associado à presença de compostos com propriedades cardioprotetoras, como o ácido oleico e o CLA.

Sobre o Nutrição Prática & Saudável

O Projeto Nutrição Prática & Saudável tem como objetivo disseminar informações em prol de uma alimentação nutritiva, saudável e prática. A iniciativa congrega profissionais e acadêmicos de diversas áreas como nutrição, bioquímica, fisiologia e saúde, além de contar com apoio científico do Núcleo para Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação, formado por professores e especialistas da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Embrapa-MG, entre outros. O Projeto conta com o apoio da Tetra Pak.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Projeto Nutrição Prática & Saudável, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BONIFÁCIO O. X. MENEZES

SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 26/02/2013

Nossos antepassados sempre comeram queijo , leite e derivados e gazavam de saude igual ou melhor do que a nossa, com todas an nossas restrições alimentares; acredito que o segredo do bem estar esta no equilibrio entre a quantidade de energia ingerida e a quantidade de energia gasta em nossas atividades diarias. Com mais atividade e sem exagero nas quantidades poderemos comer praticamente de tudo sem causar grandes males ao nosso organismo.
EDSON DEDÉ MORAIS

JABOTICATUBAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE OVINOS DE LEITE

EM 14/09/2012

Já tínhamos esta informação quanto ao leite de ovelhas, que bom que se estende aos demais!
TATIANA GOMES

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 14/09/2012

Conheçam a rede voltada especificamente para Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação Humana: https://www.nuvlac.com.br

Cadastra-se e faça parte!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures