ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tratamento térmico do colostro aumenta a eficiência de absorção de imunoglobulina G

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Vários estudos com colostro tratado termicamente fornecido à bezerras recém nascidas usaram colostro de qualidade média. Os estudos não compararam o colostro em diferentes níveis de imunoglobulinas. Um estudo recente publicado na edição de abril do Journal of Dairy Science foi conduzido para investigar a absorção de IgG (um tipo de anticorpo responsável pelo sistema de defesa do animal) em bezerras leiteiras recém nascidas usando colostro de várias qualidades.

O colostro da fazenda leiteira da Universidade do Estado da Pensilvania, nos Estados Unidos, foi coletado durante dois anos e classificado em qualidade alta, média e baixa, baseado na medição por colostrômetro. O colostro dentro de cada categoria foi agrupado para criar três lotes únicos e homogêneos. Metade de cada lote foi congelada para ser fornecida sem tratamento térmico. A segunda metade de cada lote foi tratada a 60 graus Celsius por 30 minutos. Esse processo foi conduzido em setembro de 2011 e repetido em junho de 2012.























Os tratamentos do colostro foram analisados por contagem padrão em placas, coliformes, bactérias gram-negativas não coliformes e concentração total de IgG. Amostras de plasma foram coletadas de 145 bezerras 48 horas após o nascimento e analisadas para IgG1, IgG2, proteína total e hematócrito. Qualidade do colostro (alta, média e baixa), tratamento (não tratado e tratado com calor) e suas interações foram analisadas como efeitos fixos, com o ano incluído como efeito aleatório.

O tratamento térmico reduziu de forma significativa todos os tipos de bactérias e concentração de IgG. A concentração plasmática de IgG em 48 horas aumentou linearmente com a concentração de IgG no colostro que foi consumido. O tratamento térmico do colostro aumentou a concentração plasmática de IgG em 18,4% e a eficiência aparente de absorção em 21%.

Os resultados desse estudo sugerem que o tratamento térmico do colostro contendo aproximadamente 50 a 100 mg de IgG/mL aumenta a absorção de IgG do colostro.

Os dados são do site https://www.sciencedirect.com, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTÓNIO LUIZ GOMES

SANTARÉM - SANTARÉM - PESQUISA/ENSINO

EM 25/04/2014

O intestino do vitelo absorve indiscriminadamente macromoléculas e bactérias. A capacidade de absorção vai-se esgotando com o exercício. Neste caso, a absorção das imunoglobulinas melhorou porque elas se tornaram mais fáceis de absorver ou porque havia menos bactérias a competir com as imunoglobulinas nas portas de absorção?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures