ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Subcomissão do leite será reinstalada

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2012

1 MIN DE LEITURA

4
0
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai reinstalar em instantes a subcomissão criada no ano passado para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional. Durante a reunião, serão eleitos o presidente e o vice-presidente da subcomissão.

Importação do Uruguai

Deputados da subcomissão se reuniram ontem com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para reivindicar medidas do governo contra a crescente importação de leite em pó e derivados do leite da Argentina e do Uruguai.

Segundo os deputados, somente em janeiro deste ano, foram importados dos dois países mais de 11 mil toneladas de leite em pó, o equivalente a 110 milhões de litros de leite. Eles afirmaram que essa importação tem gerado prejuízos para os produtores e para a indústria leiteira do Brasil.

Os parlamentares informaram que o ministro prometeu suspender a liberação automática de guias de importação de leite para o Uruguai, buscando chegar a um acordo com o país vizinho. Ficou acertado ainda que a subcomissão se reunirá periodicamente com representantes do ministério até que se chegue a uma solução satisfatória sobre a importação do produto.

"Já conseguimos estabelecer a cota limite de 3.600 toneladas para a Argentina, mas é preciso estabelecer limite também para o Uruguai, que está exportando mais de 5 mil toneladas ao mês para o Brasil, quando sua média histórica é de pouco mais de 1 mil toneladas mensais", afirmou o presidente da subcomissão, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG)."Precisamos reagir urgentemente ao problema, que afeta o País todo, sobretudo os mineiros, onde a produção de leite é mais forte."


Fonte do infográfico: Agência Câmara de Notícias

A matéria é da Agência Câmara, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Você já fez sua inscrição para o II Simpósio Internacional Leite Integral (3 a 4/05 - Belo Horizonte)? Amanhã será o último dia para aproveitar o desconto. Não deixe para fazer sua inscrição depois e aproveite a oportunidade. Acesse https://simposioleiteintegral.com.br/!

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/03/2012

Estou plenamente de acordo com  o Sr. Guilherme acima, o Brasil  é um país continental e em crescimento . Nós não podemos de espécie alguma ser importador de grandes quantidades de leite , pelo contrário , precisamos sim  de uma política para o meio , que nos proteja e nos dê estímulo a todos nós produtores de leite, para que possamos sobreviver dignamente  no setor. Como vemos no mapa acima , nossa produção é muito pequena, para este país enorme e de muita gente.
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2012

Prezado José Humberto Alves dos Santos: Não concordo que "a reserva premia os incompetentes e ineficientes", eis que, estes não ficarão no mercado (com ou sem reserva). Ao contrário, é a certeza de que o profissional do setor receberá preço justo e digno pelo que produz. Se você não entendeu a essência de minha fala, mude o termo camisa (utilizado, didaticamente, para melhor entendimento de todos) por manto, burca, pano, trapo, ou outro método de vestimenta que você quiser. Apegar-se a meros formalismos é arma de quem não possui argumentos. E, acredite, não é meu caso. O equilíbrio, sem a devida proteção, não será jamais alcançado, eis que nossos concorrentes internacionais estão escudados, justamente, em reservas mercadológicas, o que destara a balança. Quanto ao prejuízo, é preciso saber a quem ele pertence - a nós, os produtores, ou aos políticos  (rsrsrs).

Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/03/2012

Sr. Guilherme

Conhecemos bem as reservas de mercado:

1 - da informática

2 - da industria

Não desejo isso para o nosso setor; a reserva premia os incompetentes e ineficientes.

O que queremos é um equilíbrio, nada mais.

Desculpe-me discordar, mas POLÍTICA é atender a todos c/o menor prejuízo.

E ainda: não sei se na época de Jesus existia camisa.....
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2012

Prezados Senhores: Certo seria criar uma reserva de mercado e só permitir a importação do que fosse necessário para suprir a lacuna entre produção e consumo internos. Do jeito que está, mesmo com o estabelecimento de quotas máximas de importação, o produtor nacional estará sempre desmotivado e a necessidade de importação se perenizará, pois não há vantagem para que possamos aumentar nossa produção, se a importação de leite dos Países vizinhos continuar. Política internacional não é agradar a "gregos e goianos" - como diziam em Goiás, em época em que lá estive estabelecido (rsrsrs), mas, sim, aos brasileiros em geral. É muito bonito tratar a todos como irmãos, mas passar fome e dificuldade para isto não é saudável. Jesus disse - se você tiver duas camisas, dê uma a seu irmão que não tem nenhuma, e, não, se você tiver uma camisa, destine esta a seu irmão e fique com frio.








GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG


=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.