ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seminário discute importância da Aliança Láctea Sul Brasileira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/10/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Lideranças do agronegócio de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul discutiram a importância da Aliança Láctea Sul Brasileira para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região. O encontro aconteceu durante o Seminário Sulbrasileiro do Leite, em Chapecó, nesta sexta-feira (9). A Aliança é uma iniciativa dos três estados do sul para fortalecer o setor lácteo, a intenção é liderar a produção brasileira a partir deste ano.

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul produzem aproximadamente 10,8 milhões de toneladas de leite por ano e as previsões indicam que esse número deve chegar a 19 milhões até 2020. Com problemas e oportunidades comuns, os três estados se unem através da Aliança Láctea, que congrega produtores, governo e indústrias em busca de um desenvolvimento harmônico do setor.

A atividade leiteira vem ganhando espaço em Santa Catarina e se mostra uma importante fonte de renda para mais de 50 mil famílias do meio rural. O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, destaca a parceria entre o Governo do Estado e produtores para o desenvolvimento do setor em SC. "Em cinco anos, o Governo Catarinense investiu quase R$ 163 milhões no desenvolvimento do setor leiteiro através dos programas da Secretaria da Agricultura, entre eles o Terra-Boa, Juro Zero e de Fomento à Produção Agropecuária".

O Programa SC Rural também foi fundamental para o crescimento do setor, aplicando mais de R$ 10 milhões em projetos voltados para a produção e beneficiamento de leite. Os investimentos, combinados com o trabalho dos agricultores, fizeram de Santa Catarina o quinto maior produtor nacional de leite. Entre 2000 e 2013, o aumento na produção foi de 190%, muito a cima da média nacional.

O estado, que antes respondia por 5% do leite produzido no país, passou a ser responsável por 8,5% de todo o leite brasileiro. Os números são ainda maiores se falarmos das regiões do Oeste e Sul catarinense, que cresceram 256% e 223% em produção no mesmo período. Segundo o secretário adjunto da Agricultura de SC e coordenador da Aliança Láctea, Airton Spies, o leite é a atividade do setor agropecuário que mais cresce e tem os maiores ganhos a incorporar com a utilização de tecnologia e organização da cadeia produtiva. “O leite é candidato a ser mais uma estrela do nosso agronegócio e nós precisamos preparar esse setor para ser competitivo no mercado, ou seja, ser capaz de produzir leite bom, a custo competitivo e com qualidade”, disse.

Entre os desafios da cadeia produtiva, está o investimento em infraestrutura, principalmente em estradas e energia elétrica. De acordo com o secretário Sopelsa, para que o leite produzido no sul do país seja competitivo tanto no Brasil quanto no mercado global, é preciso focar na qualidade e na logística, fatores importantes para atender às demandas dos mercados mais exigentes.

Com a Aliança Láctea Sul Brasileira, os três estados querem fazer do leite mais uma estrela do agronegócio da região. O Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná são hoje a região que mais cresce em produtividade do leite no Brasil. Com cerca de 300 mil produtores distribuídos por quase todos os municípios, o Sul é responsável por 33% da produção brasileira de leite. A expectativa é de que em dez anos, a produção aumente 77%, chegando a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano.

As informações são do G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures