ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Seapa-MG vai a Brasília discutir apoio para produtores do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/02/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, vai participar na próxima terça-feira (19), com secretários de seis Estados do Nordeste, de encontros em Brasília para tratarem dos problemas que os produtores rurais estão enfrentando por causa da seca. O grupo, representando Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia, deverá se encontrar com o ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Segundo Zé Silva, os secretários vão apresentar o cenário de seus Estados sob o impacto da seca. Ele observa que “atualmente em Minas não se trata apenas de um problema na região do semiárido”.

Segundo o secretário, o Ministério do Desenvolvimento Agrário dispõe de R$ 50 milhões para aquisição de sementes que poderiam contribuir para os estados que ainda estão na fase de plantio. “Outro ponto que iremos discutir em Brasília é a renegociação dos financiamentos feitos pelos produtores prejudicados pela estiagem”, informa Zé Silva.

De acordo com o secretário mineiro, existe também a necessidade de disponibilização de milho dos estoques da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a alimentação do rebanho do Estado. O grão seria transportado das regiões do país onde ainda há disponibilidade de milho.

Zé Silva também adianta que será apresentada uma proposta à Conab para a destinação permanente, à Secretaria de Agricultura, de 50% dos recursos obtidos com a venda dos estoques de grãos da companhia, em Minas Gerais, para a formação de um fundo emergencial no Estado .

Principais perdas

Os levantamentos feitos pela Emater-MG na área plantada de feijão no estado estimam perdas de 70,4 mil toneladas, que correspondem a 11% da safra mineira. No caso do milho, principal grão cultivado em Minas Gerais, as perdas devem ser de 1,5 milhão de toneladas, que equivalem a 21% da safra prevista para este ano.

Já as perdas estimadas para a cultura da soja são de 340 mil toneladas, ou 9% da safra mineira. Na pecuária, a redução da produção leiteira prevista por causa da seca deve atingir 20%.

Os números divulgados pela Emater-MG foram consolidados com base nos levantamentos em 65% da área plantada de feijão, 60% da área cultivada de milho e 67% da área de soja.

As informações são da Seapa.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/02/2014

Queria aproveitar , que neste  encontro se falasse de uma solução  para diminuir os impactos da seca,em todos os estados , mas principalmente de Minas , um dos maiores fornecedores de água do Brasil . Consiste em  ajudar aos produtores de alimentos nesse pais, dando a ele condiçoês  técnicas, através de orgãos como a Emater, Ruralminas e outras, para que trabalhem ajudando em florestamentos principalmente de nascentes de água, para que elas possam,aumentar cada vez  o seu fluxo de água. Nos USA , Nova York , já existe esse projeto fucionando, basta copiarmos, é questão de vida e sobrevivência  de muitos  produtores rurais.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures