ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: preço médio do leite subiu mais de 13% nos últimos 30 dias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2015

1 MIN DE LEITURA

2
0
Um levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) comprova em números aquilo que o consumidor já percebeu na prática: nos últimos 30 dias, o preço médio do leite longa vida subiu 13,1%, saltando de R$ 1,93 para R$ 2,23 o litro.

Tradicionalmente, a produção de leite baixa nos meses de março, abril e maio, forçando a valorização do produto. Este ano, porém, os aumentos da gasolina e da tarifa de energia elétrica ajudaram a impulsionar a elevação.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (SindiLat), Alexandre Guerra, tanto a indústria quanto o produtor estavam trabalhando sem margem de lucro desde o final do ano passado, quando o preço caiu. Agora, ele afirma, é o momento de recuperação.

Preço tende a continuar alto

— A indústria precisa que os preços se mantenham nesse patamar nos próximos meses para se reerguer. Houve aumento dos custos para toda cadeia leiteira, desde o produtor, que depende do transporte, até a energia elétrica, para o resfriamento na indústria — explica.

Novos reajustes no preço, segundo ele, dependerão da lei da oferta e da procura.
Para quem compra em grande quantidade, o aumento pesa ainda mais. Há creches em que as crianças tomam cerca de um litro por dia. Sem contar as quantias que são usadas para fazer bolo, pão, bolacha e pratos salgados. Em apenas poucos casos é possível substituir, no lanche, o leite por suco.

Esforços pelo desperdício zero

Ainda usando creches como exemplos de locais que têm sofrido com o aumento no preço, principalmente devido à quantidade demandada, em casos com doações insuficientes de leite de pó da prefeitura e do programa Mesa Brasil, é necessário comprar de dez a 12 caixas (com 12 litros cada) de leite por mês. De acordo com a tesoureira da escola desse caso apenas o berçário consome seis litros por dia. Das quatro refeições ofertadas aos alunos, o leite está presente em três.

Para funcionários, este é mais um aumento que se soma ao preço já salgado de carnes, frutas e verduras. Em diversos locais têm sido feito pesquisas de preços de outras marcas de leite, porém não foi encontrada grande diferença, e campanhas em busca de doações.

As informações são do jornal Zero Hora.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO

AMAMBAI - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2015

Aqui  onde moro o no mês passado  pagaram 0,57 o litro é uma vergonha.

Olha a carne o quanto subiu arroba em 140,00 aqui no MS e o bezerro de 1.400,00 pra cima, e o leite este preço tudo sobe so o leite que não acompanha pois ele sobe um pouco agora que começa o frio + depois baixa e volta no que estava a  uma ano atrás.

Quem e pequeno sitiante e vive do leite esta muito difícil dele tirar com poucas vacas pra  conseguir sequer o preço do salario mínimo e tenso.
VALDECI FERRAZ AQUINO

V.B.STSSMA.TRINDADE - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2015

sera que demora quanto tempo pra repassar o preço para nos produtores que estamos afogados no preço baixo do leite? pois se fala en alta mas nos so vimos baixa ate este mes de março  qual ea politica para nos produtores ? INDIGNADO!!!!!!                                                                              Vila Bela MT.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures