ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor de Leite tem margem de lucro reduzida em 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0

O produtor de leite teve margem de lucro apertada no primeiro trimestre deste ano, reflexo da queda de receita e do aumento dos custos de produção. Enquanto o faturamento com a atividade caiu 2,9% no período, o Custo Operacional Efetivo (COE), que inclui as despesas correntes da pecuária leiteira, subiu 3%. Já o Custo Operacional Total (COT), que engloba o COE mais o pró-labore e a depreciação de patrimônio, teve alta de 2,8%.

As informações estão no boletim Ativos da Pecuária de Leite, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). “Como a remuneração em 2013 foi melhor, os pecuaristas fizeram mais investimentos. Assim, houve aumento de produção e queda nas cotações no final do ano passado e no início de 2014, com recuperação apenas em março”, explica o estudo.

Apesar da margem estreita, os preços pagos ao produtor pela matéria-prima chegaram a R$ 1,0107/litro, superando em 12,59% a média registrada do primeiro trimestre nos seis anos anteriores (2008 a 2013). Em relação aos custos de produção, o estudo registrou o mesmo comportamento na comparação com os anos anteriores, com exceção de 2008 e 2012, em razão da alta do concentrado, que representa 40% dos custos, e do aumento das despesas com mão de obra, que responde por 15% dos custos.

O boletim diz, ainda, que os efeitos da seca nos pastos e na produção de grãos já afetam as estratégias de alimentação dos rebanhos, a captação, os custos de produção e o preço dos lácteos. Desta forma, justifica o estudo, “cada produtor deve analisar as condições do mercado daqui para frente, levando em consideração os atuais patamares das cotações e também a expectativa de variação dos custos, para definir o melhor momento de investir na atividade”.

As informações são do CNA.

Para conferir o Boletim na íntegra, clique aqui.




0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures