ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PI: produtores de leite sofrem com aumento nos custos da energia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Os produtores de leite do Piauí estão preocupados com o aumento da energia elétrica que eleva os custos e com a inadimplência que inviabiliza a produção. Por conta dessa situação muitos já estão desistindo da atividade.

Uma das principais propriedades do estado, onde a produção diária é de 1.100 litros de leite, foi obrigada a reduzir a quantidade por conta dos custos. De acordo com o produtor a explicação é o aumento de 40% na energia elétrica.

“Nós temos 12 hectares de capim irrigado e para isso precisamos da energia, mas como os custos aumentaram nós tivemos que reduzir a produção. O único estado que cobra o ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual) é o Piauí”, disse.

A alternativa encontrada ainda pela indústria foi importar leite em pós de outros estados para a fabricação de iogurte. “Nós tivemos que comprar leite em pós do Maranhão e de Minas Gerais. Estamos em um mercado muito competitivo nós temos que trabalhar com qualidade e preço, então, essa foi a alternativa encontrada”, afirmou o proprietário.

“A gente investe na tecnologia para as vacas produzirem mais leite, pois se isso não acontecer fica difícil para a gente. Mas com o valor da energia não temos como comprar muita coisa para o melhoramento da fazenda”, argumentou outro produtor insatisfeito, da zona rural de Teresina.

Em São José do Divino, a 240 km ao Norte de Teresina, os produtores tiveram que vender os animais para pagar as dívidas. Um deles até se manteve o negócio, mas as 55 vacas do rebanho, que rendia até 350 litros de leite por dia, ele teve que vender.

“Todos os dias eu recebia cobrança dos fornecedores de ração. Achei melhor vender os animais e pagar as dívidas para não receber mais cobrança de ninguém. A minha esperança agora é recomeçar com o rebanho e tentar superar as necessidades e tentar ganhar alguma coisa”, relatou.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural estuda uma forma de unir produtores e compradores para resolver os problemas da bacia leiteira do Piauí. “Estamos criando esta câmara setorial que esperamos funcionar ainda este ano. Depois disso teremos condições de traçar metas a curto e médio prazo”, disse Marco Vinício Veloso, diretor da SDR.

De acordo com a Eletrobrás, o ICMS é de competência do governo do estado. A empresa apenas repassa o valor cobrado pelo imposto ao estado.

Já segundo a Secretaria da Fazenda, a alíquota de ICMS sobre energia elétrica para quem consome até 200 KW/H é de 20%. Já para quem consome acima de 200 KW/H a alíquota é de 25%. A Secretaria de Fazenda disse, ainda, que o valor cobrado pelo Piauí está na média do país, que é 25%.

As informações são do portal G1.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DIDEROT

EM 08/07/2015

AQUI EM MINAS TAMBEM O AUMENTO ESTÁ DESMOTIVANDO MUITA GENTE, FOI O MESMO AUMENTO DA ZONA URBANA, INVIABILIZANDO O NEGÓCIO, POIS EXISTE O RESFRIADOR A IRRIGAÇÃO, QUE SAO NECESSARIOS A MANUTENÇÃO DA PRODUÇAO LEITEIRA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures